Como manter sua equipe engajada durante o distanciamento social

CONTEÚDO

manter equipe engajada no distanciamento social

CONTEÚDO

Com o atual cenário que estamos vivendo em nosso país, muitas empresas, prezando pela saúde e segurança de seus colaboradores, estão adotando o modelo home office. A postura de esperar para ver o decorrer dos acontecimento e apenas depois tomar uma decisão já não é mais prudente.

Com isso, diversos desafios aparecem, uma vez que o modelo de home office vem contra a vontade de gestores e colaboradores, por motivos de força maior. Um dos principais desafios enfrentados na gestão de equipes remotas é manter o engajamento dos funcionários nos projetos do setor e nas atividades da empresa.

Por isso, reunimos aqui os principais desafios no engajamento de equipes remotas, bem como algumas ações que você pode adotar para que esse processo se torne mais fácil para você e seus colaboradores.

Desafios

Existem alguns obstáculos que todo gestor – e até mesmo os colaboradores – enfrentam como consequência de uma equipe remota. Por isso, vamos citar e explicar aqui os principais para que você fique de olho e não deixe isso se tornar um grande problema no gerenciamento do seu time. Confira:

  • Comunicação: uma comunicação ruim, com falta de entendimento entre as partes pode acontecer. Mas, cuidado; problemas de compreensão podem e acontecem mesmo em equipes presenciais e é importante não culpar imediatamente o distanciamento na hora de mitigar o problema.
  • Confiança e compromisso: para quem não está acostumado com o modelo home office, pode ser que em um primeiro momento a produtividade do colaborador caia um pouco. No entanto, a falta de confiança por parte do gestor em seus colaboradores também pode gerar desmotivação. Então, tome muito cuidado para não passar essa imagem.
  • Tecnologia: pode ser que o seu time não tenha a mesma tecnologia em casa que a disponível na empresa. Além disso, pode ser que eles não estejam habituados a usar a tecnologia para manter contato e criar relações sociais. Tudo isso será um processo de adaptação que deve contar com o seu apoio.
  • Ambiente em Casa: é importante transformar um espaço em sua casa em um ambiente realmente de trabalho, pois a ausência de um local adequado poderá aniquilar a produtividade do colaborador.
  • Colaboração dos demais moradores: se você não é um colaborador que adota a rotina de home office, verá que, nos primeiros dias, os demais moradores terão dificuldade em entender que sua permanência em casa não significa que você está “de folga” do trabalho. Nestes momentos, é inevitável trabalhar uma comunicação não violenta que ajude todos a compreenderem que as interrupções devem ser evitadas.
  • Liderança: muitas equipes remotas acabam se perdendo nas tarefas e projetos pela falta de liderança. Mesmo longe e com cada um gerenciando o próprio tempo, é essencial que a equipe tenha seu norteador – nesse momento mais do que nunca.

Como manter a equipe engajada

Agora que você já sabe quais são os principais obstáculos enfrentados, te daremos algumas dicas para que você possa criar uma equipe engajada que não se abale por essas dificuldades.

Propósito e pertencimento

Os colaboradores tendem a performar melhor quando eles sabem que o trabalho deles é importante e que outras pessoas da empresa dependem disso. Por isso, tente explicar constantemente como a função deles importa nos grandes projetos.

Para isso, você terá que criar um eficiente canal de comunicação e tomar muito cuidado para não deixar membros do seu time ociosos, isso pode gerar muita desmotivação e fazer com que eles não se sintam parte da equipe.

Comunicação constante e efetiva

Graças à tecnologia, hoje existem muitas maneiras de se comunicar de maneira efetiva. Por isso, manter o canais de comunicação abertos e esteja sempre disponível para que seus colaboradores venham dialogar com você. Além disso, descubra qual plataforma online funciona melhor para sua equipe e, se possível, mantenha contato com eles diariamente por meio dessas plataformas.

Por fim, lembre-se que grande parte da comunicação vai além do não-verbal. Então, estimule os membros da sua equipe a usarem todas as ferramentas disponíveis. Afinal, ouvir apenas a voz de alguém em uma chamada é bem diferente de uma conversa em vídeo, por exemplo.

Relação e interação

Estimule a confiança e gere motivação dando constantes feedbacks sobre o trabalho dos seus funcionários. Quando ficamos incertos com a qualidade do nosso trabalho, tendemos a não dar tanta importância para o que estamos fazendo, fato que pode prejudicar o desempenho da equipe que fazemos parte.

Além disso, entre em contato constantemente com seus colaboradores, mesmo que não haja nada para discutir ou ser passado. Assim, você mostrará interesse e preocupação com eles, fazendo com que se sintam parte do time.

Reconhecimento

Independente da localização e da proximidade física, lembre-se de sempre reconhecer um trabalho bem feito. Por estarmos longe, por vezes nos esquecemos de exercer um gesto simples, mas que pode significar muito. Por isso, agradeça, mande um email, faça uma menção em algum lugar, faça com que os membros do seu time se sintam reconhecidos.

Liderança colaborativa

Provavelmente você conhece o conceito de liderança colaborativa. Caso ainda não esteja familiarizado, ela consiste basicamente em liderar pelo exemplo. Assim, mostre para o seu time como se fazem as coisas na prática. Afinal, não faria sentido cobrar uma postura de seus colaboradores que você como gestor não tem.

Com isso, você vai conseguir motivar o seu time e ver que essa prática vai até mesmo melhorar o clima organizacional da empresa.

Autonomia

Incentive que seus colaboradores exerçam a autonomia individual. Gerenciar o próprio tempo é uma liberdade essencial, que gera muita motivação no colaborador. Além disso, em um momento tão delicado como o gerenciar equipes remotas em meio à uma crise, o ideal é que você tenha um time que não seja completamente dependente de você.

Uma vez que sua equipe já possui certa independência, as tarefas serão realizadas com mais confiança e os projetos serão concluídos com uma fluidez muito mais saudável.

Ferramentas em Nuvem para potencializar a comunicação e os resultados do seu time remoto

Por fim, para te ajudar de uma maneira mais prática, separamos algumas ferramentas em nuvem para tornar todo esse processo muito mais fácil.

Ferramentas de Comunicação

  1. Slack

Funciona como um WhatsApp corporativo.

  1. Google Hangouts Meet

Ferramenta para Call.

Acesse pela sua Google Agenda!

  1. Zoom

Ferramenta para Call. Chamadas de até 40min.

  1. Tandem

Escritórios virtual para times remotos. Ideal para conversas rápidas.

  1. Loom

Para comunicação assíncrona.

Gestão de Pessoas

1. Tangerino

Controle de ponto digital.

2. TrackingTime:

Plataforma para gestão de tempo em projetos e clientes com ótimos relatórios.

3. Convenia 

Plataforma para gestão de departamento pessoal online

Gestão da Informação e Produtividade

  1. Notion

Funciona como o Wikipédia da empresa.

  1. STRATWs One

Software com foco em objetivos, para desdobramento e acompanhamento dos resultados e das metas da empresa, acompanhamento de OKRs, elaboração e execução de Projetos e Planos de Ação e Gestão de Reuniões.

  1. Valorae

Cálculo da Remuneração em função do alcance das metas, Avaliação de Competências e Feedback.

  1. Google Drive

Compartilhamento de documentos completamente integrado à suite de soluções de escritório do Google (Google Documentos, Google Planilhas e Google Apresentações)

  1. Microsoft Office 365

Nada mais é do que o famoso pacote Office da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint, Outlook e outros) em sua versão para a nuvem.

  1. Pipefy

Plataforma o desenho e acompanhamento da execução dos processos da Empresa

Agenda

  1. Google Agenda

Utilizada para controlar a agenda da empresa e de seus colaboradores.

CRM

  1. Pipedrive

Plataforma de CRM para pequenas e médias empresas.

  1. Agendor

Plataforma de CRM para pequenas empresas.

Criação e compartilhamento de Formulários

  1. Typeform

Empresa de serviços especializada em criação de formulários online e pesquisas online.

  1. Google Forms

Crie formulários de cadastramento ou para pesquisa forma super rápida com essa solução da Google

Esperamos que com essas dicas você consiga gerenciar o seu time, apesar das circunstâncias não ideais. Continue conosco e leia também as Top 5 ferramentas para análise e gestão de riscos: como ser bem sucedido nas decisões do negócio.

Banner 16 Como manter sua equipe engajada durante o distanciamento social