Como implantar avaliação de desempenho em uma empresa e orientar o crescimento da equipe

CONTEÚDO

Como implantar avaliação de desempenho

CONTEÚDO

Acompanhar a performance dos colaboradores para poder premiar os que se destacam e orientar o que não entrega resultados é uma providência fundamental da boa gestão empresarial.

Por isso, empresas com maturidade estratégica aplicam avaliações de desempenho periodicamente.

No entanto, é muito comum nas empresas um certo receio com a chegada da época de avaliação de desempenho, principalmente porque, depois que for feita, será necessário dar o feedback aos funcionários.

Mas a verdade é que se a organização souber como implantar avaliação de desempenho em uma empresa e deixar claros seus objetivos, os valores por trás de sua política de avaliação de desempenho, todo esse processo será bem mais fácil de ser executado.

O propósito de um processo de avaliação de desempenho é duplo:

  • Conhecer a performance, habilidades e conhecimentos dos colaboradores;
  • Promover seu desenvolvimento e capacitação.

Mas como as avaliações de desempenho são tão fortemente associadas à medir a performance, o aspecto do desenvolvimento pode acabar sendo negligenciado.

Por isso, os gestores devem aproveitar a oportunidade não apenas para avaliar, mas também para ajudar os funcionários a melhorar seu desempenho.

Neste post, você vai entender melhor as etapas de implantação de avaliação de desempenho e como usá-la para o crescimento contínuo de sua equipe.

Leia também: O que é avaliação por competência? Confira a definição, os benefícios e 6 dicas de como fazer

Antes de aprender como implantar e descobrir quais são as fases da avaliação de desempenho, dê uma olhada neste vídeo:

Como implantar avaliação de desempenho em uma empresa

Como todo processo de negócio, a avaliação de desempenho segue uma série de etapas.

As etapas de implantação de avaliação de desempenho devem levar em consideração os seguintes pontos, antes de serem iniciadas:

  • Definição do objetivo do processo de avaliação de desempenho de sua empresa;
  • Levar em conta os valores, metas e expectativas da sua organização;
  • Alinhamento das metas e expectativas individuais à visão e aos valores centrais do negócio.

Só depois disso é que o processo de implantação em si poderá ser iniciado com perspectivas de sucesso.

Além disso, dois importantes cuidados precisam ser tomados:

  1. Certifique-se de que a descrição do trabalho do funcionário esteja atualizada. Sem isso, torna-se impossível fornecer feedback preciso, porque existem diferentes expectativas para cada responsabilidade.
  2. Revise as expectativas de desempenho. As expectativas de desempenho devem ser uma lista de resultados que ocorrerão se todas as principais funções do cargo forem atendidas.

Nesse sentido, a principal dificuldade na questão de como implementar avaliação de desempenho em uma empresa está relacionado a questão pessoal, de como os funcionários encaram esse momento.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental para o crescimento da empresa e também do colaborador. Com o STRATWs One seu time ganha o apoio de um sistema robusto na gestão de talentos. Conheça mais!

Como dissemos no início do texto, muitas pessoas não encaram de forma positiva os feedbacks recebidos. Isso porque, quando há críticas, não são percebidas como positivas, orientações para que elas melhorem suas performances.

Mas se as etapas de implantação de avaliação de desempenho forem seguidas adequadamente, topos perceberão a importância do processo e enxergarão seus benefícios para a empresa e para a carreira dos funcionários.

Veja também: 9 ferramentas de avaliação de desempenho para monitorar, dar feedback e engajar equipes

Quer conhecer mais maneiras de como aplicar avaliação de desempenho? Então, assista a este vídeo:

Etapas de implantação de avaliação de desempenho

Selecionamos 6 fases da avaliação de desempenho que você deve seguir a risca. Elas obedecem um ordem lógica que vai ajudar você a estruturar esse processo pouco a pouco.

Por isso, se você que saber como aplicar avaliação de desempenho, siga esse passo a passo. Dessa forma, você conseguirá atingir os melhores resultados.

1- Demonstre para toda equipe a importância da gestão de desempenho

A primeira questão a ser enfrentada no processo de como implantar avaliação de desempenho em uma empresa é a necessidade de manter a equipe informada.

Se o funcionário não estiver bem informado a respeito das razões da avaliação, pode entender a mensagem errada, como se somente ele estivesse sendo observado.

Se os funcionários não entenderem a importância da avaliação e que o bom trabalho está na verdade sendo reconhecido, você terá problemas.

Por isso, é necessário uma bom plano de comunicação interna, explicando os benefícios do novo processo e demonstrando sua importância para o funcionário e para a empresa.

Além disso, é preciso ficar claro para todos que a política de avaliação de desempenho da empresa é um instrumento de melhoria e não de controle.

Sem essa percepção por parte dos colaboradores, não há como aplicar avaliação de desempenho com sucesso.

2- Defina indicadores e métricas objetivas

Para que as avaliações de desempenho sejam melhor utilizadas, é preciso que as regras sejam claras e as métricas objetivas.

Ao determinar quais são os objetivos do seu processo de avaliação de desempenho, você criará perguntas que lhe permitirão coletar as informações necessárias para atender aos seus objetivos.

Os colaboradores precisam contar com indicadores fáceis de serem verificados para que possam observar sua evolução e se esforçar para alcançar metas.

Além disso, também há a necessita de saber em qual ponto ou quais pontos será avaliado.

Afinal, se não souber quais resultados ou competências são alvo da atenção da empresa, o colaborador não terá como se esforçar para melhorá-los.

3- Avalie e revise continuamente

Um sistema de avaliação de desempenho requer monitoramento e redefinição de diretrizes de forma periódica.

Ao planejar revisões de desempenho, você pode rever vários tipos de metas no processo. Assim, se houver mudanças no mercado, nos produtos ou serviços da empresa ou em determinados procedimentos, os critérios da avaliação de desempenho se adaptarão a essas mudanças.

Assim, evita-se um viés nos resultados da avaliação devido ao uso de parâmetros defasados.

Messe sentido, tanto a avaliação quanto o desenvolvimento são aspectos cruciais para cada ciclo de revisão. É por isso que as metas de função e desenvolvimento do trabalho devem ser avaliadas e definidas.

Não será na primeira avaliação que todos os problemas serão resolvidos. Por isso, é necessário estar sempre revisando as métricas.

Umas das metodologias mais usadas para avaliar continuamente é a avaliação 360 graus. Quer saber como fazer avaliação de desempenho de uma empresa com ela?

Fácil, é só acompanhar este vídeo:

4- Mantenha o foco no desenvolvimento

Não tem como implantar avaliação de desempenho em uma empresa sem dar o peso adequado à capacitação e ao crescimento das equipes e pessoas.

Todo o processo deve estar focado no desenvolvimento das pessoas e das equipes. Sem isso, a avaliação de desempenho perder todo o seu sentido e propósito.

Assim, deve-se manter o pensamento não somente nos resultados obtidos, mas também e principalmente no desenvolvimento das pessoas e equipes. Dessa forma, o retorno estará na melhoria de performance e, com isso, os resultados serão uma consequência do processo.

5- Saiba enfrentar resistências

Toda mudança enfrenta resistência. Isso é natural, as precisam ser combatidas. Por isso, elas devem ser mapeadas e trabalhadas no decorrer do processo de avaliação de desempenho.

Assim, é importante saber lidar rapidamente com esses problemas e não deixar que eles sejam obstáculos no processo de melhoria contínua. Afinal, esse é o objetivo maior da avaliação de desempenho.

Aliás, é comum que os colaboradores não se sintam à vontade ao ouvir feedbacks. Esse é um dos obstáculos mais recorrentes em processos de avaliação de desempenho. Mas essa dificuldade precisa ser superada.

Quer saber como? Então, assista o vídeo, a seguir, e leia este post de nosso blog: Como dar feedback na avaliação de desempenho sem medo

6- Utilize a tecnologia como aliada

Um dos pontos mais importantes de como implantar avaliação de desempenho em uma empresa é saber utilizar aquilo de melhor que tecnologia pode oferecer.

Utilizar o software adequado para cada objetivo pode poupar não só tempo e dinheiro como entregar melhores resultados.

Assim, os dados são transformados em informações facilmente assimiladas e os processos podem ser personalizados para suas necessidades.

Dessa forma, o esforço não se perde em formulários de papel, que ninguém lê ou consegue transformar em dados úteis sobre a performance dos colaboradores.

Portanto, um software de gestão de performance corporativa pode e deve ser usado para computar, monitorar e divulgar os KPIs referentes a avaliação de desempenho.

Além disso, um software de pesquisa online é uma excelente forma de como aplicar avaliação de desempenho, enviando questionários de comunicação interna como esses. Assim, tudo é feito de forma ágil e objetiva. Respondendo à avaliação online, quando e onde quiser, o colaborador achará mais tempo para isso. Portanto, o engajamento aumenta muito.

E mais: existem diversas ferramentas de pesquisa online gratuitas que, além disso, já tabulam e organizam os resultados, facilitando muito as análises.

Aliás a tecnologia pode ajudar de muitas formas no gerenciamento de recursos humanos de sua empresa. O People Analytics é um exemplo disso, Você conhece essa tendência?

Confira mais detalhes neste vídeo:

Veja mais posts sobre gestão de pessoas cm ajuda da tecnologia em nosso blog:

Conheça o melhor software de gestão de performance corporativa

O STRATWs ONE, da Siteware, é um software de gestão de performance corporativa robusto e capaz de integrar os colaboradores em busca dos objetivos da empresa.

O STRATWs One já conquistou mais de mil empresa e 160 mil de seus colaboradores.

Veja alguns dos motivos por traz desse sucesso:

  • Integra pessoas, operação e estratégia;
  • Encontra oportunidades de melhoria;
  • Faz a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumenta a produtividade;
  • Crie e acompanha KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Permite usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Proporciona empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

A meritocracia é uma das formas de usar a política de avaliação de desempenho para premiar os melhores funcionários. Veja como aplicar a avaliação de desempenho em conjunto com a meritocracia, baixe nosso e-book gratuito: E-BOOK: Meritocracia – Planilha ou Software?

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao Como implantar avaliação de desempenho em uma empresa e orientar o crescimento da equipe

Dentre suas diversas funcionalidades, uma delas permite acompanhar a performance individual de cada colaborador por meio de indicadores de desempenho específicos.

Baixe nosso infográfico gratuito e veja como usar indicadores para motivar sua equipe: Como usar KPIs para acompanhar os resultados e engajar seu time?