10 dicas de networking: virtual e pessoal

CONTEÚDO

dicas de networking

CONTEÚDO

Hoje, quando se fala em networking, imediatamente as pessoas associam com ações na internet. Mas isso é um erro.

Um bom networking deve abranger tanto o mundo virtual como o real. São estratégias complementares que você deve desenvolver de forma a construir uma reputação sólida, que motive as pessoas a quererem se relacionar com você.

Confira as dicas de networking:

10 dicas de networking para usar em seu dia a dia

1- Descubra as redes sociais relevantes para você

LinkedIn e Facebook. Para a maioria dos profissionais, parece que essas são as únicas plataformas sociais relevantes para fazer contato. Na verdade, não é bem assim.

Dependendo da sua área de atuação, outras plataformas podem até ser mais relevantes que essas. A primeira de nossas dicas de networking é pensar fora da caixa e incluir mais redes sociais em seu networking.

Para começar, saber como usar o Instagram ganhou uma relevância enorme, porque ele vem sendo cada vez mais usado, inclusive por empresas.

Se você trabalha em áreas criativas, como publicidade, arquitetura e design, essa plataforma pode ser bem interessante para divulgar seu trabalho. Aliás, qualquer área em que imagens bonitas fazem a diferença, como turismo, moda, arte e até engenharia, pode usar o Instagram como rede social.

Outra plataforma de relacionamento que vai na mesma linha é o Pinterest, onde se criam pastas de imagens que as pessoas consideram relevantes.

Por fim, o WhatsApp já está tão difundido que a versão corporativa já foi criada há algum tempo e com grande sucesso. Faça parte de grupos que se relacionam com sua profissão e interesses e mantenha uma postura de troca de informação e conhecimentos.

Portanto, além de atualizar o Facebook e o LinkedIn, não deixe de explorar outras possibilidades.

Veja mais: 10 dicas de como trabalhar com WhatsApp: o app mais usado no mundo pronto para fidelizar clientes e ampliar suas vendas

2- Defina assuntos para escrever

Ok, você já sabe onde escrever e fazer comentários. Agora, defina assuntos.

Não dá para falar sobre tudo. Você precisa se aprofundar em sua especialidade, estudá-la e sempre dar opiniões e transmitir um conhecimento superior. Com o tempo, se fizer isso direito, sua opinião vai ganhar autoridade nos grupos em que participa.

3- Crie um calendário de publicações

Publicar um texto que é elogiado por todos e depois ficar um mês sem escrever nada não funciona.

Você não precisa escrever sempre artigos enormes, mas marque presença em suas redes sociais. Defina uma regularidade, 2 ou 3 posts por semana em cada uma pode ser suficiente.

Em grupos do WhatsApp a participação pode ser mais reativa a postagens dos outros, assim como no Instagram.

4- Use ferramentas que te ajudam a gerenciar as publicações

É complicado para você ficar todo dia envolvido com redes sociais? Você pode usar ferramentas para criar suas postagens e agendar para a semana ou mês.

Algumas das mais conhecidas são:

5- Faça publicações no LinkedIn Pulse

O LinkedIn Pulse é uma plataforma de publicação de conteúdo nativa do LinkedIn. Para usá-la, basta ser usuário da plataforma de relacionamento profissional.

Qual a vantagem de publicar nela? Ora, o LinkedIn é focado em networking corporativo. Portanto, não existe local mais adequado para você publicar um conteúdo de qualidade e relevante para seu público de interesse.

Além disso, se suas publicações forem bastante acessadas e comentadas, você pode até se tornar um LinkedIn Influencer.

Leia também: Como utilizar o Facebook, Instagram e LinkedIn como redes sociais para negócios

6- Crie um blog

Essa é uma das melhores dicas de networking para quem quer usar a internet.

Você tem realmente algo relevante a dizer? Domina um assunto? Então, escreva artigos ao menos uma vez por mês. O ideal seriam uns 2 ou 3 por semana. Mas quem tem tempo?

Lembre-se de usar técnicas de SEO, isto é: escrever sobre os temas que seu público de interesse mais procura na internet.

7- Compareça a feiras, eventos e palestras

Chega de dicas de networking na internet! Apareça em locais onde você pode ser notado. Feiras de seu setor, eventos corporativos, inaugurações de plantas e de filiais e palestras.

Não deixe escapar nenhuma oportunidade de ver outras pessoas e ser visto!

8- Participe de happy hours e faça um almoço de negócios por semana

Por que não unir o útil ao agradável?

Encontrar colegas de trabalho, atuais e antigos, em um ambiente não corporativo fortalece laços.

Outra dica é se comprometer a convidar alguém realmente interessante para almoçar uma vez por semana. Você vai se surpreender com a quantidade de convites que vão ser aceitos.

9- Dê palestra gratuitas

Fala bem em público? Se não, está na hora de aprender!

Oferecer-se para dar palestras e treinamentos é uma maneira de ser notado e considerado expert em um assunto. Claro, sua palestra tem que ser muito boa!

Com o tempo, você pode começar a receber convites para fazer isso e até se tornar um palestrante profissional.

10- Faça um MBA em uma instituição de renome

Grandes instituições de ensino atraem profissionais bem-sucedidos. Por isso, fazer um MBA em uma escola de nível é uma maneira prática de conhecer grandes profissionais de sua área. Além disso, você formaliza seus conhecimentos com um diploma.

Saiba mais: Como fazer networking eficaz

Eventos corporativos são uma ótima maneira de fazer networking. Sabe como organizar um? Então, baixe nosso checklist gratuito: Produção de Eventos Corporativos

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 7 10 dicas de networking: virtual e pessoal

assinatura mar 18 daniella 7 10 dicas de networking: virtual e pessoal

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!