Indicadores de qualidade escolar: 5 dicas para rever, corrigir e aprimorar estratégias

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indicadores de qualidade escolar

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Você considera sua escola de alta qualidade? Mas com base em qual critério pode afirmar isso?

Para que a sua instituição de ensino se torne referência em educação e conquiste cada vez mais alunos, é de extrema importância avaliar os diferentes aspectos da qualidade escolar.

Essa é uma prática que permite verificar a eficiência das estratégias e metodologias de gestão escolar e ensino atualmente adotadas para, então, elaborar e implementar propostas de melhoria.

Pensando nisso, criamos um artigo com estas 5 dicas de indicadores de qualidade escolar:

  1. Média das notas dos alunos
  2. Frequência dos alunos
  3. Índice de reprovação
  4. Taxa de evasão de alunos
  5. Índice de satisfação de alunos e responsáveis

Por isso, continue a leitura e saiba de que maneira é possível avaliar o trabalho da escola, rever e corrigir ações e fortalecer a marca da sua instituição de ensino.

Antes de conhecer os 5 indicadores de qualidade escolar que selecionamos, assista a este vídeo da Universidade Federal de São Carlos com informações bastante esclarecedoras sobre o tema:

5 indicadores de qualidade escolar para avaliar a sua instituição de ensino

Para medir o nível de qualidade de sua instituição de ensino, é fundamental definir critérios objetivos. Se você não tem ideia de quais usar, então confira estas 5 KPIs escolares bastante usados por grandes organizações educacionais.

1. Média das notas dos alunos

A primeira dica de indicadores de qualidade escolar é a média das notas dos alunos. Esse é um indicador essencial porque, se os alunos estão tirando boas notas, é sinal de que o ensino oferecido pela escola também é positivo, engaja e motiva os alunos.

O cálculo da média de notas pode ser feito por disciplina e da escola em geral. No caso dos alunos de ensino médio, você pode calcular a média das notas deles no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Já no caso de universidades, é possível chegar ao resultado desse indicador de qualidade escolar utilizando a média das notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que é feito anualmente com alunos que estão concluindo o ensino superior.

Com a avaliação das notas dos alunos, é possível identificar falhas e limitações no ensino e na aprendizagem e, então, fazer as melhorias necessárias.

2. Frequência dos alunos

Esse indicador de qualidade escolar se refere ao cumprimento da carga horária dos alunos. O objetivo é identificar quais alunos ou disciplinas com maior índice de faltas ou atrasos.

A partir disso, é possível investigar as causas para esse desinteresse dos alunos e propor ações para elevar a frequência deles.

3. Índice de reprovação

Não há como falar de indicadores de qualidade escolar sem mencionar o índice de reprovação dos alunos.

O ideal é que esse indicador de desempenho apresente os menores resultados possíveis. Quando há muitos alunos repetindo o ano letivo ou disciplinas específicas, é sinal de que há algo de errado com o ensino.

  • Será que o problema está na didática dos professores?
  • O ambiente e a infraestrutura da instituição são favoráveis?
  • Ou será que o alunos está passando por problemas pessoais?
  • Se sim, de que maneira a escola pode ajudá-lo?

4. Taxa de evasão de alunos

Outro indicador que você pode implementar para avaliar a qualidade escolar se refere à taxa de evasão escolar de alunos. Ou seja, quantos alunos saíram da sua instituição de ensino?

Para uma avaliação mais completa, faça um comparativo com a quantidade de novos alunos matriculados durante o mesmo período. Se mais alunos tiverem saído do que entrado, é sinal de que algo de que talvez seja preciso rever, por exemplo, as metodologias de ensino, o valor da mensalidade, o relacionamento, a qualidade do atendimento, etc.

5. Índice de satisfação de alunos e responsáveis

O quão satisfeitos os alunos e seus respectivos responsáveis estão com a sua instituição de ensino? Como é a relação professor aluno?

Calcular o índice de satisfação também é importante para avaliar a qualidade escolar. Isso porque é sob a ótica desses agentes que a escola poderá compreender, de fato, o que pode ser melhorado.

Para saber a satisfação de alunos e responsáveis, existem diferentes métodos; alguns com abordagem quantitativa e outros com viés mais qualitativo.

A pesquisa de NPS (Net Promoter Score) é um dos métodos mais utilizados. Ela consiste, basicamente, em perguntar para os alunos qual a chance de eles indicarem a instituição de ensino para algum amigo ou familiar em uma escala de 0 a 10.

Os respondentes, então, são divididos entre Promotores (notas 9 e 10), Neutros (notas 7 e 8) e Detratores (notas de 0 a 6). O cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

  • NPS = (Promotores – Detratores) / Total de respondentes x 100

O ideal é que o resultado NPS esteja entre 90% e 100%.

Você também pode realizar questionários com perguntas abertas, pedindo para que os respondentes digam o que eles acham que pode melhorar em determinados aspectos da escola.

Ainda não entendeu muito bem o que são indicadores de desempenho e como criá-los? Então, confira este vídeo:

Essas foram as nossas 5 dicas de indicadores de qualidade escolar. Faça uso deles  para garantir a excelência da sua instituição de ensino.

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.