Entenda o que são indicadores não financeiros e conheça 4 exemplos para medir o desempenho da sua organização

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o que são indicadores não financeiros

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O objetivo de praticamente todas as empresas é se tornar lucrativa. Mas, para isso, é preciso oferecer produtos e serviços de qualidade capazes de cativar o cliente. Quanto mais satisfeitos eles ficam com o que compram, mais eles tendem a efetuar novas aquisições.

No entanto, nem tudo é mensurável em termos monetários. Há uma gama imensa de fatores que vão desde satisfação do cliente até a imagem da marca no mercado e que precisam de mais sensibilidade para serem medidos.

Esses dados são fundamentais para traçar objetivos e planejar estratégias, pois eles servem de termômetro da receptividade da sua empresa no mercado. Assim, as ações tomadas baseadas nesses índices se traduzem em mais sucesso para a sua companhia.

Neste artigo, você vai entender o que são indicadores não financeiros e conhecer alguns exemplos. Por isso, continue a leitura e saiba como eles podem ajudar nos objetivos de médio e longo prazo da sua empresa.

Vale a pena ler também: Indicadores financeiros para tomada de decisão: 5 dicas para ser mais assertivo na hora de bater o martelo

O que são indicadores não financeiros?

Como o próprio nome diz, os indicadores não financeiros não envolvem necessariamente critérios monetários. No entanto, baseado neles, é possível chegar a conclusões das motivações de resultados insuficientes nas vendas e da insatisfação dos clientes, por exemplo.

Esses dados servem de base para guiar os gestores das empresas a ter uma visão macro do negócio, evitando, assim, o foco na busca desenfreada por resultados de curto prazo.

Entre os dados que definem o que são indicadores não financeiros, estão os processos de medição e controle do desempenho da empresa e suas atuações. Eles apontam as qualidades da organização e as necessidades de alterações nas estratégias. O objetivo é atingir metas pré-estipuladas.

Sua empresa pode conseguir uma base para esses índices observando concorrentes; ou internamente, com informações da própria empresa e seu histórico.

Leia também: Ferramentas de análise de indicadores e resultados: 8 dicas para visualizar melhor seus dados e obter insights valiosos

Alguns exemplos:

Para entender melhor o que são indicadores não financeiros, confira a seguir alguns exemplos práticos:

1 – Colaboradores

Estar atento às demandas dos funcionários da sua empresa é essencial para que eles trabalhem com mais motivação e, consequentemente, prosperem mais no trabalho.

Se há grande rotatividade de mão de obra (índice de turnover), por exemplo, pode ser sinal de que algo não anda bem em relação à satisfação dos colaboradores.

2 – Clientes

Observar as necessidades de quem compra sua marca e ouvir o que eles têm a dizer sobre o seu produto é um dos pontos mais importantes para definir o que são indicadores não financeiros relevantes para seu negócio, afinal, são eles que alimentam a sua empresa.

Fique atento às mudanças de comportamento dos seus clientes e se eles estão procurando por outras marcas. Por isso, se possível, invista em pesquisas de satisfação para ter em mãos dados que possam embasar ações estratégicas.

3 – Qualidade

A qualidade que você oferece no seu serviço se mantém desde o início da empresa? Seus fornecedores abastecem sua empresa com matérias-primas de primeira qualidade? Os colaboradores estão agindo de acordo com o treinamento recebido? O produto não tem falhas de finalização?

Se você respondeu “não” a alguma dessas perguntas, seu produto pode estar sendo visto com desconfiança no mercado. Assim, alguma falha na qualidade vai acabar sendo percebida pelos consumidores.

Manter a padronização ajuda não só a manter o nível do seu produto elevado, mas gera um efeito cascata que inclui a fidelização dos clientes, durabilidade do item ou qualidade do serviço e agrega valor à marca.

Veja mais indicadores de qualidade neste vídeo:

4 – Socioambientais

Qual é a visão que sua organização transparece no quesito socioambiental? Quantos acidentes de trabalho foram computados desde o início das operações? Suas atividades impactam negativamente o meio ambiente?

Todas essas questões devem ser colocadas em pauta para entender o que são indicadores não financeiros. A imagem que sua empresa passa para a sociedade impacta diretamente em como as pessoas veem seu negócio e, dessa forma, nos seus resultados.

Principais erros

Além de entender o que são indicadores não financeiros, é preciso conhecer as falhas que as empresas geralmente cometem ao mensurá-los. Assim, você não repetirá os mesmos equívocos.

Entre eles estão:

Estratégia indefinida

Não basta conhecer todos os indicadores existentes no planeta sem compreender a realidade da sua organização para utilizar os dados que lhe serão relevantes.

Trace uma meta e defina quais itens devem ser acompanhados. Assim, você vai evitar o levantamento desnecessário de informações, o desperdício de verba e de tempo em pesquisas.

Dados não confiáveis

Técnicas empregadas de forma incorreta, pesquisadores inaptos, dados antigos… Tudo isso pode produzir métricas sem validade que vão causar problemas caso sejam adotadas estratégias embasadas nelas.

Sempre trabalhe com dados atualizados e pesquisas confiáveis para obter os indicadores mais próximos da realidade possível.

Conclusão

Depois de conhecer alguns exemplos e entender o que são indicadores não financeiros, é possível associá-los ao aumento de vendas numa visão de longo prazo.

Dados exclusivamente monetários não produzem métricas como avaliação do consumidor ou estratégias que só são vistas com o tempo.

Medidas não financeiras também tornam possível a adoção de ações que contribuem para a melhor gestão de pessoas, qualidade e aprimoramento do produto. Caso aliadas a alguma intervenção monetária, os resultados podem ter respostas ainda mais satisfatórias.

Saiba mais: Tomada de decisão com base em indicadores: 6 passos para um processo decisório mais assertivo

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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