COMO A ÓTICAS CAROL MANTEVE A CULTURA DE GESTÃO DURANTE SUA TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO

CONTEÚDO

CONTEÚDO

ÓTICAS CAROL

A Óticas Carol é a rede de óticas que mais cresce no Brasil e adotou a proposta de ser uma rede fast fashion de óculos, ou seja, que trabalha o luxo acessível: duas tendências fortes no varejo atual.

A Carol, assim, vai muito além de uma ótica tradicional, atuando como uma rede de lojas de perfil fashion e com itens para cuidados da saúde visual, reunindo grandes grifes nacionais e internacionais a preços e condições de pagamento acessíveis, atendendo a consumidores de todo o Brasil.

A história da Óticas Carol começa em 1997, com duas lojas em Sorocaba, no interior de São Paulo. A escolha do nome Carol se baseou no fato de ser um nome próprio, fácil de ser pronunciado e lembrado. A estratégia de crescimento foi iniciada em 2000, com base na implementação do processo de franchising (franquias).

A partir de então, a empresa passou a seguir um bem-sucedido plano de expansão e contou com alguns importantes investimentos. Ronaldo Pereira tornou-se sócio e CEO da Óticas Carol em 2009 e em 2010 a rede inaugurou seu laboratório próprio 100% digital, localizado em Barueri (SP), tornando-se a primeira e única empresa do segmento óptico a ter esta infraestrutura.

A Óticas Carol fechou 2015 com mais de 900 lojas espalhadas por todas as regiões do Brasil e um laboratório capaz de produzir mais de 2000 lentes por dia, posicionando-se como a maior rede de franquias de ópticas do Brasil e 16ª varejista do País.

IMPLANTAÇÃO STRATWs ONE

Após participação no programa PCS (Parceria para o Crescimento Sustentável) da Fundação Dom Cabral (FDC), a Óticas Carol contratou as soluções da Siteware para acompanhar a sua performance. A proposta era buscar soluções que facilitassem a Gestão, simplificando a análise e a troca de informações, garantindo suporte ao crescimento contínuo e organizado.

A rede de franquias encontrou na Siteware uma importante solução para padronização dos processos que garantiu a manutenção do modelo de gestão adotado pela empresa.

Segundo o CFO da Carol, Givaldo Marinho, e a Analista Corporativa de Finanças, Vânia Marques, o processo de implantação das ferramentas de análise da performance e solução de problemas fluiu de maneira rápida e assertiva, levando pouco tempo entre a primeira reunião realizada entre a Siteware e a Óticas Carol e o fim do treinamento da solução para a equipe do cliente.

A interface amigável e interativa também trouxe boa impressão para o executivo. O treinamento foi realizado em poucos dias, uma vez que a plataforma é de usabilidade intuitiva e simples. A assimilação do conteúdo foi rápida e a equipe começou a usar o sistema imediatamente.

Os maiores benefícios percebidos pela Óticas Carol foram a padronização da metodologia de gestão na rede, a interatividade promovida pelo sistema, engajando a equipe a utilizar a ferramenta no seu dia a dia, a confiabilidade das informações ali contidas, transparência e a disciplina no tratamento das informações por parte dos usuários.

Além das vantagens funcionais, a Óticas Carol tem como objetivo substituir o Power Point nas reuniões mensais de resultados, e passar a utilizar o STRATWs ONE para demonstrar seu desempenho.

Segundo Marinho, o STRATWs ONE é moderno, simplifica a visualização da informação e é bastante amigável. O CFO ressaltou, ainda, a facilidade no processo de tomada de decisão, aumentando a eficiência da empresa para a corrigir a rota dos seus indicadores.

“A metodologia de acompanhamento de KPIs e planos de ação é rígida, não permite muita customização. O STRATWs ONE surpreende por atender às necessidades de diferentes empresas, ao mesmo tempo em que se adapta às realidades específicas da Óticas Carol, sendo flexível e ágil, nos causando a percepção de que a Siteware pensa sempre à frente”, conclui o CFO da Óticas Carol.