O que é o Balanced Scorecard e como ele pode alavancar seu negócio?

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Devido a grande concorrência de mercado, busca pela maior satisfação dos clientes e a necessidade de aprimorar os processos, a utilização de metodologias e ferramentas de planejamento se tornaram essenciais para o sucesso de muitas empresas. Esse é o caso do Balanced Scorecard (BSC). Acredito que você está aqui porque quer saber mais sobre ele, certo?

Sua aplicação é amplamente utilizada por grandes organizações que desejam aumentar seu desempenho de forma estratégica. E, graças a ela, tem conseguido conquistar muitos dos seus objetivos. Segundo uma pesquisa da 2GC, 76% das empresas norte-americanas já usam o planejamento estratégico.

Por isso, neste artigo, te ajudo a entender mais sobre o BSC, o que é, como funciona, seus benefícios e como implementá-la na sua empresa!

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O que é o Balanced Scorecard (BSC)?

Balanced Scorecard, ou apenas BSC, é uma metodologia de gestão estratégica que visa equilibrar objetivos e mensurar o desempenho organizacional com quatro perspectivas:

  • financeira;
  • cliente;
  • processos internos;
  • aprendizado e crescimento.

A lógica é que por meio dele, a empresa possa mensurar e acompanhar o seu crescimento por diferentes perspectivas, além das tradicionais, envolvendo apenas as questões financeiras, pois avalia o desempenho em outras áreas vitais de uma organização.

Dessa forma, ela ajuda a traduzir a visão e a estratégia empresarial em um conjunto coerente de indicadores de desempenho que estão agrupados e que possuem uma relação direta de causa e efeito.

Por conta disso, a ferramenta contribui para a definição de metas e a mensuração do seu progresso, facilitando a comunicação e a compreensão da estratégia em toda a organização.

Além disso, o Balanced Scorecard também serve para alinhar as atividades individuais e de equipe com os objetivos, permitindo a identificação rápida de problemas e a implementação de correções, o que resulta em uma gestão estratégica eficaz.

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Como o Balanced Scorecard surgiu?

O BSC foi criado pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, em 1992. Na época, eles lançaram o primeiro artigo sobre o conceito da ferramenta como uma forma de medir resultados e definir objetivos. Seu diferencial, no entanto, se deu pela utilização de diversos tipos de indicadores.

Essa visão ampla e inovadora dos pesquisadores, surgiu como resposta às limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, fez com que o método tivesse grande repercussão, tanto no meio acadêmico quanto no empresarial.

Com esse artigo, os autores começaram uma revolução inesperada. Eles tinham como objetivo mostrar as desvantagens do uso de apenas medidas financeiras para a avaliação.

Logo, apontaram como a satisfação dos clientes e a qualidade também são fatores essenciais para o sucesso.

Após o primeiro artigo, foram publicados outros 5 livros sobre o assunto. Durante os últimos anos, o conceito do BSC foi adaptado para diferentes situações e organizações, sendo constantemente atualizado.

O último livro, Execution Premium (2008), adapta-se aos desafios da era digital que vivemos intensamente na última década.

Confira a comparação entre os modelos de gestão mais poderosos e utilizados no mercado:

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Para que serve o Balanced Scorecard?

O BSC é uma ferramenta facilitadora, como um painel de controle, que ajuda a equipe a se comunicar para alcançar objetivos comuns. Conceitualmente, ele parte do princípio de que uma empresa deve considerar outras perspectivas, tão importantes quanto as contábeis, para avaliar seu desempenho de modo eficaz.

Dessa forma, empresas que fazem o uso do BSC conseguem ter uma maior atenção a indicadores específicos (também chamados de índices do Balanced Scorecard) para que o gestor oriente o negócio de forma segura e satisfatória, ajudando-o na tomada de decisão. 

Vale lembrar que a ferramentae pode ser utilizada não somente para medir o desempenho organizacional, mas também para estabelecer:

  • metas (individuais e em equipe);
  • remuneração;
  • alocação de recursos;
  • planejamento;
  • orçamento;
  • feedback;
  • aprendizagem estratégica.

Leia tambémGUIA Matriz BCG: tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta de gestão

Como funciona a ferramenta Balanced Scorecard? 4 pilares

A ferramenta BSC funciona de acordo com quatro pilares, chamados de perspectivas, como citados anteriormente. Cada uma delas é essencial para o pleno funcionamento e a longevidade de uma empresa. Isso inclui os quatro aspectos: aprendizagem e crescimento, processo internos, clientes e financeiro.

Veja, a seguir, mais detalhes dos pilares do Balanced Scorecard e suas principais características.

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1. Perspectiva da aprendizagem e do crescimento

Pergunte-se: como podemos crescer e criar valor?

Essa perspectiva do Balanced Scorecard avalia a satisfação interna dos colaboradores. Nela, deve ser pautado os ativos intangíveis conquistados, ou seja, aqueles que não são financeiros, mas fazem parte do desenvolvimento da organização ao pensar em um futuro de prosperidade.

Os objetivos e as medidas de infraestrutura necessários para atingir com sucesso as metas também entram nesse aspecto.

É preciso questionar constantemente a capacidade da empresa de crescimento e melhoria. 

Os indicadores importantes para medir o sucesso dessa perspectiva são:

  • rotatividade de colaboradores;
  • engajamento;
  • capacitação;
  • treinamentos;
  • satisfação.

Veja maisIndicadores de desempenho do BSC confira 8 exemplos para usar em seu negócio

2. Perspectiva dos processos internos

Pergunte-se: como podemos melhorar?

Aqui, é importante focar na qualidade dos processos realizados, assim como no grau de inovação.

A produtividade, a tecnologia, o custo e o tempo de desenvolvimento devem ser analisados com ênfase na constante reparação de danos, melhoria e excelência operacional.

Um dos diferenciais dessa metodologia de gestão é a inserção de novas técnicas em diversas fases dos processos internos para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e se sobressair no mercado.

A eficiência é uma consequência do engajamento da equipe. Kaplan aponta 3 características essenciais para essa perspectiva:

  • inovação: foco em atender às necessidades dos clientes-alvo e pensar sempre à frente;
  • operação: aprimoramento do custo, da qualidade e do tempo de resposta. A operação inicia com o pedido do produto/serviço e termina em sua entrega;
  • pós-venda: essencial para a construção da reputação da empresa. Inclui garantias, consertos, comunicação bem-sucedida, devoluções etc.

3. Perspectiva do cliente

Pergunte-se: como o cliente enxerga a organização?

Nessa perspectiva do Balanced Scorecard, verifica-se a participação da empresa no mercado e a satisfação dos clientes.

É importante identificar seus stakeholders e selecionar os resultados que serão avaliados, como: participação de mercado, aquisição, retenção, satisfação e rentabilidade.

Pense nas características que atraem esse público. Isso inclui: atributos do produto (funcionalidade, qualidade e preço), relação com o cliente (qualidade da experiência de compra e relações pessoais) e imagem e reputação corporativa. Nesse aspecto, é importante saber qual a visão dos clientes sobre a empresa.

Segundo os autores, essa perspectiva deve contar com a análise dos seguintes pontos:

  • participação de mercado: proporção de vendas em relação ao número de clientes conforme o mercado em que a empresa atua, as vendas e o capital investido;
  • retenção de clientes: percentual de clientes com quem a unidade mantém relações comerciais;
  • captação de clientes: percentual de clientes novos adquiridos;
  • satisfação dos clientes: nível de satisfação relativo a critérios previamente estabelecidos;
  • lucratividade do cliente: medição relativa ao lucro da empresa no nicho específico, incluindo as despesas necessárias para atender o cliente.

Leia tambémQual o objetivo do BSC (Balanced Scorecard)?

4. Perspectiva financeira 

Pergunte-se: como nós vemos e como os acionistas vêem a empresa?

Essa perspectiva analisa os impactos das decisões estratégicas nas metas estabelecidas. É necessário esclarecer os objetivos financeiros a médio e longo prazo, ligando-os a um plano de ação atrelado aos:

  • processos financeiros; 
  • clientes; 
  • processos internos;
  • funcionários;
  • sistemas.

Para pensar sobre essa perspectiva, é importante refletir sobre a visão que a empresa quer passar aos acionistas e qual realmente está passando, por exemplo.

Os indicadores financeiros não são deixados de lado na metodologia, pelo contrário. Eles são muito importantes e, geralmente, são um sintoma do que está dando certo e do que está dando errado na organização.

O objetivo dessa ferramenta não é ignorar a existência dessa perspectiva, mas mostrar que as outras são tão importantes quanto.

Na perspectiva financeira, o sucesso pode ser medido pela lucratividade, pelo crescimento da empresa e pelo aumento do valor para os acionistas. Se os resultados não estão sendo como o esperado, o problema pode ser má execução, implantação ou definição das estratégias.

O Balanced Scorecard é composto por quais aspectos?

O BSC abrange uma série de ferramentas, como: mapa estratégico, objetivo estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Juntas, promovem a melhoria contínua de processos e o alcance de resultados efetivos. 

Entenda melhor sobre cada um deles.

1. Mapa estratégico

O mapa estratégico é uma ferramenta do Balanced Scorecard que ajuda a implementar a estratégia da empresa. De representação visual, essa é uma síntese das medidas importantes tomadas com foco no desenvolvimento.

Você sabia que, segundo os autores da metodologia, menos de 10% das estratégias das empresas são, de fato, executadas? E que em aproximadamente em 70% das falhas, o problema não é da estratégia e sim da execução?

A construção da estratégia é um passo essencial para o desenvolvimento e para a implementação do BSC.

Para isso, é preciso dominar toda a trajetória do negócio e saber para onde se deseja ir. Um bom planejamento da execução é o diferencial entre empresas que têm estratégia e aquelas que conseguem tirá-la do papel.

Aliás, a Siteware criou um modelo de Mapa Estratégico do BSC em ppt para facilitar a implantação da metodologia, baixe gratuitamente!

Exemplos de mapa estratégico BSC

Se você está interessado em implementar o BSC na sua empresa e quer exemplos de Balanced Scorecard para se inspirar e ver como ele funciona na prática, trouxemos alguns mapas estratégicos de empresas que fazem uso dessa ferramenta. Confira a seguir!

1- Sabesp

mapa estratégico sabesp

2- Gerdau

pasted image 0 1 O que é o Balanced Scorecard e como ele pode alavancar seu negócio?

3- Santa Casa de Arapongas

mapa estratégico Santa Casa de Arapongas

2. Objetivo estratégico

São os objetivos previamente definidos pela organização, que devem ser baseados nas aspirações a curto, médio e longo prazo.

Podemos dizer que eles são a bússola que vai guiar as ações da empresa, afinal, se você não sabe para onde vai, não há sequer como medir a eficiência do seu negócio.

3. Indicadores 

São os indicadores que medem o sucesso do alcance do objetivo. Independentemente dos tipos de indicadores escolhidos para cada meta, eles precisam ser claros, de fácil obtenção e mensuráveis.

De modo geral, mostram que as estratégias definidas para se alcançar um objetivo estão certas ou se é necessário realizar alguns ajustes.

4. Metas 

É necessário estabelecer metas que farão parte do percurso até o alcance do objetivo estratégico. Vale dizer que metas não são necessariamente objetivos.

Por exemplo, vamos imaginar que o objetivo de uma organização é ser a maior do estado no seu setor em 10 anos. As metas seriam os meios pelos quais a empresa chegaria a esse objetivo.

Aprenda maisMeta SMART: 5 características para definir uma meta que funcione!

5. Plano de ação

É o conjunto de medidas e iniciativas escolhidas para alcançar as metas e, consequentemente, os objetivos estratégicos.

O plano deve ser detalhado, com as funções bem definidas que mostram como deve ser a atuação de cada colaborador e estabelecem quais índices deverão medir a eficácia do plano.

Se você tem dúvidas de como criar um plano de ação, assista a este vídeo, com sete dicas:

Quais são os benefícios do Balanced Scorecard?

Sabendo de onde surgiu o BSC e o que essa metodologia de gestão propõe, vale reforçar quais são seus benefícios. De modo geral, são eles:

  • melhor visualização do futuro;
  • melhoria de resultados;
  • colocar em prática os planos de ação;
  • melhoria contínua da qualidade e do desempenho;
  • monitoramento, medição e direcionamento de ações;
  • favorecimento da comunicação e do feedback entre a equipe;
  • promoção de ajustes e correções nos planos de ação;
  • alinhamento de indicadores-chave com os objetivos estratégicos da organização;
  • estímulo da cultura de aprendizado.

Qual a importância do Balanced Scorecard?

A importância do BSC reside em sua capacidade de fornecer uma visão abrangente e equilibrada do desempenho organizacional. Ele vai além das métricas financeiras tradicionais, como lucro e retorno sobre o investimento, e inclui outras perspectivas igualmente relevantes, como: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

Algumas das principais razões pelas quais o Balanced Scorecard é considerado importante são:

1. Alinhamento estratégico

O BSC ajuda a alinhar todas as áreas da organização em torno dos objetivos estratégicos. Ele permite que todos compreendam como seu trabalho contribui para a estratégia geral e, ainda, como podem direcionar seus esforços para alcançar os resultados desejados.

2. Comunicação e transparência

O Balanced Scorecard facilita a comunicação da estratégia e dos objetivos da organização em todos os níveis.

Ele fornece um conjunto claro de indicadores e metas que podem ser compartilhados com os funcionários, permitindo que todos entendam a direção da empresa e se engajem no processo de execução.

3. Foco no longo prazo

Ao incluir diferentes perspectivas no BSC, como as dos clientes e processos internos, a ferramenta evita uma abordagem excessivamente focada no curto prazo e nas métricas financeiras.

Isso encoraja a busca de melhorias contínuas em áreas críticas para o sucesso sustentável da organização.

4. Medição abrangente do desempenho

O BSC traz um conjunto equilibrado de indicadores que abrangem diferentes dimensões do desempenho organizacional.

Isso propicia uma avaliação mais completa do progresso em relação aos objetivos estratégicos, considerando não apenas os resultados financeiros, mas também fatores como:

  • satisfação do cliente;
  • eficiência operacional;
  • inovação e desenvolvimento de talentos.

5. Melhoria contínua e aprendizado organizacional

Ao estabelecer metas e indicadores claros em cada perspectiva do Balanced Scorecard, as organizações podem acompanhar seu desempenho ao longo do tempo e identificar áreas que exigem melhorias.

O BSC promove o aprendizado organizacional, pois as lições aprendidas são incorporadas ao processo de definição de metas e estratégias futuras.

Quando elaborar o Balanced Scorecard?

O BSC deve ser elaborado em um momento em que a organização esteja passando por um processo estratégico ou revisão de sua estratégia. Aqui estão alguns momentos-chave em que a elaboração é geralmente realizada:

1 Desenvolvimento da estratégia

O BSC é frequentemente elaborado após a definição da estratégia organizacional.

Quando a companhia passa por um processo de formulação ou revisão estratégica, é um momento adequado para desenvolver o método como uma ferramenta para implementar e monitorar essa iniciativa.

2 Mudanças significativas

Se a organização passar por mudanças significativas, como fusões, aquisições, entrada em novos mercados ou lançamento de novos produtos, pode ser necessário elaborar um novo Balanced Scorecard.

Em alguns casos pode ser necessário atualizar o existente para refletir essas mudanças e orientar a implementação da estratégia em novos contextos.

Leia também: M&A: lições e tapas para se atentar com quem já fez

3 Início de um novo ciclo orçamentário ou período estratégico

É comum que as organizações revisem seus planos e estratégias em ciclos regulares, como um novo ano fiscal ou novo período estratégico.

Nesses momentos, é apropriado revisar e ajustar o BSC para refletir as prioridades e os objetivos para o próximo ciclo.

4 Necessidade de alinhar a organização

Quando há a necessidade de alinhar diferentes áreas, departamentos ou unidades de negócios em torno de objetivos estratégicos comuns, o Balanced Scorecard pode ser elaborado para criar uma visão compartilhada e estabelecer medidas de desempenho consistentes em toda a organização.

5 Dificuldade em executar a estratégia atual

Se a organização estiver enfrentando desafios na execução de sua estratégia atual ou se houver falta de alinhamento entre as atividades diárias e os objetivos estratégicos, o BSC pode ser elaborado como uma ferramenta para alinhar e orientar a implementação da estratégia.

Como implementar o BSC na minha empresa? 4 passos

Antes de continuar lendo nosso artigo, veja o vídeo abaixo e aprenda dicas para colocar o Balanced Scorecard em prática:

Assistiu ao vídeo? Então, vamos mostrar como você pode implementar o Balanced Scorecard na sua empresa.

Em suma, Kaplan e Norton definiram quatro processos de gerenciamento essenciais para implantar o BSC, que são: tradução da visão, comunicação e ligação, planejamento do negócio e feedback. A seguir, confira a implementação em cada uma dessas etapas.

tradução da visão, comunicação e ligação, planejamento do negócio e feedback

1. Traduzir a visão e estratégia

Esse primeiro passo tem o propósito de harmonizar e unir a visão da empresa à estratégia criada para o alcance dos objetivos. Essa tradução deve ser feita com todos os colaboradores, desde os cargos mais altos até os mais baixos.

Só assim os mapas estratégicos poderão ser criados, tornando o planejamento mais claro e de fácil visualização para a equipe, pois o processo se torna mais dinâmico e focado. Portanto:

  • clareie a visão;
  • estabeleça consenso;
  • traduza a visão e as estratégias.

2. Comunicar e vincular 

O engajamento e a compreensão da equipe em relação ao plano de ação é o que fará o BSC funcionar. Comunique a estratégia da empresa horizontal e verticalmente.

Com uma comunicação eficaz, os objetivos organizacionais e individuais se integram de forma mais efetiva. Logo:

  • comunique e eduque;
  • estabeleça metas;
  • vincule recompensas aos indicadores de desempenho.

3. Planejar e fixar objetivos

Para que a estratégia funcione, é preciso alinhar as ações aos recursos disponíveis.

Ter controle do orçamento, reservar e adquirir recursos para alcançar objetivos é parte fundamental do planejamento e da execução. Sendo assim:

  • fixe os objetivos;
  • alinhe as ações estratégicas;
  • aloque recursos;
  • estabeleça pontos de controle.

4. Dar feedbacks 

Os feedbacks são essenciais para o crescimento e aprendizado estratégico. Trata-se de um processo contínuo e, para funcionar, precisa do constante aprimoramento de cada colaborador.

Articule uma visão compartilhada e dê um feedback estratégico para a equipe. Dessa forma, a revisão da estratégia e o aprendizado se tornam alcançáveis.

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Quais erros devem ser evitados ao usar o BSC?

Agora que você já sabe porque o Balanced Scorecard é importante para sua empresa, antes de falarmos sobre sua implementação, vamos destacar os principais erros que não podem ser cometidos.

1- Falta de envolvimento da equipe

O BSC é uma ferramenta que requer o envolvimento de toda a equipe para ser eficaz. É fundamental engajar os colaboradores desde o início, garantindo que todos entendam o propósito e a importância do método para a empresa.

2- Foco excessivo em medidas financeiras

Embora as medidas financeiras sejam importantes, o Balanced Scorecard busca equilibrar as perspectivas financeiras e não financeiras. Concentrar-se apenas em medidas financeiras pode limitar a compreensão abrangente do desempenho da organização.

3- Falha na comunicação

A comunicação eficaz é crucial para o sucesso do BSC. É essencial comunicar claramente os objetivos estratégicos, as metas e as métricas definidas para que todos possam entender e alinhar seus esforços.

4- Mapeamento inadequado de processos

O Balanced Scorecard requer um mapeamento adequado dos processos internos da organização.
Se eles não forem identificados corretamente ou não estiverem alinhados com os objetivos estratégicos, pode haver uma lacuna entre a estratégia e a execução.

5- Não utilizar o BSC com base em feedbacks

O BSC é uma ferramenta flexível que deve ser atualizada e ajustada com base no feedback e nas mudanças do ambiente empresarial.

Ignorar os feedbacks e não realizar revisões periódicas pode levar a uma estratégia desatualizada e ineficaz.

6- Definir metas irrealistas

As metas estabelecidas devem ser realistas e alcançáveis. Definir metas irrealistas pode levar à frustração da equipe e comprometer a eficácia do BSC como uma ferramenta de gestão.

7- Não investir em tecnologia

O uso de tecnologia adequada pode facilitar a coleta, a análise e o monitoramento dos dados relacionados ao Balanced Scorecard.

Não investir em tecnologia apropriada pode dificultar a implementação e o acompanhamento, limitando sua eficácia.

4 cuidados importantes ao aplicar o Balanced Scorecard

É imprescindível tomar alguns cuidados durante a implantação do BSC, como: garantir a maturidade da gestão antes de sua aplicação, ter cautela na análise de indicadores, engajar a alta direção, treinar constantemente os colaboradores a fim de desenvolvê-los pessoal e profissionalmente.

O Balanced Scorecard é utilizado por empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos ao redor de todo o mundo. Como é uma metodologia flexível, ele pode ser facilmente adaptado a diversos mercados.

No entanto, é importante ter atenção em alguns pontos. Confira!

  1. O BSC é um meio, não um fim: ele favorece a implementação da estratégia, mas não tem o papel de construí-la. Logo, só comece a implementar um Scorecard quando sua empresa tiver maturidade de gestão suficiente para criar uma estratégia eficaz.
  2. Atenção ao analisar os indicadores: como eles são novos, suas análises podem ser imprecisas. A ausência de uma base histórica de comparação pode prejudicar o processo. Portanto, tenha cautela e analise meticulosamente.
  3. A alta direção precisa estar engajada: o engajamento é importante em equipes de todos os níveis, mas a falta dele entre a liderança destrói a implantação desse método. A dificuldade de sair do status quo é uma situação comum, mas, com uma boa cultura de mudanças, é possível mover a organização para frente.
  4. Sem treinamento não existe mudança: absolutamente todos os envolvidos – de forma maior ou menor – precisam ser treinados para executar suas funções de forma satisfatória.

Afinal, as pessoas precisam saber quais são suas funções, como e por que elas precisam ser feitas e, principalmente, onde elas se encaixam no plano estratégico.

Uma peça-chave do sucesso que muitas organizações acabam deixando de lado é a de passar uma visão ampla da estratégia  para todos os colaboradores.

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Finalmente, você já sabe tudo o que precisa sobre o Balanced Scorecard e chegou o momento de colocar em prática a metodologia.

Saiba que atrelar o método a um planejamento estratégico e uma execução bem-articulada é a garantia de que seu mapa estratégico trará bons resultados na orientação, na mensuração e no suporte para a tomada de boas decisões.

Dessa maneira, o ideal é contar com um sistema de planejamento estratégico que ajuda a aumentar, engajar e turbinar seus resultados, com recursos visuais que melhoram o desdobramento estratégico da empresa.

Esse sistema de gestão empresarial permite o acompanhamento integrado do desempenho corporativo, o monitoramento e centralização de todos os indicadores, com foco na tomada de decisão.

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