Metodologias de Gestão

Indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard: confira 8 exemplos para usar em seu negócio

Indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard: confira 8 exemplos para usar em seu negócio

Publicação : 19/03/2019

Por Siteware

7 min

Indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard
Indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard

De que forma você avalia a performance da sua empresa? Já pensou em usar indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard?

Afinal, trata-se de uma metodologia de gestão empresarial consagrada!

Toda organização precisa dispor de uma estratégia para acompanhar a evolução dos negócios. Com o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, olhar para o desempenho da empresa apenas sob o aspecto financeiro já não é mais suficiente. Há outros fatores que também devem ser considerados nesse momento.

Para isso, existe o Balanced Scorecard. Confira agora o que é a ferramenta BSC e veja alguns exemplos de indicadores para usar na sua empresa.

Saiba mais: BSC Balanced Scorecard: aprenda as melhores práticas para implantar na sua empresa!

Veja também este vídeo exclusivo do nosso canal do YouTube:

O que são indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard?

O conceito de Balanced Scorecard foi lançado no início da década de 1990 por David Norton e Robert Kaplan, ambos renomados professores da Universidade de Harvard.

O objetivo da dupla de estudiosos era desenvolver um modelo de gestão estratégica que fosse além dos indicadores financeiros, contemplando o negócio como um todo.

O Balanced Scorecard verifica se as atividades da empresa estão sendo executadas de acordo com os objetivos da organização e com foco na melhoria de resultados. Além disso, o BSC mensura, faz o monitoramento e direciona as ações da empresa, promovendo o aperfeiçoamento constante.

Ao proporem que é possível ter uma visão 360° sobre a empresa, Kaplan e Norton sugeriram analisar os indicadores de desempenho sob 4 perspectivas. São elas:

  • Perspectiva Financeira: avalia se as estratégias da empresa estão contribuindo para a lucratividade e para o retorno dos investimentos.
  • Perspectiva dos Clientes: avalia se os clientes estão satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos.
  • Perspectiva dos Processos Internos: avalia quais processos são mais relevantes para os resultados da empresa, identifica maneiras de melhorá-los e verifica se há necessidade de criar outros processos.
  • Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: avalia de que maneira é possível agregar conhecimento e convertê-lo em crescimento para a empresa.
BSC

Veja também: Qual o objetivo do BSC (Balanced Scorecard)

8 exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard

Para facilitar a sua compreensão, vamos separar os exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard de acordo com as 4 perspectivas propostas por Kaplan e Norton.

Finanças

1 – Retorno sobre investimento

O retorno sobre investimento, ou ROI, é um indicador que permite saber a relação entre a quantidade de dinheiro que a empresa ganhou ou perdeu e a quantidade de dinheiro que foi investida.

Assim, por meio do ROI, é possível descobrir quais investimentos são mais vantajosos e otimizar a performance daqueles que já estão em andamento.

Uma das formas de calcular o ROI é: (Receita Total – Custos) / Custos

Se, por exemplo, o ganho da sua empresa foi de 100 mil reais e o valor investido inicialmente foi de 30 mil, podemos calcular:

  • ROI = (100.000 – 30.000) / 30.000
  • ROI = 2,33

Ou seja, o seu retorno sobre o investimento foi de 2,33 vezes o investimento inicial ou 233% de retorno.

Clientes

2 – Market Share

O market share é o grau de participação de uma empresa no mercado em que ela atua. Suponhamos que a cada 100 refrigerantes vendidos anualmente, 40 pertençam ao grupo Coca-Cola. Isso significa, então, que o market share da empresa naquele ano foi de 40%.

3 – Aquisição de clientes

Esse indicador trata da quantidade de clientes que a empresa conseguiu adquirir em determinado período. Quando é registrada alguma queda nesse indicador, é sinal de que a empresa precisa rever suas estratégias de marketing.

4 – Churn rate

Ao contrário do indicador anterior, o churn rate mede a quantidade de clientes que a sua empresa perdeu em determinado período. Geralmente, esse indicador está relacionado com o índice de satisfação dos clientes.

5 – Satisfação dos clientes

Esse indicador revela o grau de contentamento dos seus clientes com os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Uma boa forma de medir a satisfação do público é por meio das pesquisas de Net Promoter Score (NPS), que mostram o quão “recomendável” a sua empresa é.

Processos internos

6 – Índice de falhas

O índice de falhas mede a quantidade de erros cometidos por colaboradores. Ele serve para analisar inconformidades em projetos, processos e produtos e, assim, tomar medidas preventivas para que essas falhas não voltem a acontecer.

Aprendizado e crescimento

7 – Treinamento de funcionários

Quantos funcionários você conseguiu treinar no ano passado? Esse indicador serve para medir a quantidade de colaboradores que passaram por treinamentos da empresa.

8 – Profissionais com nível superior completo

Profissionais com formação de nível superior podem fazer muita diferença nos resultados da empresa.

A intenção é fazer com que os conhecimentos adquiridos na academia reflitam na prática profissional, gerando valor para a empresa.

Esses são os nossos 8 exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard. Que tal utilizá-los na sua empresa?

Confira em nosso blog: Template: Modelo Mapa Estratégico BSC

O STRATWs One é um software de acompanhamento de performance corporativa ideal para você monitorar os indicadores de performance BSC. Uma ferramenta robusta e intuitiva que integra pessoas, operação e estratégia.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer saber mais sobre o BSC? Então, baixe nosso e-book gratuito: Desmistificando o Balanced Scorecard (BSC)