Gestão de Equipe

Como fazer um PDI – plano de desenvolvimento individual

Como fazer um PDI – plano de desenvolvimento individual

Publicação : 12/06/2018

Por Siteware

9 min

pdi plano de desenvolvimento individual
pdi plano de desenvolvimento individual

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre como fazer um PDI! Deixe nos comentários o que achou.)

Em busca de obter vantagem competitiva e também alcançar posicionamento favorável no mercado de trabalho, muitas empresas apostam suas fichas em programas de desenvolvimento individual (PDI).

No entanto, se essas empresas não sabem como fazer um PDI, acabam construindo planos de desenvolvimento individual que não são atraentes, nem apresentam resultados satisfatórios.

Outras empresas imaginam que o desenvolvimento é um processo que ocorre naturalmente, de acordo com as atividades exercidas pelos colaboradores e por meio das oportunidades que lhes são dadas, o que também é um engano.

Podemos afirmar que o desenvolvimento profissional é fruto de ações planejadas e investimento específico em determinados aspectos.

É possível estabelecer ações que contribuam com o desenvolvimento de uma maneira objetiva, desde que se saiba como fazer um PDI.

Existem vários meios de se determinar que tipo de treinamento será eficiente para cada colaborador, um deles é utilizando a matriz de competências.

Outro método, que abordaremos aqui, é o Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI.

Mas você sabe o que é Plano de Desenvolvimento Individual?

Separamos uma definição que vai deixar fácil pata você entender o que é Plano de Desenvolvimento Individual em RH:

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um planejamento que propõe a projeção da carreira por meio do aperfeiçoamento de habilidades que possibilitam a ascensão profissional em uma organização. De certa forma, o programa busca alinhar os interesses organizacionais aos anseios pessoais.

Agora que você entende o que é PDI em RH, listamos abaixo alguns passos que poderão ajudar os gestores na elaboração de um plano de desenvolvimento individual que cumpra seus objetivos de maneira eficaz.

Como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) em 4 passos

Ao definir um plano de desenvolvimento profissional para seus colaboradores, é importante levar alguns aspectos em conta e seguir uma espécie de Modelo de Plano de Desenvolvimento Individual, em 5 etapas.

1- Defina quais são seus objetivos

Um plano de desenvolvimento individual nas empresas deve ser baseado nas metas que se deseja alcançar.

Por isso, antes da sua elaboração, é preciso ter em mente de forma muito clara quais são os objetivos organizacionais, além de buscar a interação com as metas pessoais de cada colaborador.

2- Entenda qual é o estágio de seus colaboradores: análise situacional

Quando a direção conhece a real condição de seu quadro de colaboradores, fica mais fácil comandar as ações em direção ao desenvolvimento almejado.

Dificilmente uma avaliação feita por cada funcionário será suficiente para revelar suas principais características.

O ideal é que essa análise seja realizada por um profissional de Recursos Humanos, que pode ser da própria empresa ou contratado especialmente para esse trabalho.

Nesse sentido, o gestor ou analista de RH, sentam com o colaborador e o instigam a observar o máximo de aspectos sobre sua vida pessoal e profissional. Por isso, é importante que sejam esboçadas estas áreas e que o colaborador dê notas para cada uma delas.

Profissionalmente falando, é aconselhável a autoanálise comportamental, bem como dos resultados que o profissional vem oferecendo à organização.

Dessa forma, ele conseguirá visualizar com mais clareza o que precisa melhorar e o que já está bom.

Numa autoavaliação profissional, é comum que o indivíduo se subestime, invalidando sua capacidade, ou que ele se superestime, valorizando ao máximo suas qualidades.

Ao submeter-se a um processo de avaliação de desempenho, as deduções sairão de cena e darão lugar a resultados que estejam respaldados pela avaliação de profissionais especializados.

Desse modo, se saberá como fazer um PDI – plano de desenvolvimento de competências – bem mais adequado.

Lembre-se também de garantir os recursos para o PDI se realizar de formar prática e ágil.

3- Avalie os pontos fortes e pontos fracos: mapeamento das competências

Um bom exemplo de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) se baseia no registro das habilidades de seu corpo funcional. Porém, não deve considerar apenas os resultados individuais.

A capacidade de um funcionário deve ser avaliada pela projeção que poderá alcançar caso ele se submeta a um programa de desenvolvimento adequado.

Antes de tudo, é preciso identificar, selecionar e esboçar as competências necessárias para se atingir os objetivos.

Por isso, é o momento de mapear os recursos pessoais dos profissionais, ou seja, suas habilidades e capacidades, bem como os pontos que necessitam ser melhorados.

É o momento da reflexão e do direcionamento de ações que serão favoráveis ao alcance do pleno desenvolvimento.

Só ao identificar essas características, o gestor saberá como montar um plano de desenvolvimento individual com ações que poderão valorizar ou aprimorar os pontos fortes. Não há como fazer um PDI sem o mapeamento das competências.

4- Dê o feedback a seus colaboradores: validação de metas e objetivos

Antes de definir as ações que irão compor o Plano de Desenvolvimento Profissional, exponha aos funcionários, de maneira individual, os resultados da avaliação de desempenho pela qual passaram e as ações que se seguirão.

Assim, consciente de sua situação atual e com suas competências pessoais e profissionais, o colaborador já pode começar a traçar objetivos e metas.

É o momento de se desenhar aonde se quer chegar; fazer priorizações entre os nossos sonhos e desejos, direcionando as energias para uma conquista por vez.

É importante que os objetivos e metas estejam alinhados com os propósitos, os valores, a missão e a visão do profissional. Não adianta saber como fazer um PDI se ele não vai ao encontro das crenças do colaborador.

Por isso, é fundamental verificar a reação dos colaboradores ao resultado e atestar a disposição deles em aderir ao PDI proposto pela empresa.

Dessa forma, se evitará o desgaste de dispender recursos que viabilizem o programa a falta de envolvimento.

5- A ação

O último passo de como construir um PDI consiste em arregaçar as mangas e começar a trabalhar para alcançar os objetivos e as metas idealizadas da etapa anterior.

Enfim, é o momento de desenhar estratégias que contribuirão para a realização da jornada até onde se quer chegar.

Um bom, exemplo de plano de desenvolvimento individual em RH é aquele que impacta sua empresa de forma positiva. Assim, cada funcionário será desafiado a crescer juntamente com a organização, seguindo esse plano de carreira individual.

As habilidades de cada colaborador serão evidenciadas e todos terão a oportunidade de obter crescimento em sua carreira profissional.

como fazer um pdi

Conclusão: como fazer um PDI que dê resultados

É importante que cada uma das etapas do PDI tenham prazos bem definidos.

É preciso, portanto, criar uma rotina, um cronograma pré estabelecido. E é por isso que o acompanhamento de um mentor que auxilie e motive a continuação do processo é fundamental.

Para que isso ocorra, tanto mentor quanto o colaborador devem se certificar de que as habilidades e capacidades identificadas serão direcionadas de forma assertiva em cada etapa.

Por isso, deve-se monitorar e revisar o PDI sempre que necessário, para que os propósitos sejam mantidos e reajustados, caso necessário.

Um plano de desenvolvimento profissional pode ajudar seus colaboradores a se tonarem mais engajados. Nesse sentido, sua empresa deve usar os melhores recursos para o PDI, como softwares.

Baixe nosso e-book gratuito e entenda a importância disso: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que, entre diversas outras funcionalidades, conta com um módulo de acompanhamento de performance individual que pode ajudar muito você a desenvolver a sua equipe de alta performance.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One