Carreiras Siteware

Grupo de Diversidade e Inclusão: como estamos construindo uma Siteware para todas as pessoas

Grupo de Diversidade e Inclusão: como estamos construindo uma Siteware para todas as pessoas

Publicação : 01/10/2021

Por Luís Mac

7 min

Luis Mac Grupo de Diversidade Siteware
Luis Mac Grupo de Diversidade Siteware

Diversidade e inclusão são assuntos muito importantes para mim desde que eu me entendo por gente. Hoje eu sou analista de relacionamento, mas entrei na Siteware em dezembro de 2018 como estagiário de suporte. 

Depois fui para o comercial, em 2019, e cá estou até hoje. Parte disso porque eu sempre senti a Siteware como uma empresa diversa. 

Me lembro que trabalhava em uma outra empresa, um call center, em que não me sentia valorizado e estava decidido a sair de lá, arrumasse uma oportunidade ou não. 

Buscava um estágio na minha área – estava cursando Relações Internacionais – e fui convidado para fazer o processo aqui na Siteware. 

E o processo foi incrível. Nunca tinha feito nenhuma entrevista tão humanizada como a que fiz aqui. E senti isso em todas as etapas. 

O que eu vi desde o início é que era uma empresa muito humana, que lidava com pessoas e não só com o número de matrículas. E eu buscava um local em que eu me sentisse bem em trabalhar.

O nascimento do Grupo de Diversidade e Inclusão

Embora já enxergasse a Siteware como uma empresa diversa, os temas de inclusão ainda não eram abordados com profundidade aqui. Durante um tempo,achei que não fazia sentido trazer para cá o debate. 

Porém, este é um assunto para todos os lugares. Então eu comecei a pensar em formas de criar um grupo para discutir tais temas aqui. 

Conforme consolidávamos nosso deck de cultura, o tema diversidade começou a ser abordado. Foi então que eu tive ainda mais certeza que tinha espaço pra falar sobre isso na Siteware. Como ninguém havia tomado a iniciativa até então, eu tomei por conta própria e a levei adiante.

Conversei com o Recursos Humanos da empresa e tive muito apoio. Com isso, o Grupo de Inclusão e Diversidade (GDI) nasceu em 2021, inclusive como um desdobramento desse projeto de cultura.

E foi muito bem recebido por todos! Eu fiquei com medo, mas desde a primeira conversa foi tudo muito bem aceito, principalmente pelo Marcello Ladeira – CEO da Siteware – que sempre destacou a importância de falar sobre diversidade na empresa. 

Nossos outros diretores também aceitaram muito bem. Eu vejo que todos eles apoiam muito o grupo e sempre temos feedbacks muito positivos.

A importância do GDI

Por mais diversos que sejamos como equipe, temos sempre que falar sobre diversidade e inclusão como uma forma de conscientização.

Como LGBTQIA+ eu já tenho conhecimento sobre algumas dessas pautas há muito tempo, entendo com mais facilidade a importância de trazer temas como homofobia, transfobia, racismo e machismo à tona para diminuir e combater este tipo de preconceito. Mas e quando a pessoa não sabe nada sobre diversidade e sua importância, onde ela vai aprender? 

A gente conseguiu despertar a importância de se falar sobre diversidade aqui na Siteware e, hoje, percebo que todo mundo aqui entende isso. Temos conseguido levar conhecimento para as pessoas de uma forma leve, mas também muito responsável 

Sempre que tem alguma palestra, agora, a gente vê que as pessoas estão interessadas, que elas querem mesmo aprender e é muito mais do que eu esperava. 

Como é a atuação do Grupo de Diversidade e Inclusão?

Somos atualmente 16 pessoas que se reúnem quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 16h – fica a dica para os Sitewarers que quiserem participar com a gente. 

Nós temos um calendário com as datas mais importantes sobre diversidade destacadas e a cada mês a gente define sobre qual tema vamos falar. 

Para escolher os temas, pensamos em um que esteja o mais próximo possível da nossa realidade para as pessoas terem o senso de pertencimento e prestarem mais atenção.

Depois, buscamos convidados, algum especialista sobre o tema, e levamos para toda empresa nos nossos encontros mensais. 

E como eu já mencionei, tem sido um sucesso. Cada vez mais pessoas estão participando, tirando dúvidas. Isso tudo é muito importante e gratificante para nós.

Membros atuais do Grupo de Diversidade e Inclusão da Siteware
Membros atuais do Grupo de Diversidade e Inclusão da Siteware

Planos para o futuro do GDI

A gente ainda quer conseguir extrapolar as paredes da Siteware. Temos o conhecimento e temos feito essas ações aqui dentro, mas queremos levar isso para as nossas redes sociais, para o site e muito além.  

A gente quer se posicionar como uma empresa de diversidade e inclusão para todo o mercado e nosso trabalho, juntamente com o RH, é tentar trazer cada vez mais pessoas diversas aqui para a Siteware. 

Diversidade e Inclusão é uma pauta de todas as pessoas, todos os dias

É muito importante falar sobre diversidade e inclusão em qualquer lugar. Nós vivemos em um mundo diverso e não faz sentido esconder ou ter preconceito com esse assunto. Quanto mais diversa for a empresa, melhor.

E não sou apenas eu que estou falando isso. Mais que um lugar saudável de trabalho para todos, os números provam que a diversidade dentro duma empresa é um ganho competitivo. 

Diversidade e inclusão importam. Respeito é um direito de todos!


Luis Mac é graduado em Relações Internacionais e Analista de Relacionamento na Siteware. Acredita que devemos construir ambientes cada vez mais diversos e inclusivos, prezando por relações humanas baseadas no respeito mútuo. É um amante da leitura, mas não dispensa um bom rolê com os amigos.

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *