Qualidade

Como criar indicadores de qualidade: passo a passo com 5 etapas descomplicadas

Como criar indicadores de qualidade: passo a passo com 5 etapas descomplicadas

Publicação : 11/08/2020

Por Siteware

8 min

cubos de madeira com ícones simbolizando como criar indicadores de qualidade
cubos de madeira com ícones simbolizando como criar indicadores de qualidade

Você sabe como fazer indicadores de qualidade?

Para garantir que a sua empresa atenda a padrões de qualidade pré-determinados, é extremamente importante o uso de indicadores.

Por meio desses instrumentos, é possível ter acesso a dados que vão orientar melhor suas tomadas de decisão e permitir que sejam feitas as melhorias necessárias.

Neste artigo, você vai entender melhor o que são e como criar indicadores de qualidade. Continue a leitura deste conteúdo para conferir um passo a passo descomplicado, seguindo estas 5 etapas:

  1. estabeleça os objetivos estratégicos da organização;
  2. defina quais aspectos devem ser monitorados;
  3. escolha o método para coleta dos dados;
  4. defina quais indicadores acompanhar;
  5. estabeleça as metas para cada indicador.

Leia também: FMEA: exemplo prático para identificar falhas e melhorar a qualidade de processos e produtos

O que são indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para mensurar e monitorar a eficácia e a eficiência de determinados aspectos de um negócio, como processos internos, produtos e serviços oferecidos, execução de tarefas etc.

Os KPIs de qualidade determinam o progresso dos esforços individuais e coletivos em direção a metas previamente estabelecidas.

Os resultados apresentados por indicadores dessa natureza servem para embasar ações de caráter corretivo e promover a melhoria contínua da qualidade organizacional.

Além disso, as métricas referentes à qualidade possibilitam a identificação de padrões e tendências. Dessa forma, é possível combater desvios e corrigir falhas que comprometem o desempenho da organização.

Leia também: 11 ideias para reduzir custos nas empresas sem reduzir a qualidade

Veja alguns exemplos de indicadores de qualidade para aplicar em sua empresa:

Vantagens do uso de indicadores de qualidade

Existem algumas vantagens em utilizar indicadores de qualidade na empresa. Dentre as principais, podemos citar:

  • Maior assertividade nas tomadas de decisão;
  • Controle da eficiência e da eficácia dos processos organizacionais;
  • Maior transparência sobre os resultados atingidos;
  • Elaboração de planejamentos mais adequados e realistas;
  • Maior agilidade para reagir a momentos críticos;
  • Otimização de recursos;
  • Redução de falhas e retrabalhos;
  • Aumento de competitividade no mercado.

Veja também: O uso de indicadores de desempenho nos tratamentos de desvios de qualidade

Passo a passo: como criar indicadores de qualidade?

Bom, agora que você já sabe o que são indicadores de qualidade e os benefícios que essas ferramentas podem trazer, confira a seguir um passo a passo descomplicado de como fazer indicadores de qualidade.

Confira nas próximas linhas o que fazer para implementar esses importantes instrumentos de gestão na sua empresa.

Passo 1 – Estabeleça os objetivos estratégicos da organização

A primeira etapa de como criar indicadores de qualidade consiste em determinar quais são os objetivos estratégicos da empresa. Ou seja, que resultados se pretende atingir a longo prazo?

Ter em mente esses objetivos é importante porque os indicadores deverão estar devidamente alinhados a eles. Caso contrário, fica difícil otimizar os esforços em direção ao que se deseja alcançar.

Passo 2 – Defina quais aspectos devem ser monitorados

Após esclarecer os objetivos estratégicos da organização, o segundo passo de como fazer indicadores de qualidade é definir os aspectos do negócio que deverão ser monitorados.

Ou seja, é necessário definir a qualidade de que aspectos exatamente a empresa deseja acompanhar.

Por exemplo, é possível monitorar a qualidade dos produtos, do atendimento, do suporte técnico, dos processos internos (financeiro, fiscal, de logística, de produção etc.), dos fornecedores, das entregas, dos treinamentos e entre outros.

Passo 3 – Escolha o método para coleta dos dados

Em seguida, é preciso escolher qual será a metodologia para fazer a coleta dos dados necessários para nutrir os indicadores de qualidade.

Você pode, por exemplo, recorrer a relatórios periódicos e pesquisas. Há também a possibilidade de utilizar um software que vai automatizar a coleta de dados relevantes para os indicadores de acordo com os aspectos que você decidir monitorar.

Passo 4 – Defina quais indicadores acompanhar

Nesta etapa de como criar indicadores de qualidade, defina quais KPIs serão utilizados para mensurar e monitorar a qualidade dos aspectos selecionados.

No caso da qualidade de produtos, por exemplo, você pode implementar o indicador “produtos com defeito”. Já em se tratando da qualidade do atendimento, é possível utilizar a “satisfação do cliente” como indicador.

Mas atenção: evite fazer uso de muitos indicadores. Isso porque KPIs em excesso são difíceis de acompanhar e podem gerar confusões.

Passo 5 – Estabeleça as metas para cada indicador

Os KPIs são ferramentas que fazem a comparação entre os resultados atuais e aqueles que se pretende alcançar. Por isso, para saber se a empresa está no caminho certo, é importante definir as metas para cada indicador de qualidade.

Dessa forma, eles poderão, de fato, indicar o quão próximo a empresa está dos resultados que ela almeja.

Veja mais dicas de como fazer um sistema de indicadores de qualidade neste vídeo:

Ficou claro como criar indicadores de qualidade? Siga o nosso passo a passo e faça o acompanhamento dessas métrica na sua empresa.

Saiba mais: Como fazer a implantação de um sistema de qualidade nas organizações?

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