Projetos

Como criar um plano de ação para atingir metas?

Como criar um plano de ação para atingir metas?

Publicação : 14/07/2018

Por Siteware

7 min

lano de ação para atingir metas
lano de ação para atingir metas

Se você está ligado em gestão de desempenho e começa a temer que o plano de ação para atingir metas provavelmente não seja bem-sucedido, talvez não esteja sozinho na sua apreensão.

Planos de ação eficientes, para que não fujam à rota predeterminada, envolvem uma série de detalhes. Todos eles são importantes para a conquista do objetivo final, e nem sempre é fácil gerenciá-los.

Só para exemplificar, estamos falando de ascensão na carreira, incremento de vendas, treinamento de pessoal, programas de incentivo, etc.

Todos eles percorrem etapas essenciais, sem as quais pode não se chegar a lugar nenhum.

Neste post, selecionamos dicas de como montar um plano de ação para atingir metas e objetivos.

Confira cada uma delas e empregue em seu planejamento de metas, para obter os melhores resultados.

Plano de ação para atingir metas

1- Especificar o objetivo

Qualquer planejamento de metas a serem alcançadas implica em traçar planos de ação, mais simples ou mais sofisticados, e, assim, motivar a equipe de trabalho para contribuir com os resultados.

O item nº 1 desse plano de ação para atingir metas, reconhecido pela maioria dos estudiosos do assunto, está em ter claríssimo o objetivo que se pretende alcançar.

É também muito importante que esse objetivo seja alcançável e mensurável. Pode parecer óbvio, não é mesmo?

Entretanto, se eu estabelecer uma meta de vendas (mensurável) que seja incompatível com o mercado existente (inalcançável), meu plano de ação não me levará ao objetivo desejado.

Confira este infográfico que mostra como definir e fazer o planejamento de metas que vão ajudar a especificar seus objetivos:

plano de ação para atingir metas

2- Passo a Passo

Especificado o objetivo de seu planejamento de metas – que sejam alcançáveis e mensuráveis – estabeleça os passos (steps) específicos para atingi-lo.

Note que não apenas o objetivo deve ser específico, como também os passos em sua direção. Nesse sentido, quanto mais fragmentados esses passos, maior controle você terá sobre cada um deles. 

Coloque-os ao longo do período de tempo que você predeterminar para o plano de ação e lembre-se de priorizar os steps de acordo com a sua importância para o fluxo do processo.

Por fim, estabeleça um prazo final (deadline) sem medo do futuro.

Você sabe como estabelecer um passo a passo de um plano de ação com objetivos e metas pessoais?

Então, confira este vídeo:

3- Execução do plano de ação

Durante a execução de um plano de ação para atingir metas, você deverá estar pronto para trabalhar sob pressão e também para enfrentar circunstâncias inesperadas.

Tais ocorrências têm que ser consideradas inerentes ao processo e devem estar arroladas dentro de um plano paralelo de contingência e gerenciamento de riscos.

Há diferença entre fatos prováveis e fatos possíveis, só que ambos são passíveis de acontecer.

Por exemplo: um avião não levanta voo, se antever probabilidade de cair, mas na indústria da aviação trabalha-se diuturnamente com a possibilidade de que o avião caia.

Para isso é que existem os planos de contingência!

Outra coisa muito simples, mas que acaba sendo relegada, é a confecção de listas. Sabe as listas de supermercado?

Sem dúvida você sabe que, quando vai às compras sem ela, termina comprando de tudo, menos aqueles itens que motivaram sua ida ao local.

Pois é, em qualquer plano de ação, as listas são essenciais. Elas devem acompanhar cada um dos seus passos em direção à obtenção da meta maior.

Entenda cada step como um mini plano de ação que tem uma “sub-meta” a atingir. Sendo assim, determine timelines específicas para cada um desses passos.

4- Conclusão

Está achando tudo isso muito pormenorizado?

Saiba que as grandes conquistas de lideranças conhecidas basearam-se em planos de ação para atingir metas muito detalhados.

Na verdade, há quem diga que o planejamento das grandes conquistas envolve praticamente dois terços do tempo despendido para se atingir o objetivo.

Amyr Klink , por exemplo, que, entre outras conquistas, fez a travessia solitária a remo entre a África e a América, durante 100 dias, é defensor incansável do planejamento:

“No mar, se não se faz planejamento, se morre”, sintetiza.

Não se desespere, reflita nas dicas acima, e faça um warm-up com as sete interrogações básicas da língua inglesa, antes de iniciar a construção do seu plano de ação.

Elas são chamadas as Questões Certas para Processos de Tomada de Decisão:  What?where? e  why? Tais questões devem ser feitas a priori, uma vez que contêm as respostas essenciais ao seu Plano de Ação para atingir metas.

Na sequência, virão Which?how?when? e who? 

Dessa maneira, você encontrará as formas de concretizar um plano de ação bem-sucedido e, em consequência, aprimorará suas técnicas para uma gestão de resultados mais eficiente.

A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão de performance corporativa. Entre diversas outras funcionalidades, ele conta com uma ferramenta de gestão do seu portfólio de projetos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Baixe nosso infográfico gratuito e confira 10 boas práticas para gerenciamento de projetos