Como alcançar resultados? - Parte 5

CONTEÚDO

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Aqui na Siteware contamos com profissionais que tiveram o prazer de iniciar suas carreiras no mesmo momento em que os Professores Vicente Falconi e Antônio Godoy estruturavam, juntamente com o time da Fundação Cristiano Ottoni (UFMG), o movimento da Qualidade no setor industrial brasileiro. Isso foi na primeira metade da década de 90 e, desde então e com o uso da Tecnologia da Informação (TI), ajudamos algumas das maiores empresas brasileiras na gestão e na melhoria de seus resultados.

Procuramos reunir nesta série um resumo das atitudes e comportamentos essenciais para a implantação de uma cultura orientada a resultados. Os assuntos abaixo já foram abordados nas postagens anteriores:

Parte 1: Os pontos fundamentais de um bom Planejamento Estratégico;
Parte 2: Quando menos é mais – Por que evitar o excesso de objetivos, planos, indicadores e iniciativas?;
Parte 3: A importância da comunicação para a execução do Plano Estratégico;
Parte 4: Como desenvolver uma empresa ou um time que seja bom de execução.

O assunto que abordaremos hoje trata de uma pessoa fundamental para todo esse processo: o Gestor.

O papel do gestor ainda é gerenciar

Elaborar uma estratégia que priorize o que realmente é essencial para a organização, comunicar e engajar as pessoas em torno desta estratégia, acompanhar sua execução e seus resultados são apenas os primeiros passos de uma longa jornada. Para ajudar nesse caminho, os líderes precisam atuar como mentores, ajudando seu pessoal a alcançar a performance necessária e a cumprir, de forma consistente, os prazos assumidos. Mas como fazer isso? A resposta é simples: Gerenciando.

Aqui vão três dicas simples, que podem lhe transformar em um gestor e líder melhor, contribuindo para que você e sua equipe alcancem os resultados:

  • Procure se reunir de forma regular e individualmente com cada pessoa que compõe seu time;
    Nestes encontros, valorize e reconheça os bons resultados e as conquistas. Se você já fez isso, sabe o quanto é difícil!
  • Os projetos e tarefas que estão atrasados devem ser discutidos nestes mesmos encontros. Caso isso não seja feito, você estará comunicando, de forma implícita, que responsabilidade não é um item necessário na sua organização;
  • Aproveite os encontros para avaliar e iniciar o tratamento dos resultados que ficaram aquém das metas estabelecidas. Se o seu time é capaz de ver facilmente as metas que estão no “vermelho”, a partir de um painel de gestão, mas você como gestor não fala nada, o vermelho passa a ser visto como uma coisa normal, mas isso não pode ser normal em uma empresa que quer melhorar os seus resultados.

Já ouvimos várias vezes: “Para implantar – com sucesso – uma cultura de gestão, é fundamental o patrocínio e envolvimento da alta direção da companhia“. Como mostramos acima, envolver a liderança no processo é muito mais do que obter a liberação orçamentária para a implantação de uma cultura orientada a resultados.

E a alta direção de sua empresa, está realmente comprometida com o alcance dos resultados? Deixe seu comentário e conte-nos sua experiência. Até a próxima semana com mais uma postagem desta série.

A Siteware extraiu a essência dos diversos modelos de gestão, adicionou alguns recursos das redes sociais corporativas e criou soluções completas, fáceis de usar, que otimizam a comunicação, contribuem para a execução da estratégia e a melhoria dos resultados das empresas. Solicite uma apresentação aqui.