Como Alcançar Resultados? - Parte 3

CONTEÚDO

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Que atitudes, comportamentos e práticas possibilitam a melhoria dos resultados nas organizações? Aqui na Siteware temos profissionais que, há mais de 20 anos, acompanham a execução do plano estratégico em empresas de diversos setores da economia. Isso nos permitiu ver na prática o que as empresas mais bem sucedidas fazem de diferente quando o assunto é engajar os colaboradores em torno da cultura orientada a resultados.

Na primeira postagem desta série, falamos sobre os pontos que, independente da metodologia adotada, devem constar do seu Planejamento Estratégico. Já no segundo post, abordamos uma das armadilhas mais comuns na elaboração da Estratégia: o excesso de objetivos, planos, indicadores e iniciativas.

Hoje iremos abordar um componente que normalmente é subestimado por muitas empresas e, por isso mesmo, pode dificultar a busca por seus resultados.

Comunicação

No mundo corporativo, um plano estratégico não pode ser feito ou executado por apenas uma pessoa. Esse trabalho pressupõe o envolvimento de colaboradores das diferentes áreas, cada um fornecendo sua visão sobre o futuro da empresa. Para que o resultado final seja muito mais do que um Mapa Estratégico fixado nas paredes, é necessário comunicar e, assim, envolver toda a empresa na execução da estratégia.

Promover a melhoria na comunicação dentro da empresa permite que as pessoas façam a gestão de seus negócios de uma forma mais transparente, envolvendo seus times no processo de tomada de decisão. Dessa forma, todos os colaboradores percebem a organização alinhada e compreendem como seu trabalho pode contribuir para o todo.

Nesse momento, para garantir a comunicação adequada à execução da estratégia, a empresa começa a gerar uma grande quantidade de arquivos e emails, o que dificulta a gestão do processo. Para resolver este problema é fundamental contar com um software de Gestão Estratégica, pois ele permite acompanhar o resultado de cada área através dos Indicadores de Desempenho (KPI’s), confrontando-os com as metas originadas do planejamento. O software deve ser capaz, também, de desdobrar os Objetivos Estratégicos em Projetos, Iniciativas e Planos de Ação, que envolvem e deixam claro a responsabilidade de todos ao longo do processo.

Ao se reunir todas estas informações em um mesmo local, fica fácil ver quais áreas estão performando bem e quais não estão. Da mesma forma, é fácil perceber quem está atingindo seus resultados e quem necessita de mais ajuda e suporte. Cabe ressaltar que, segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, as empresas orientadas a dados são, em média, 6% mais rentáveis do que seus concorrentes que não possuem esta preocupação.

É um engano creditar os ganhos na melhoria da performance da organização apenas ao novo nível de transparência e comunicação proporcionado pelo uso de um software. Painéis de gestão certamente ajudam a empresa a ser mais eficaz, mas não substituem a necessidade de práticas de gestão efetivas. Será sobre isso que iremos falar na próxima postagem desta série. Até lá…

Extrair a essência dos diferentes modelos de gestão e aplicá-las a sistemas completos, fáceis de usar e que ajudam sua empresa a melhorar seus resultados, esse é o propósito da Siteware. Nossos produtos contam também com recursos de uma rede social corporativa. Solicite uma demonstração e conheça nossas soluções.

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