10 mudanças para aumentar a produtividade do seu time em 1 semana!

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Você sabia que a maioria dos funcionários de uma empresa passa apenas 45% do seu tempo desenvolvendo sua principal função?

Até o funcionário mais atencioso ao trabalho é arrastado por reuniões longas e improdutivas, muitos e-mails e os efeitos do stress acumulado.

Para aumentar, imediatamente, a produtividade do seu time, implemente essas 10 mudanças e veja a eficiência e eficácia de seus funcionários crescer significativamente:

1 – Enfatize o senso de comunidade

Um forte senso de comunidade proporciona ao profissional uma rede de apoio, empoderando os funcionários a trazer o seu melhor para o trabalho. Mude para uma postura de apreciação do trabalho de sua equipe e tenha impacto imediato na produtividade.

2 – Não seja multitarefas

Como já falamos nesse post, ser multitarefas é, na verdade, um modo de enganar seu cérebro a acreditar que está realizando muito, quando está mesmo perdendo produtividade. Tenha foco em suas ações e estimule seu time a ter foco em suas atividades, não transitando entre mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

3 – Música

Encoraje seus funcionários a trabalharem ouvindo suas músicas favoritas. Como já foi falado nesse post, a música oferece uma válvula de escape para ambientes barulhentos ou com muitas distrações, além de ajudar os funcionários a entrar num ritmo ao desenvolverem tarefas repetitivas.

4 – Implemente reports semanais

Ao invés de depender de follow-ups informais, dê a seus funcionários a oportunidade de entregar reports semanais sobre seu trabalho. Entregar um registro de suas atividades ao fim da semana estimula a responsabilidade e aumenta a motivação, diminuindo o período de procrastinação do funcionário.

5 – Deixe as pessoas trabalharem de casa

Gerentes pensam que a produtividade cai quando o funcionário trabalha de casa por causa de distrações óbvias. No entanto, um estudo realizado pela Universidade de Stanford provou que a performance do funcionário aumenta em até 13% quando ele está em casa. As pessoas prosperam em seus ambientes domésticos, acabam fazendo menos intervalos e faltando menos ao trabalho.

6 – Reuniões em pé antes do almoço

Você já teve uma reunião logo antes do almoço? Mark Tonkelowitz, do Facebook, faz suas reuniões diárias ao meio dia e insiste que todos do time fiquem em pé para a conversa. Ele é um dos muitos gerentes de tecnologia que acreditam que o horário pré-almoço agiliza a reunião. Além disso, ficar em pé encoraja conversas ágeis, ao contrário de sentar em uma sala de reunião.

7 – Use tempos específicos para os projetos

Para aumentar a produtividade, os funcionários devem separar períodos de 30 a 50 minutos para focar em tarefas específicas, segundo Daniel J. Levitin. O autor diz, ainda, que “se você quer ser mais produtivo e criativo, além de ter mais energia, a ciência sugere que você reparta o seu dia em períodos de projeto.” Peça a seus funcionários que criem seu calendário de ações dividido em projetos.

8 – Limite suas reuniões

Reuniões improdutivas custam tempo e dinheiro. Tente diminuir as reuniões com seu time para que possam completar seus projetos com facilidade e eficiência.

9 – Seja transparente

Seja claro com seus funcionários. Quanto mais informações eles tiverem, mais eles saberão e mais poderão lhe ajudar nos momentos de gargalo.

10 – Diminua a quantidade de e-mails

Como já falamos ler e responder e-mails consome 28% do tempo de trabalho de seus funcionários. Além disso, eles demoram cerca de 15 minutos após responder a um e-mail para conseguirem voltar a ser produtivos novamente. Então diminua a quantidade de e-mails que usa internamente!

E na sua empresa? Como você lida com a produtividade do seu time?

A Siteware desenvolve uma rede social da performance corporativa pensada para aumentar a produtividade e melhorar os resultados da sua empresa!

Conheça nossas soluções