Inteligência artificial para vendas: usando a tecnologia para organizar processos e alavancar resultados

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inteligência artificial para vendas

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Inteligência artificial é uma expressão veterana entre as tendências da tecnologia. Estima-se que os estudos sobre ela tenham começado por volta de 1950 – e, conforme foi se desenvolvendo, ela alcançou todos os âmbitos, inclusive empresarial e comercial.

A todo momento, o mercado faz com que surjam novas alternativas para que o acesso a essas aplicações seja mais simples. O resultado disso é que elas estão acessíveis a todos os segmentos, em algum grau. É aí que entra a Inteligência Artificial para Vendas.

Como você sabe, a inteligência artificial para vendas não chega a ser uma novidade. Um estudo realizado em 2015 pela McKinsey revelou que a área de Vendas é uma das principais impactadas positivamente pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial.

Então, por que não ter seus benefícios difundidos? É sobre isso que vamos falar nesse conteúdo. Ao ler esse texto, você vai descobrir como a tecnologia ajuda a organizar processos para aumentar a produtividade e, como consequência, alavancar resultados.

Leia também: Investimento em tecnologia nas empresas: por que fazer?

Entenda como a inteligência artificial para vendas vai melhorar seus resultados:

O que é Inteligência artificial para vendas?

Trata-se do uso de técnicas da tecnologia de inteligência artificial para organizar processos comerciais e melhorar a produtividade. Já a Inteligência Artificial, como você sabe, é um ramo da Ciência da Computação dedicado ao desenvolvimento de features capazes de estimular a inteligência humana – pode ser automatizada ou evolutiva (como no caso do Machine Learning).

Como a inteligência artificial para vendas vai alavancar resultados na sua empresa?

Melhorando a qualificação de leads

A inteligência artificial para vendas já alcançou ferramentas fundamentais de qualificação, como o lead scoring. O conceito dele é simples e já consolidado no mercado: com um sistema de pontuação, ele permite priorizar leads que tenham maior prontidão de compra. A novidade trazida pela inteligência artificial em vendas é que o lead scoring pode ser mais assertivo ao utilizar o machine learning no processo de prospecção – de forma que o sistema sempre vai prospectar leads semelhantes àqueles que realmente estão fechando vendas.

Aumentando a produtividade das equipes

Uma parte importante do trabalho de análise de perfil é feita por meio da inteligência artificial para vendas . Com isso, todo o trabalho de prospecção é otimizado no setor de vendas e desonera os vendedores. Dessa forma, aumenta a produtividade de todo o time, já que os profissionais de Vendas não precisam mais perder tempo com tarefas como análise de perfil do prospect ou lead scoring manual, por exemplo.

Melhorando a assertividade das ações

É também por meio do machine learning que se pode melhorar os parâmetros para agendamento das ações de abordagem e contato de follow up, já que elas são programadas pelo sistema a partir do cruzamento automático da taxa de sucesso em contatar o lead com um histórico de contato.

Facilitando a gestão por indicadores

É indiscutível a enorme facilidade de implementar uma gestão com base em dados em uma empresa – uma realidade completamente diferente de há uns anos, quando a coleta de todo e qualquer dado dependia de uma extensa pesquisa de mercado. Ainda mais quando é possível contar com a Inteligência Artificial para Vendas para ajudar na análise e cruzamento desses dados.

Facilitando o planejamento estratégico empresarial

Ao entregar para a sua empresa tantos benefícios de análise e cruzamento de dados feitos de maneira automática, ela garante muita inteligência para as ações automatizadas. Com isso, sobra mais tempo para elaborar e seguir um planejamento estratégico.

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Agora que você já sabe como a inteligência artificial para vendas pode alavancar os resultados na sua empresa, que tal que tal implementar as nossas dicas na rotina de seu time comercial?

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Este post foi escrito pela equipe da Exact Sales.