Processos

9 indicadores de desempenho de departamento fiscal: mantenha seus tributos sempre em dia

9 indicadores de desempenho de departamento fiscal: mantenha seus tributos sempre em dia

Publicação : 30/07/2019

Por Siteware

8 min

indicadores de desempenho de departamento fiscal
indicadores de desempenho de departamento fiscal

O Brasil é conhecido com um país com um legislação fiscal bastante complexa.

Por isso, estar atento ao desempenho de sua empresa para cumprir com essas obrigações é muito importante.

Nesse contexto, o departamento fiscal é uma das bases fundamentais para que uma empresa atinja esse objetivo. Pois é a partir das atividades desenvolvidas por esse setor que se torna possível obter benefícios fiscais, reduzir custos e manter-se em dia perante a Receita Federal.

Tendo isso em vista, mensurar os resultados de performance desse setor é uma prática indispensável. Os indicadores de desempenho para departamento fiscal são importantes ferramentas capazes de fornecer informações valiosas que servirão para fundamentar processos de tomadas de decisão.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais indicadores que você pode implementar na sua empresa. Confira e saiba como acompanhar e avaliar o departamento fiscal do seu negócio.

Leia também: Gestão de notas fiscais: como automatizar esse processo?

9 indicadores de desempenho para departamento fiscal

Selecionamos alguns indicadores de desempenho de departamento fiscal. É muito importante escolher quais deles são os ideais para o seu negócio. Mas você sabe como criar indicadores para sua empresa? 

Então, antes de conhecer nossa lista de indicadores, confira este vídeo:

1 – Taxa de Imposto Efetiva

A taxa de imposto efetiva é o valor que realmente incide sobre os rendimentos.

Historicamente, muitas empresas usaram sua taxa de imposto efetiva como a principal medida de desempenho para o departamento fiscal. A vantagem dessa abordagem é que a taxa de imposto efetiva é tangível, fácil de medir e pode ser um bom reflexo da eficácia do planejamento tributário de uma empresa.

No entanto, a taxa de imposto efetiva também tem suas desvantagens. Por um lado, o nível geral da alíquota efetiva pode depender de outros fatores, como o modelo de negócios da empresa, que estão fora do controle do departamento fiscal. Existe também o risco de que a dependência da taxa de imposto efetiva possa distorcer o perfil de risco da função fiscal.

2 – Notas fiscais entregues no prazo

As notas fiscais são comprovantes de que a sua empresa realizou determinada venda ou prestou algum de tipo de serviço. Elas servem como um registro da receita obtida e é essencial para apurar os impostos decorrentes de cada venda.

Com o indicador de notas fiscais entregues no prazo, você consegue garantir que a emissão de NFs esteja dentro dos dos conformes previstos em lei.

3 – Quantidade de mercadorias devolvidas por erro de emissão de nota fiscal

Este indicador mede a quantidade de mercadorias que acabaram sendo devolvidas devido a algum tipo de erro na hora de emitir a nota fiscal. Dentre esses erros, podemos citar valores equivocados, descrição do produto, data da compra etc.

4 – Notas fiscais eletrônicas rejeitadas

Com os avanços tecnológicas, cada vez mais empresas estão optando pelo uso de notas fiscais eletrônicas. No entanto, pode acontecer de a sua nota fiscal eletrônica não ser aprovada quando submetida à Secretaria da Fazenda, sendo atribuída a ela o status de rejeitada.

Os principais motivos para que isso aconteça são o não cadastramento da sua empresa como emissora de nota fiscal eletrônica, assinatura digital corrompida e erros no cadastro de clientes.

5 – Quantidade de multas recebidas

Este é um dos mais importantes indicadores de desempenho para departamento fiscal. Por meio dele, é possível acompanhar quantas multas a sua empresa recebeu em determinado período e chegar à causa-raiz dessas penalidades e evitar que elas se repitam futuramente.

6 – Quantidade de obrigações entregues

As obrigações fiscais que as empresas precisam cumprir no Brasil não se resumem ao pagamento de tributos. Há também uma série de regulamentações, declarações e rotinas que também precisam ser observadas.

Dentre as obrigações a serem entregues, podemos citar:

  • Imposto de Renda para Pessoa Jurídica;
  • Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • Declaração Apuração da Arrecadação do Simples Nacional.

7 – Número de pessoas treinadas

Há também indicadores de desempenho para departamento fiscal voltado para os profissionais desse setor. Para lidar com tributos e outras questões fiscais, é preciso contar com pessoal devidamente treinado e capacitado.

Por isso, é importante ter como indicador a quantidade de pessoas treinadas.

Saiba mais: Indicadores de departamento pessoal: confira 7 exemplos e mantenha seus talentos sempre motivados

8 – Índice de aproveitamento das pessoas treinadas

Mas só promover treinamento com os colaboradores do departamento fiscal não basta. É preciso garantir que eles absorveram o conteúdo que foi passado. Para este indicador, você pode realizar testes e pesquisas com os participantes.

9 – Índice de créditos recuperados

Este indicador mede o quanto de crédito você conseguiu recuperar em restituições durante determinado período.

Esses foram os 9 principais indicadores de desempenho para departamento fiscal. Implemente-os na sua empresa para acompanhar e melhorar continuamente a performance deste que é um setor vital para qualquer negócio.

Além disso, esses indicadores são importantes para avaliar também como está o compliance em sua empresa. Você conhece o conceito de compliance? Então, confira este vídeo:

Saiba mais: Entenda o que é compliance nas empresas e a importância desse conceito

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Assim, ele permite que você crie, acompanha e e compartilhe indicadores de desempenho com sua equipe. Dessa forma, proporciona mais transparência, um acompanhamento constante e as informações que você precisa para tomar decisões.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer começar a acompanhar indicadores rapidamente? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como criar o seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *