Indicadores de desempenho de controladoria: 4 principais para encontrar os resultados [reais] da sua empresa

CONTEÚDO

indicadores de desempenho controladoria

CONTEÚDO

Todo mundo fala da importância de controlar e acompanhar os processos de uma empresa. Mas quando se fala em controladoria, parece que a coisa fica mas séria. Para muitos, a controladoria acaba se tornando um “bicho de 7 cabeças”.

Na verdade, o trabalho de controladoria é um dos mais relevantes para qualquer empresa. É com ele que uma organização consegue enxergar de forma prática os resultados alcançados de acordo com a análise de todos os dados e informações que foram gerados.

Não é algo tão complexo. Mas, com certeza, muito importante!

Mas, para isso, você precisa saber quais são os indicadores de desempenho de controladoria mais usados.

É isso mesmo, existe uma série de KPIs de controladoria para que os profissionais da área, geralmente os gerentes de controladoria – também chamados de Controllers – precisam acompanhar na sua rotina de trabalho.

É a partir desses indicadores de desempenho de controladoria que a empresa consegue ajustar seu planejamento estratégico e seguir rumo aos seus objetivos.

Para te ajudar a entender quais são os KPIs de controladoria mais importantes para o seu negócio, confira a lista dos 4 principais que separamos agora.

Você sabe como fazer a gestão de indicadores de desempenho? Então, antes de prosseguir, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

4 principais indicadores de desempenho de controladoria

A percepção do sucesso de uma empresa passa muito pela gestão bem feita na área financeira. Por isso, os indicadores financeiros são a grande maioria que aparece na lista de KPIs de controladoria.

Mas, é claro, não podemos nos restringir a eles. (Veja mais sobre isso neste e-book gratuito: Desmistificando o Balanced Scorecard).

Embora alguns KPIs sejam mais informativos do que outros, todos eles fornecem insights que podem gerar benefícios para a empresa. O que você realmente deve evitar é o uso indevido dos KPIs.

Em outras palavras, se você não calcular um indicador corretamente ou interpretar as informações de maneira errada, você fará mais mal do que bem ao seu negócio.

Por isso, confira agora quais são os 4 principais indicadores de desempenho de controladoria. Veja também porque eles são importantes para o seu negócio.

Leia também: Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho

1- Margem de lucro líquido

O KPI de controladoria da Margem de Lucro Líquido calcula a eficácia do seu negócio na geração de lucro em cada centavo de receita que foi obtido ao longo de determinado período de tempo.

Este que é o mais importante indicador de desempenho da gestão financeira é calculado dividindo o lucro líquido da sua empresa pela receita total da sua empresa no mesmo período de tempo.

Ao abater despesas da receita total, no caso do lucro líquido, considere não apenas os custos diretos, mas também as despesas operacionais e administrativas.

Esse KPI financeiro é um excelente índice para comprovar a lucratividade do seu negócio. Ele é muito útil para tomar decisões estratégicas, de longo prazo, e também operacionais, em alguns casos.

2- Taxa de recebimentos do contas a receber

O KPI das contas a receber mostra a taxa do que a sua empresa está efetivamente recebendo dos clientes. Ou seja: o que está constando como recebido, e não como dívidas para com o seu negócio.

Calcule esse KPI analisando seus ganhos totais por meio das suas vendas em um determinado período em relação ao seu contas a receber medido no mesmo período.

O turnover, ou seja, a falta de pagamento, vai impactar diretamente nos resultados esperados em relação ao que realmente obteve de recebimento.

Esse que é um dos indicadores de desempenho de controladoria mais valiosos para a organização. Ele pode alertar sobre pagamentos pendentes e ajudar a maximizar a eficiência de suas cobranças de pagamentos.

E se existe o indicador do turnover do contas a receber, também há a o KPI do turnover de contas a pagar. Ele mostra a taxa com que sua empresa está pagando suas dívidas.

3- Rotatividade do estoque

Obviamente, para atender a demanda, as empresas devem manter o inventário fluindo para compras e para vendas.

Algumas vezes, pode parecer que você nunca está vendendo totalmente seu inventário porque sempre tem mais entrada do que saída.

É por isso que o KPI de giro do estoque ajuda a ver quanto do seu estoque médio você efetivamente vendeu em um determinado período de tempo.

Ele é calculado dividindo as vendas dentro de um determinado período de tempo pelo estoque médio no mesmo período.

Isso pode ajudá-lo a determinar a força ou a fraqueza de suas vendas naquele momento.

Saiba mais: Para que serve, como calcular e o que é KPI de logística

4- Desvio de orçamento

O quão realista são suas projeções orçamentárias? O indicador de variação do orçamento compara os totais projetados com os valores reais que foram utilizados.

Comparando com os outros indicadores de desempenho de controladoria, esse pode ajudar as empresas a prever com mais eficiência as necessidades orçamentárias. Para isso, ele calcula e analisa as diferenças entre suas projeções e os dados reais.

Para conseguir gerenciar todos esses indicadores de desempenho de controladoria no dia a dia, é fundamental contar também com um bom software de gestão empresarial.

É com ele que você pode definir todas as metas e ainda acompanhar de forma rápida qual a evolução dos números no passar do tempo.

Leia também: Faça a gestão de KPIs em seu negócio seguindo 6 passos

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa bastante completo e fácil de ser operado. Com ele fica muito mais fácil acompanhar os indicadores de desempenho de equipes e de processos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 21 Indicadores de desempenho de controladoria: 4 principais para encontrar os resultados [reais] da sua empresa

assinatura mar 18 daniella 21 Indicadores de desempenho de controladoria: 4 principais para encontrar os resultados [reais] da sua empresa

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer mais dicas e ferramentas sobre KPIs? Então, baixe nosso kit gratuito: Kit KPIs – Crie, gerencie e analise seus indicadores