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Como contratar uma equipe de limpeza hospitalar terceirizada

CONTEÚDO

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CONTEÚDO

Como administrador de um hospital, proprietário de uma clínica médica ou gerente de instalações, você deve gerenciar e administrar muitas coisas.

Quando você contrata um serviço de limpeza terceirizada, deseja passar as tarefas para a empresa de limpeza, confiando que eles têm as informações, treinamento e sistemas que garantem que o trabalho seja concluído no padrão exigido.

Por isso, é realmente decepcionante e frustrante quando você percebe que uma empresa não tem uma equipe de limpeza hospitalar à altura do trabalho.

Tipos de limpeza hospitalar

Limpeza concorrente

É aquela realizada, de forma geral, diariamente e sempre que necessário.Utiliza-se a limpeza úmida e o uso de água e sabão.

A limpeza concorrente inclui:

  • os pisos;
  • instalações sanitárias;
  • superfícies horizontais de equipamentos e mobiliários;
  • alguns utensílios utilizados;
  • esvaziamento e troca de recipientes de resíduos.

Limpeza terminal

É uma limpeza mais completa, abrangendo todo o ambiente e todos os materiais e equipamentos, nas suas superfícies externas e internas, em todos os cantos.

Na unidade de um paciente internado deve ser realizada após sua alta, transferência ou óbito. E em centros cirúrgicos após as cirurgias eletivas do dia.

Limpeza imediata

É realizada quando ocorre sujidade em áreas críticas e semicríticas, em qualquer período do dia.

Consiste na remoção imediata de respingos ou deposição de matéria orgânica para evitar a sua veiculação ou seu ressecamento e conseqüente liberação para o ambiente dos microrganismos porventura presentes.

Após esse tipo de trabalho, avalia-se a necessidade ou não de descontaminação da equipe de limpeza hospitalar que realizou o serviço.

Encontrando a equipe de limpeza hospitalar certa

Você sabe que precisa contar com uma equipe de limpeza hospitalar confiável e capacitada. Mas o desafio é saber como identificar uma empresa de limpeza que faz verdadeiramente um bom trabalho.

Uma ótima maneira de encontrar a empresa certa é pedir referências de empresas a outros Gerentes que administram instalações de saúde como a sua.

Mas o que mais você pode fazer para encontrar o serviço certo e a equipe de limpeza hospitalar ideal para seu hospital?

A experiência é o melhor professor

As empresas de prestação de serviços de limpeza hospitalar com melhor desempenho são normalmente aquelas que têm mais experiência nessa área específica da indústria de manutenção e limpeza.

Uma empresa de limpeza que já prestou serviços na área da Saúde provavelmente desenvolveu um treinamento específico para equipe de limpeza e já solucionou muitos problemas relacionados à curva de aprendizagem dos seus funcionários.

Na mesma nota, uma empresa de limpeza hospitalar experiente terá um sólido conhecimento do lado regulatório e de conformidade da limpeza em espaços de Saúde.

Qualquer serviço de zeladoria comercial que pretenda limpar um centro de saúde, consultório médico ou clínica deve ter uma compreensão completa e atualizada dos patógenos transmitidos pelo sangue e outras diretrizes de segurança pertinentes.

As melhores equipes de limpeza hospitalar também terão amplo conhecimento de produtos químicos aprovados para limpeza de hospitais.

Cuidados em relação ao uso de produtos químicos

  • Estabelecer quais produtos podem ser utilizados;
  • Adquirir somente produtos com registro;
  • Realizar a diluição em local adequado e por pessoal treinado.;
  • Observar as condições de armazenamento (local e embalagem);
  • Orientar para que não realizem mistura de produtos.

A empresa passa confiança?

Em qualquer setor de serviços, as pessoas são o elemento mais crítico e isso não é menos verdade quando se trata de limpeza na área da Saúde. Que gerente de instalações deseja que as pessoas que trabalham em seu prédio não sejam completamente qualificadas?

Basta pensar no que poderia dar errado se a pessoa errada tiver acesso à sua instituição de saúde. Qualquer empresa de serviço de limpeza hospitalar deve ser capaz de mostrar-lhe precisamente o que eles fazem para rastrear cada funcionário que entra em suas instalações.

Eles devem executar verificações de antecedentes criminais, testes de drogas e verificação de referência e emprego para garantir uma camada adicional de segurança e transparência às contratações.

Um perfil geral para um funcionário de equipe de limpeza hospitalar é:

  • Escolaridade: 1º grau (obrigatório) e 2º grau completo (obrigatório).
  • Potencial de aprendizado
  • Capacidade de manter um relacionamento interpessoal
  • Trabalhar em equipe,
  • Postura profissional e pessoal adequada.

Outro detalhe importante é a identificação de cada membro da equipe. Entre as regras estão:

  • Uso de uniforme completo (inclui luvas de borracha, sapatos impermeáveis);
  • Higiene pessoal básica;
  • Prevenção de acidente de trabalho.

A empresa de limpeza hospitalar treina seu pessoal?

Seguindo os critérios de seleção, uma empresa com uma equipe de limpeza hospitalar sólida e de alto desempenho será capaz de realmente mostrar-lhe sua formação e não apenas oferecer o serviço.

Exatamente como a sua empresa de limpeza está engajando seus colaboradores para lidar com as necessidades específicas de um centro de saúde?

E quer saber um grande segredo para encontrar a melhor equipe de limpeza hospitalar? Olhe para aquelas empresas que têm uma rotatividade de pessoal bem abaixo da média.

Na verdade, se você, como Gerente, estiver trabalhando com uma empresa de limpeza hospitalar com maior rotatividade, estará pagando preços mais altos por funcionários menos experientes. E isso diminui significativamente o valor do que você está recebendo.

As empresa também devem oferecer aos funcionários programas de atualização em técnicas de limpeza, controle de infecção, ética e soluções (diluição, uso e riscos).

Encontrando uma empresa de limpeza hospitalar com sistemas que garantem o sucesso

Você tem sistemas para manter seu negócio funcionando sem problemas, certo? Em uma empresa de limpeza hospitalar não deve ser diferente.

Empresas de limpeza médica profissionais, sérias e estabelecidas, perceberam cedo o que é necessário para administrar o crescimento do negócio e prestar um serviço consistente.

De qualquer forma, com os sistemas em vigor, desde a forma como eles contratam até a forma como eles treinam seu pessoal, mantêm a empresa funcionando perfeitamente com clientes felizes e satisfeitos.

vantagens e desvantagens na terceirização de serviços de limpeza e se você tem ou vai contratar uma equipe de limpeza hospitalar deve ficar atento aos critérios acima que vão te ajudar a criar uma boa base para referência.

Para garantir que o melhor serviço será prestado, deve-se elaborar um planejamento detalhado e cuidadoso para a execução das tarefas. Avaliando a intensidade do tráfego, presença dos usuários no local, horários de determinadas atividades e o processo a ser utilizado.

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