17 exemplos de valores de uma empresa para se inspirar

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Já entrou em uma loja ou acessou um site e notou um espaço com a descrição de alguns princípios da marca? Pois é, esses são exemplos de valores de uma empresa. Porém, você sabe exatamente o que significam e sua importância?

Bem, para construir e fortalecer a cultura corporativa, além da missão e da visão, é fundamental estabelecer com clareza o conjunto de valores que orientam o comportamento dos colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e as tomadas de decisão das lideranças.

Os valores dão forma a um dos pilares que sustentam a identidade da organização e servem como base para a elaboração das estratégias de negócio.

Para mostrar a importância desses conceitos, preparamos este artigo! Nele, explicamos:

  • O que são os valores de uma empresa?
  • Qual a importância dos valores de uma empresa?
  • Como definir os valores de uma empresa?
  • 17 exemplos de valores de empresas famosas para se inspirar
  • Como saber os valores da minha empresa?

Continue lendo e confira!

O que são os valores de uma empresa?

Os valores de uma empresa são um conjunto de crenças e princípios que orientam o comportamento dos membros da organização. Eles se referem àquilo que a companhia acredita, defende e valoriza, também se conectando com a maneira com que deseja ser percebida pelo público e o mercado.

É com base nos valores organizacionais que as decisões estratégicas são tomadas e, como tal, a sua definição está diretamente ligada ao planejamento estratégico. Para auxiliar na execução e definição do planejamento estratégico, leia: Ferramentas e sistemas de planejamento estratégico: os 7 melhores!

Qual a importância dos valores de uma empresa?

O que você acharia de uma pessoa que não tem valores? Geralmente a conexão entre amigos se dá por ter princípios em comum.

Essa percepção é a mesma quando trazemos o assunto para o mundo corporativo. Uma empresa é uma marca, que transmite confiança e outros valores atrelados à sua essência, ao seu propósito de existir. Ou seja: é sua identidade.

Logo, ter valores que condizem com as ações realizadas interna e externamente contribui para elevar a afinidade com seu público-alvo e aprofundar seu relacionamento com ele, focando em ganhar clientes fiéis à marca. E isso só é possível se eles se identificarem com seus propósitos e formas de trabalhar.

Além disso, eles guiam a tomada de decisão de líderes, pois devem sempre seguir as regras e as crenças da empresa. O que reflete também no engajamento dos colaboradores, que são tratados da forma que a empresa se posiciona no mercado. O resultado? Eles vestem a camisa da organização e elevam sua produtividade.

Os princípios de uma empresa também são responsáveis pelo clima organizacional, deixando todos os processos alinhados, assim como estabelece normas para os modos de agir com outros profissionais.

Dessa forma, há maior união, respeito e fortalecimento das equipes, influenciado a maior retenção de talentos – que possuem o fit da empresa.

Como definir os valores de uma empresa?

Os valores organizacionais precisam estar claramente definidos e amplamente difundidos entre sócios, acionistas, diretores, gestores e colaboradores em geral. Porém, afinal, como descrevê-los? Em primeiro lugar, é necessário que a companhia estabeleça de 5 a 7 princípios dos quais ela não abre mão e fazem parte de sua essência.

Para chegar a esse número, existem algumas dicas:

  • defina os valores com clareza e objetividade, de modo a facilitar a compreensão de todos. Portanto, use palavras simples e diretas;
  • conecte os valores aos objetivos de longo prazo da organização;
  • defenda os princípios que façam sentido para o público-alvo do negócio e que tenham relação com a solução que a empresa oferece;
  • deixe os valores visíveis para todos – sempre;
  • selecione valores que ajudem a diferenciar sua empresa dos concorrentes.

O Google, por exemplo, é uma companhia conhecida por ter diretrizes operacionais e valores muito bem-definidos. Diante disso, confira as sugestões da própria empresa para ajudar na hora de definir os valores do seu negócio:

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Para complementar, quer ver quais podem ser os valores de uma empresa? Continue lendo e confira os 17 exemplos que separamos para você!

Veja mais: Aprenda como definir valores de uma empresa e empregá-los adequadamente

17 exemplos de valores de uma empresa para você se inspirar

Um dos exemplos que citamos é da Disney. Como uma identidade e um posicionamento de marca muito bem-definidos, ela diz que seus valores são: criatividade, sonhos e imaginação. Já os da Nike, incluem inovação, modernidade, foco nas necessidades do público, combate ao preconceito no esporte e encorajamento a novas conquistas.

Faz sentido, não é mesmo?

Conheça 17 exemplos de valores de empresas do ramo de alimentação, de tecnologia, do entretenimento, da moda, entre outros. Tudo para garantir variedade para você. Confira!

  1. Valores da Vale

Os valores da Vale são:

  • agir de forma correta;
  • a vida em primeiro lugar;
  • valorizar quem faz a nossa empresa;
  • crescer e evoluir juntos;
  • cuidar do nosso planeta;
  • fazer acontecer.
  1. Valores da Adidas

A Adidas descreve seus valores da seguinte maneira:

  • incentivo à disciplina e à humildade;
  • inclusão em todas as comunidades globais;
  • autenticidade;
  • comprometimento;
  • honestidade.
  1. Valores da Nike

Já a Nike usa estes valores:

  • inovação;
  • modernidade;
  • foco nas necessidades do público;
  • combate ao preconceito no esporte;
  • encorajamento a novas conquistas e desafios.
  1. Valores da Coca-Cola

Os valores da Coca-Cola são:

  • inovação;
  • liderança;
  • responsabilidade;
  • integridade;
  • paixão;
  • colaboração;
  • diversidade;
  • qualidade.
  1. Valores da Cacau Show

A Cacau Show descreve seus valores da seguinte maneira:

  • paixão por realizar;
  • mais com menos;
  • inovação;
  • atenção aos detalhes.
  1. Valores da Kopenhagen

Os valores da Kopenhagen são os seguintes:

  1. Valores da Avon

A Avon tem em seus valores:

  • confiança;
  • respeito;
  • crença;
  • humildade;
  • integridade.
  1. Valores da Natura

A Natura descreve seus valores empresariais como:

  • humanismo;
  • criatividade;
  • equilíbrio;
  • transparência.
  1. Valores da Gerdau

Para a Gerdau, os valores são:

  • segurança das pessoas acima de tudo;
  • respeito;
  • comprometimento;
  • excelência com simplicidade;
  • foco em resultados;
  • integridade com todos os públicos;
  • sustentabilidade econômica, social e ambiental.
  1. Valores da Petrobras

Estes são os valores empresariais da Petrobras:

  • respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente;
  • ética e transparência;
  • orientação ao mercado;
  • superação e confiança;
  • resultados.
  1. Valores do Itaú

Veja os valores do Itaú:

  • só é bom para a gente, se for bom para o cliente;
  • ética é inegociável;
  • simplicidade;
  • gente é tudo para gente.
  1. Valores do HSBC

Confira quais são os valores do HSBC:

  • atender aos mais altos padrões de ética;
  • comunicação clara e precisa; 
  • trabalho em equipe;
  • consistência e foco; 
  • transparência.
  1. Valores da Nestlé

Os valores da Nestlé incluem:

  • aperfeiçoamento do relacionamento com clientes e fornecedores;
  • qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços;
  • foco na satisfação dos consumidores;
  • compromisso, valorização e envolvimento dos Recursos Humanos;
  • compromisso com a verdade;
  • comportamento ético.
  1. Valores da Disney

Os valores da Disney focam em:

  • criatividade;
  • sonhos;
  • imaginação.
  1. Valores da Microsoft

Na Microsoft, tais valores são:

  • paixão por tecnologia;
  • integridade;
  • honestidade;
  • abertura e respeito;
  • atitude crítica;
  • responsabilidade.

Veja mais: Por que valores e cultura organizacional importam?

  1. Valores da Apple

Para a Apple, o importante é ter os seguintes valores:

  • comprometimento com o meio ambiente;
  • responsabilidade dos fornecedores;
  • inclusão e diversidade;
  • acessibilidade;
  • privacidade;
  • segurança.
  1. Valores da Samsung

Por fim, para a Samsung, os valores são:

  • pessoas;
  • excelência;
  • mudança;
  • integridade;
  • prosperidade para todos.

Leia também: Missão, visão e valores — aprenda de uma vez por todas a definir na sua empresa

Como saber o valor de uma empresa?

Depois desses 17 exemplos de valores de empresas renomadas no mercado, percebeu como eles conversam diretamente com sua essência e público?

Mesmo sendo um banco ou qualquer instituição financeira, a forma de apresentar seus princípios muda de acordo com a identidade da organização. Por exemplo, a linguagem usada nos valores do Itaú é diferente da compartilhada pelo HSBC. E por quê? Porque as empresas possuem personalidades de marca e públicos distintos.

E isso guia toda e qualquer forma de comunicação que a empresa tenha com seus clientes. Podemos sentir essa diferença até mesmo ao assistir a propagandas, o tom de voz usado no site, como os colaboradores se vestem e se portam, e muitos outros aspectos.

Porém, como saber o valor de uma empresa e tomar essa decisão tão importante de criar uma base sólida para todo o desenvolvimento do negócio? Confira dicas práticas para dar os primeiros passos!

Descubra a identidade da sua marca

É uma marca jovem e moderna ou mais clássica e conservadora? Como ela se apresenta ao mercado e aos seus clientes? O que ela precisa apresentar independentemente do contexto ou da situação?

Analise a cultura organizacional

É comum que muitas empresas abram as portas e ao encontrar uma certa estabilidade, pensem em descrever sua missão, sua visão e seus valores. E como já está em funcionamento, tem vários “potes de ouro” para descobrir os princípios verdadeiros do negócio.

E um deles é a análise da cultura organizacional que já existe. Pois, apesar de os sócios desejarem compartilhar determinados valores, isso não quer dizer que eles aconteçam da porta para dentro.

É importante fugir dos “clichês”, mas muitos deles se aplicam a várias empresas (e mercados) e, por isso, não são deixados de fora, como honestidade, transparência, trabalho colaborativo, segurança, entre outros.

Converse com gestores e colaboradores

O processo de definir os valores corporativos pode – e deve – incluir todos os colaboradores, do cargo mais baixo ao alto.

Afinal, são as equipes que vivenciam diariamente os processos e as operações e, por isso, possuem percepções valiosas sobre a empresa, sendo um reflexo de como o negócio funciona.

Pergunte aos clientes

Não tenha medo! Pergunte aos clientes o que elas acham da marca, quais percepções e emoções são geradas nessa relação. Para eles, quais são os pontos fortes? E o que a torna diferente da concorrência? 

Associe os valores à missão e à visão

Inspire-se com a visão e a missão definidas e veja quais os valores ocultos por trás delas. Afinal, como é preciso agir para alcançar os objetivos corporativos de longo prazo? Destaque pelo menos cinco fatores indispensáveis para a empresa crescer em seu setor de atuação.

Apesar de todos gostarem de ter segurança, alguns segmentos necessitam ainda mais delas, como instituições financeiras, fintechs e e-commerce.

Estude a realidade da empresa

Depois de coletar opiniões de clientes e colaboradores de todos os níveis de cargo, é hora de entender se os valores são reais ou desejados. É importante dar alguns passos atrás e verificar se eles realmente são aplicados no dia a dia do negócio.

Avalie as formas de admissão e demissão

Outras ações que apontam os valores de uma empresa são a admissão e demissão de funcionários. Inclusive os critérios usados para sua promoção.

Quais são os aspectos indispensáveis para alguém ser contratado, promovido ou dispensado?

Saiba mais: Dicas para o RH repensar o processo de admissão

Como gerenciar os valores da empresa ao longo do tempo?

Durante o processo de estruturação dos valores da sua empresa, o ideal é contar com a ajuda de um sistema de comunicação interna, que permite gerar relatórios com resultados da equipe e acompanhar de perto o dia a dia dos colaboradores.

Além de ajudar a definir os valores da empresa, os dados integrados contribuem para o gestor entender a aplicação deles na rotina dos profissionais. Há trabalho corporativo ou o clima é totalmente de competição, por exemplo?

Um bom sistema de gestão empresarial facilita o acompanhamento do desempenho da equipe e centraliza os indicadores, fazendo com que todos os dados fiquem organizados. Graças a isso, você consegue focar em tomar decisões assertivas.

E a boa notícia é que existe um software que entrega tudo isso e muito mais: o STRATWs One. Com ele, você e seus gestores organizam as rotinas de trabalho e engajam todo o time. Aproveite para pedir uma demonstração gratuita e confira como ele funciona na prática!

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