Aprenda como definir valores de uma empresa e empregá-los adequadamente

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Como definir valores de uma empresa

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Você sabe como definir valores de uma empresa? As pessoas querem que os valores de sua empresa sejam respeitáveis e intocáveis. No entanto, bons líderes devem saber que eles precisam ser bem estruturados e implementados na cultura organizacional.

Quando isso não acontece, os valores viram apenas uma fachada da organização, e os gestores acabam sentindo os efeitos negativos desse comportamento na equipe, que podem surgir em forma de ressentimento e indiferença.

O resultado doloroso desse mau uso, de acordo com estudos, é que apenas 23% dos funcionários aplicam os valores de sua organização em seu trabalho todos os dias, além de apenas 27% acreditarem nos mesmos.

Por isso, é fundamental saber como definir valores de uma empresa e divulgá-los adequadamente. Existem muitas condições importantes que demonstram o poder de valores bem definidos, mas três se destacam:

Como definir valores de uma empresa e torná-los respeitados pelos colaboradores: 

  1. Escreva uma declaração de valores. Ela deve ser usada como o início de uma jornada contínua e transformadora, e não como a conclusão dela. O documento precisa estar sempre aberto para possíveis discussões e mudanças. Não há como definir valores de uma empresa sem esta declaração documentada.
  2. Aplique-os valores definidos na declaração de cima para baixo. As pessoas devem ser selecionadas, avaliadas e treinadas sobre como incorporá-los em seu trabalho, e a responsabilidade desse processo deve começar pelas pessoas mais importantes da organização.
  3. Os valores aplicados devem motivar a integridade. E, caso a empresa não consiga chegar a esse ponto, os líderes precisam ser os primeiros a admitir isso.

Os valores têm o poder de gerar mudanças significativas no desempenho da equipe ao moldar uma cultura, e quando mal utilizados, podem prejudicar o desempenho com força tóxica. Quando essas três condições não estão presentes, eles acabam sendo mal utilizados. Veja como acontece:

Os valores podem se tornar uma arma de punição

Quando uma empresa não consegue incorporar espontaneamente seus valores, eles podem ser usados como uma forma de envergonhar e punir os colaboradores.

Essa distorção acaba sendo usada para fugir de problemas que poderiam ser resolvidos com diálogo e transparência. Por exemplo, é comum ver demissões justificadas por alguém não se “alinhar aos valores da empresa”. 

Acabam desviando a atenção da falta de conduta

Quando um novo valor surge com a intenção implícita de corrigir os comportamentos das pessoas, esperando que elas abracem e se adequem a ele, isso será a última coisa a acontecer.

O engajamento da equipe não acontece sem sinceridade e transparência. Valores mal aplicados acabam distanciando a organização da honestidade e da integridade quando deveriam fortificá-las. Campanhas que promovem novos valores despertam a ilusão de compromisso, enquanto as verdadeiras fontes do mau comportamento da equipe continuam se escondendo ao fundo.

Ao invés de iniciar a mudança, a criação de “declarações de valores” pode oferecer uma ilusão de mudança

O difícil trabalho de transformação deve começar com a definição de valores fundamentais. Mas, em algumas empresas, as equipes fazem grandes esforços para as mudanças começarem a acontecer e, depois de alguns meses, percebe-se que a atenção dada não trouxe resultado, apenas passou uma ilusão de mudança.

É importante analisar o processo para que os mesmos erros não sejam cometidos e que as ações sejam realmente inovadoras para a equipe.

Conclusão

A cultura organizacional gera resultado quando é moldada pela estratégia, tornando-se uma vantagem competitiva que atrai os melhores talentos para o negócio. Por outro lado, os valores que não significam nada para as pessoas enfraquecem a confiança, a integridade e a habilidade da empresa de competir com outras.

Os processos dentro da organização devem ter valores consistentes e bem estruturados, que reflitam o que torna a empresa bem-sucedida. Eles devem ser um misto de ações e palavras e, se a empresa não está disposta a fazer o difícil trabalho de incorporá-los em todas as partes da organização, ela não precisa nem se incomodar em escrevê-los.

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Texto adaptado daqui por:

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Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.

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