Gestão de Equipe

Saiba o que é cultura empresarial e 6 dicas para implantá-la com sucesso

Saiba o que é cultura empresarial e 6 dicas para implantá-la com sucesso

Publicação : 05/01/2017

Por Siteware

9 min

O que é cultura empresarial
O que é cultura empresarial

Nos dias de hoje, com um mercado cada vez mais competitivo, trabalhar em prol da evolução no funcionamento interno da empresa é fundamental para todo gestor.

Para encontrar um diferencial que faça com que sua marca conquiste destaque no mercado, essa busca deve fazer parte dos hábitos de todos os colaboradores e de acordo com as estratégias da companhia. Uma forma eficiente de alcançar esse objetivo é implementando uma cultura empresarial.

Mas você sabe o que é cultura empresarial?

Nesta postagem, além de entender o que é cultura empresarial, você vai descobrir maneiras eficazes de proporcionar um alinhamento entre os funcionários para que todos trabalhem em conformidade com os padrões estabelecidos pela empresa.

Para isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre como estabelecer uma cultura organizacional de sucesso. Confira!

O que é cultura empresarial e como implantá-la para o sucesso do negócio

Cultura empresarial é um conjunto de valores, hábitos e crenças compartilhado por seus integrantes e que auxilia na tomada de decisão e no direcionamento das ações de cada um deles.

Veja como consolidar uma cultura empresarial de sucesso:

1- Invista no desempenho individual e coletivo

A implantação de uma cultura empresarial é imprescindível para guiar os funcionários em direção às estratégias e aos métodos de trabalho definidos pela organização. É por meio dela que cada pessoa compreende qual o comportamento adequado no ambiente de trabalho, de acordo com o que é plausível pelas normas da instituição.

Isso traz diversas vantagens para o negócio como um todo. Uma das mais rapidamente perceptíveis é a melhoria no desempenho: seja individual ou coletivamente, os funcionários passam a trabalhar de maneira mais colaborativa, aumentando sua eficiência nas tarefas do dia a dia, além de promover um maior bem-estar para todos.

Esse avanço na produtividade pode ser conquistado com a implantação de uma cultura empresarial bem elaborada, que leve em conta as características e necessidades de cada equipe e funcionário dentro dos planos da empresa.

Para isso, é preciso contar com a colaboração daqueles que estão em posições de liderança.

2- Entenda a relação entre o líder e a cultura empresarial

o que é cultura empresarial

Para a implementação de qualquer mudança comportamental em uma empresa, é fundamental que o comportamento dos líderes reflita aquilo que se espera dos funcionários. O líder deve não só intermediar as comunicações durante o período de mudança como, também, atuar de forma exemplar para os funcionários de seu time. Ou seja, a mudança deve vir de cima.

A razão disso é que o papel desempenhado por um líder é bem mais do que apenas o de gerenciar pessoas e atribuir tarefas. É no líder que os funcionários se espelham para agir de acordo com o comportamento que a empresa espera deles. Afinal, o que é cultura empresarial se não um guia de comportamento e valores pata todos?

Assim, se o supervisor ou gerente não se comporta da forma que a empresa espera, os funcionários, consequentemente, não vão dar importância para a questão da cultura empresarial.

É por isso que, antes de qualquer coisa, é essencial desenvolver treinamentos voltados para líderes e outros funcionários em cargos que envolvam a gestão de pessoas.

Assim, a empresa poderá implementar uma nova cultura de forma eficaz, partindo de cima.

3- Garanta o engajamento dos funcionários

Toda empresa de sucesso precisa contar com o engajamento de todos os funcionários em suas ações estratégicas. A participação coletiva na implantação de uma cultura empresarial é mais do que um dos objetivos finais. Ela é um dos processos envolvidos nessa mudança.

Entretanto, para que isso ocorra de forma natural e bem organizada, é preciso se certificar de que os funcionários não estejam passando por um desgaste desnecessário.

Ao desenvolver a cultura empresarial que a empresa pretende implantar, é importante elaborar também um plano de ações. Nele, você deve considerar a conscientização dos funcionários quanto àquilo que a empresa espera de todos eles.

Além disso, é fundamental que isso seja feito de forma a promover contato e interação entre os envolvidos. O bem-estar dos funcionários deve ser sempre levado em conta, então promova reuniões divertidas e descontraídas, mas sem perder o foco central dos seus objetivos.

4- Alinhe os objetivos pessoais e coletivos

Não há como compreender plenamente o que é cultura empresarial sem levar em conta que toda pessoa busca maneiras de conquistar avanços em sua carreira: seja um benefício financeiro, ou desenvolvimento profissional, todos possuem seus próprios objetivos.

E isso é algo muito importante a se levar em conta no estabelecimento de uma cultura empresarial.

Faça uma análise dos funcionários e das suas expectativas em relação ao futuro na empresa. Em muitos casos, é possível utilizar a cultura empresarial para cultivar uma relação melhor entre as pessoas e a organização, gerando valorização do trabalho realizado por cada um.

Isso faz com que mais funcionários passem a buscar o crescimento profissional em seu trabalho, aumentando o comprometimento com suas funções e, consequentemente, alcançando melhorias no desempenho.

Vale lembrar que, para que isso ocorra, é importante valorizar e premiar o bom comportamento. Seja financeiramente ou por meio de ações de reconhecimento dos melhores funcionários.

5- Acompanhe os avanços de perto

Para desenvolver a cultura empresarial que melhor atende às necessidades de sua empresa, é preciso levar em consideração os itens que citamos anteriormente. Entretanto, para poder implantá-la de forma eficaz e garantir que tudo está indo conforme o planejado, é preciso definir estratégias para acompanhar esse processo.

Independentemente do tipo de cultura empresarial que está implantando, estipule metas e parâmetros para que você possa avaliar de que maneira a nova cultura empresarial está impactando no comportamento dos funcionários.

Você pode, por exemplo, realizar avaliações de desempenho individual para identificar quais os avanços alcançados e as melhorias ainda necessárias para cada um.

A melhor forma de garantir que uma mudança esteja ocorrendo conforme o planejado é auditar o processo. E não se esqueça de desenvolver um plano de reforço, no qual os funcionários serão conscientizados quanto às metas a serem alcançadas e de que maneira fazer isso.

Durante essa fase do processo, lembre-se de esclarecer que a empresa está aberta a feedbacks e sugestões de todos.

6- Seja objetivo e transparente

Uma cultura empresarial de sucesso pode revolucionar a dinâmica interna de toda a empresa. Para que isso aconteça, é importante que ela seja apresentada de forma direta e clara para os funcionários. Eles devem compreender aquilo que a instituição busca alcançar e de que maneiras cada um pode colaborar.

Por isso, faça com que esse processo ocorra de forma natural. Bons funcionários trabalham melhor quando a empresa é objetiva e transparente em relação a suas metas. Isso pode ser um incentivo extra para que as equipes desenvolvam um engajamento nesse processo de mudança.

Existem diversos tipos de cultura empresarial, por isso, evite desvios em relação à nova cultura que está implementando. Seja fiel aos planos propostos para modelar seu próprio comportamento e o dos líderes.

Dessa forma, em pouco tempo você verá que a cultura empresarial se mostrará presente no comportamento de cada funcionário, pois todos têm muito a ganhar com isso!

Gostou das dicas? Entendeu plenamente o que é cultura empresarial? Então compartilhe nas redes sociais e mostre a seus colegas a importância de uma cultura empresarial de sucesso!

Linkedin | Facebook | Twitter | Instagram | Pinterest