O fortalecimento, a imagem e a construção de uma marca podem levar anos para serem consolidados. No entanto, durante uma crise econômica e a consequente recessão mercadológica, o futuro de uma organização pode ser significativamente afetado.
Além disso, é importante mencionar que não só as crises econômicas podem abalar o crescimento sustentável de uma empresa, mas também as marcas que se envolvem em polêmicas, escândalos estatais ou acidentes gerados pela negligência corporativa.
Para o alívio da maioria dos empresários, os problemas causados por crises podem sim ser evitados. Contudo, algumas situações fogem do controle. A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, afetou basicamente todas as companhias mundiais de forma negativa e inesperada.
Portanto, se você é um gestor, líder ou supervisor, precisa encontrar maneiras de executar uma administração mais assertiva para estar preparado para as situações adversas e crises futuras. Continue a leitura e veja o que preparamos para você!
O fato é que, dependendo da proporção e dos efeitos gerados pela crise, todas as empresas que não estiverem bem preparadas sofrerão significativamente com as consequências e serão impactadas negativamente.
Contudo, se houver uma preparação inicial, planejamento, a análise de riscos, uma balança digital comercial, treinamento e, acima de tudo, o mapeamento, é possível minimizar os impactos e contornar os prejuízos causados.
Nesse sentido, vale mencionar que uma crise não precisa, necessariamente, começar com a queda da economia nacional, mas um simples conteúdo compartilhado em uma rede social pode tomar proporções gigantescas.
Por exemplo: o criador de conteúdo da sua marca publicou um artigo de cunho político, religioso ou até mesmo sobre o futebol, mas que gerou uma grande repercussão negativa e não tem a concordância do seu público-alvo.
Sendo assim, o passo a passo da empresa deve ser avaliado de forma criteriosa, analisando todos os riscos que podem influenciar o crescimento da empresa e, assim, elaborar um plano de ação com medidas que devem ser adotadas.
Agora você já sabe a importância do bom planejamento e da análise de riscos, não é mesmo? Sendo assim, o próximo passo é conhecer as melhores alternativas para fazer uma gestão de crise assertiva e se prevenir contra situações futuras. Confira!
O primeiro passo para realizar uma gestão de crises eficiente é ampliar a liderança com uma série de treinamentos e orientações. Essa etapa é fundamental, uma vez que auxilia os gestores e líderes a manterem a calma e seguirem o planejamento durante uma crise.
Além disso, buscar potencializar a liderança é uma medida necessária não só para definir um bom planejamento, mas também para conscientizar os colaboradores sobre a importância da produtividade e a paciência nesse momento.
Em contrapartida, sem aplicar treinamentos, cursos e seminários de forma constante, é possível gerar um contexto desesperador e fazer com que todos atuem sem pensar, promovendo ainda mais prejuízos.
Nesse sentido, é importante ressaltar que essa preocupação pode atingir diversos segmentos, até mesmo aqueles mais específicos, como empresas de caldeiraria industrial.
Outro ponto que não deve ser negligenciado é a criação de um plano de ações com manuais específicos. Isso acontece porque os direcionamentos estipulados são necessários para contornar os prejuízos e para seguir as recomendações estratégicas.
Contudo, é importante mencionar que os manuais devem ser criados de forma clara e objetiva, com o intuito de que todas as informações sejam claras e acessíveis para todos os colaboradores.
Embora uma crise envolva um conjunto de receios e anseios, é de extrema importância realizar pesquisas sobre as crises que ocorreram no seu ramo de atuação. Para simplificar, vamos criar um bom exemplo.
Imagine que você é supervisor de uma indústria e está acompanhando o desenvolvimento de um novo mancal de rolamento de uma empresa que não é sua cliente. Essa produção acabou causando um efeito negativo, uma vez que não teve uma demanda promissora.
Com isso, o fraco desempenho da produção pode servir como exemplo para que você, gestor, não repita o mesmo erro ou inicie um processo igual.
Por isso, é imprescindível acompanhar o dinamismo do seu mercado, tanto os casos que tiveram sucesso quanto aqueles que não atingiram o resultado desejado.
A comunicação interna é uma ferramenta fundamental para promover um ambiente engajado, agradável e colaborativo. Afinal o público interno é a chave do sucesso de qualquer negócio.
No entanto, dentro de um contexto de crise, todos os envolvidos na missão e nos valores da empresa devem estar focados em encontrar soluções e obter resultados positivos. Para que isso aconteça, a equipe deve estar alinhada e inteirada sobre as informações.
Por fim, podemos analisar durante o conteúdo algumas dicas para realizar uma boa gestão de crise e, consequentemente, a importância dessas medidas para resguardar as companhias de crises futuras.
Portanto, lembre-se de fazer um bom planejamento para lidar melhor com cenários adversos. Analise cada uma das dicas mencionadas acima e aplique-as na sua empresa!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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