Como as empresas podem se preparar para crises futuras

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O fortalecimento, a imagem e a construção de uma marca podem levar anos para serem consolidados. No entanto, durante uma crise econômica e a consequente recessão mercadológica, o futuro de uma organização pode ser significativamente afetado.

Além disso, é importante mencionar que não só as crises econômicas podem abalar o crescimento sustentável de uma empresa, mas também as marcas que se envolvem em polêmicas, escândalos estatais ou acidentes gerados pela negligência corporativa.

Para o alívio da maioria dos empresários, os problemas causados por crises podem sim ser evitados. Contudo, algumas situações fogem do controle. A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, afetou basicamente todas as companhias mundiais de forma negativa e inesperada.

Portanto, se você é um gestor, líder ou supervisor, precisa encontrar maneiras de executar uma administração mais assertiva para estar preparado para as situações adversas e crises futuras. Continue a leitura e veja o que preparamos para você!

Por que mapear os riscos de crises?

O fato é que, dependendo da proporção e dos efeitos gerados pela crise, todas as empresas que não estiverem bem preparadas sofrerão significativamente com as consequências e serão impactadas negativamente.

Contudo, se houver uma preparação inicial, planejamento, a análise de riscos, uma balança digital comercial, treinamento e, acima de tudo, o mapeamento, é possível minimizar os impactos e contornar os prejuízos causados.

Nesse sentido, vale mencionar que uma crise não precisa, necessariamente, começar com a queda da economia nacional, mas um simples conteúdo compartilhado em uma rede social pode tomar proporções gigantescas.

Por exemplo: o criador de conteúdo da sua marca publicou um artigo de cunho político, religioso ou até mesmo sobre o futebol, mas que gerou uma grande repercussão negativa e não tem a concordância do seu público-alvo.

Sendo assim, o passo a passo da empresa deve ser avaliado de forma criteriosa, analisando todos os riscos que podem influenciar o crescimento da empresa e, assim, elaborar um plano de ação com medidas que devem ser adotadas.

Como se preparar para as crises?

Agora você já sabe a importância do bom planejamento e da análise de riscos, não é mesmo? Sendo assim, o próximo passo é conhecer as melhores alternativas para fazer uma gestão de crise assertiva e se prevenir contra situações futuras. Confira!

 

1. Procure ampliar a sua liderança

O primeiro passo para realizar uma gestão de crises eficiente é ampliar a liderança com uma série de treinamentos e orientações. Essa etapa é fundamental, uma vez que auxilia os gestores e líderes a manterem a calma e seguirem o planejamento durante uma crise.

Além disso, buscar potencializar a liderança é uma medida necessária não só para definir um bom planejamento, mas também para conscientizar os colaboradores sobre a importância da produtividade e a paciência nesse momento.

Em contrapartida, sem aplicar treinamentos, cursos e seminários de forma constante, é possível gerar um contexto desesperador e fazer com que todos atuem sem pensar, promovendo ainda mais prejuízos.

Nesse sentido, é importante ressaltar que essa preocupação pode atingir diversos segmentos, até mesmo aqueles mais específicos, como empresas de caldeiraria industrial.

 

2. Elabore planos de ações com manuais específicos

Outro ponto que não deve ser negligenciado é a criação de um plano de ações com manuais específicos. Isso acontece porque os direcionamentos estipulados são necessários para contornar os prejuízos e para seguir as recomendações estratégicas.

Contudo, é importante mencionar que os manuais devem ser criados de forma clara e objetiva, com o intuito de que todas as informações sejam claras e acessíveis para todos os colaboradores.

 

3. Faça pesquisas sobre casos de crises

Embora uma crise envolva um conjunto de receios e anseios, é de extrema importância realizar pesquisas sobre as crises que ocorreram no seu ramo de atuação. Para simplificar, vamos criar um bom exemplo.

Imagine que você é supervisor de uma indústria e está acompanhando o desenvolvimento de um novo mancal de rolamento de uma empresa que não é sua cliente. Essa produção acabou causando um efeito negativo, uma vez que não teve uma demanda promissora.

Com isso, o fraco desempenho da produção pode servir como exemplo para que você, gestor, não repita o mesmo erro ou inicie um processo igual.

Por isso, é imprescindível acompanhar o dinamismo do seu mercado, tanto os casos que tiveram sucesso quanto aqueles que não atingiram o resultado desejado.

4. Invista na comunicação interna

A comunicação interna é uma ferramenta fundamental para promover um ambiente engajado, agradável e colaborativo. Afinal o público interno é a chave do sucesso de qualquer negócio.

No entanto, dentro de um contexto de crise, todos os envolvidos na missão e nos valores da empresa devem estar focados em encontrar soluções e obter resultados positivos. Para que isso aconteça, a equipe deve estar alinhada e inteirada sobre as informações.

Por fim, podemos analisar durante o conteúdo algumas dicas para realizar uma boa gestão de crise e, consequentemente, a importância dessas medidas para resguardar as companhias de crises futuras.

Portanto, lembre-se de fazer um bom planejamento para lidar melhor com cenários adversos. Analise cada uma das dicas mencionadas acima e aplique-as na sua empresa!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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