Gestão Estratégica

Como criar uma cultura organizacional que leve sua empresa ao sucesso

Como criar uma cultura organizacional que leve sua empresa ao sucesso

Publicação : 12/01/2016

Por Siteware

5 min

Como criar uma cultura organizacional
Como criar uma cultura organizacional

Por que alguns times alcançam suas metas enquanto outros nunca parecem atingir seu potencial? Equipes de sucesso não atingem seus objetivos por “quem são” e sim pelo “que fazem“.

Que tal ler algumas dicas de como conseguir aproveitar ao máximo o potencial do seu time? Aprenda como criar uma cultura organizacional que fará as coisas acontecerem em sua empresa.

Como criar uma cultura organizacional: 8 dicas práticas

1) Teste do champagne:

Metas e projetos devem ser definidos de maneira que a ‘linha de chegada’ fique bem clara, além da data para chegar lá. Para projetos de longo prazo, quais tarefas você quer que sejam finalizadas até o fim desse trimestre?

Quando estabelece um objetivo, deixe claro exatamente o que você quer alcançar e a data limite. Que seja específico e mensurável. Está claro para todos quando eles podem estourar a champagne nesse trimestre para celebrar ter alcançado uma meta específica?

2) Como?

Ser claro a respeito dos objetivos e prazos é apenas o começo. Certifique-se de planejar “como” fará isso acontecer. Sem isso, não tem como criar uma cultura organizacional em sua empresa.

Propor uma meta (ex: vender X unidades até março, aumentar o acesso ao site em Y% até o final do ano, etc) e esperar que as pessoas descubram sozinhas como fazê-lo é utópico. O ideal é tratar cada objetivo como um projeto específico com um plano de ação para garantir que o resultado desejado seja atingido quando o projeto for finalizado.

3) Balancear otimismo com realismo:

Está cansado de nunca atingir seus objetivos? Você, provavelmente, está sendo muito otimista. Imprevistos acontecem. Sempre haverá incêndios a serem apagados.

Tente estipular metas e prazos que levem em consideração o surgimento de outras necessidades ao longo do percurso. Desse modo, você consegue garantir que entregará em tempo e não atrapalhará o andamento das atividades de seus colegas que dependem de você.

4) Tenha tempo para a execução:

Atividades de negócios devem continuar acontecendo sempre. Você ainda precisa criar oportunidades, vender, entregar produtos e serviços e ganhar dinheiro – afinal é o que você precisa para pagar as contas.

Mas não se esqueça de tirar um dia por semana, por exemplo, para realizar uma tarefa específica que vai ajudar seus Projetos Estratégicos a caminharem.

5) Bote a mão na massa:

Qual tarefa você consegue começar e terminar na próxima semana para alavancar seus Projetos Estratégicos? Seja específico.

Deve ser uma atividade que esteja sob seu controle e que você consiga executar e que está sob sua responsabilidade para que possa dizer: “Sim! Eu completei tal tarefa essa semana.”

6) Torne o progresso visível:

Você deve acompanhar exatamente o quanto já progrediu e quanto ainda falta para alcançar seu objetivo. Meça seu progresso toda semana e o torne visível para todo o time.

Transparência ajuda a melhorar os resultados. Você está dentro do prazo? Ou precisa de ajuda? Seja honesto nessas respostas para que não haja um problema quando chegar a data de entrega.

7) Coragem:

Agora é preciso coragem para vencer os obstáculos e fazer o que for necessário para atingir seu objetivo. Existem tarefas que precisam ser cumpridas, por mais que você não queira fazê-las. Como as mães costumam dizer, “é preciso comer os legumes antes de poder partir para a sobremesa”.

8) Comemore!

Progresso é o motivador mais poderoso que existe. Se você comemora o alcance de suas metas, ao fim de cada ciclo, é preciso comemorar cada conquista ao longo do projeto. Arrume tempo para celebrar cada pequena vitória e, logo você terá um time vencedor!

E na sua empresa? Sabe como criar uma cultura organizacional? Você aplica sua Cultura no dia a dia para garantir a melhor execução? Conte-nos como funciona nos comentários! E não se esqueça de compartilhar este post em suas redes sociais 😉

Texto escrito por:

Cecília DutraRelações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.