Gestão Estratégica

Como aumentar as vendas online? 5 estratégias necessárias para todos os tipos de negócio

Como aumentar as vendas online? 5 estratégias necessárias para todos os tipos de negócio

Publicação : 08/03/2018

Por Siteware

8 min

como aumentar as vendas online
como aumentar as vendas online

Aumentar as vendas online do seu negócio tem sido sua maior dificuldade? Fique tranquilo, não é só você. Um em cada cinco empreendedores classifica os desafios de marketing como uma das sua maiores dores na empresa.

Por isso, nesse conteúdo vamos passar por cinco estratégias que nós consideramos necessárias para que você leve a sua equipe de marketing e vendas para outro nível.

Vamos lá?

1) Faça um bom planejamento

Você já deve ter ouvido a famosa frase: “Se você não souber aonde quer chegar, não irá a lugar algum”. E sim, isso tem tudo a ver com um bom planejamento de marketing e vendas online.

Para acertar nas estratégias e obter resultados, é necessário entender qual o caminho sua empresa deve percorrer e onde quer chegar.

Comece com o planejamento estratégico da empresa, que pode ser uma versão mais prolongado ou mais curta. O importante é ter um vislumbre do que sua empresa quer atingir nos próximos meses e ano.

Aposte também em ferramentas de gestão à vista para engajar seus colaboradores, afinal, serão eles que vão suar a camisa para sua empresa.

Na visão de marketing, o ideal é pelo menos ter a estratégia descrita e estabelecida para os seguintes pontos:

  • Planos de ações: estabeleça quais mídias (AdWords, Facebook Ads, Tráfego Orgânico, etc) sua empresa vai investir, ações de parcerias, estratégia de Inbound Marketing, campanhas de e-mails marketing, e todas outras atividades que sua área de marketing irá realizar no prazo do planejamento. Lembre-se sempre de estabelecer os planos de ações visando a meta final, todos eles devem trabalhar em conjunto para alcançar esse objetivo.
  • Responsáveis: tão importante quanto definir quais as atividades que devem ser realizadas, é estabelecer o responsável para cada ação. Na revisão das metas, os responsáveis devem ser cobrados pelos resultados atingidos e bonificados, quando possível, quando as metas forem alcançadas.
  • Deadline: nossa sugestão é que seu plano de marketing tenha pelo menos o prazo de um ano. Nesse prazo será possível estipular ações a curto e longo prazo. Por exemplo, as vendas dos primeiros meses podem ter maior participação de campanhas de mídias pagas, já que são mais facilmente de ser configuradas e de retorno mais rápido. E já a longo prazo, pode-se estipular uma meta mais agressiva para as conversões do tráfego orgânico.

Crie uma agenda para revisar o plano. O ideal é que mensalmente pelo menos as ações sejam revisadas e também os dados mensurados. Esperar três meses para mudar uma estratégia às vezes pode ser tempo demais (e algum dinheiro perdido).

2) Tenha um site com ótima usabilidade

Sua empresa sabe onde quer chegar e qual público quer atingir, ótimo. Agora está na hora de darmos dicas de como aumentar as vendas da sua empresa através do seu canal online.

O primeiro passo é criar uma landing page que seja confortável para seu usuário navegar e converter. O que queremos dizer com ‘confortável’?

  • As informações devem ser claras e não gerar dúvidas, tente sempre eliminar todos os questionamentos do seu cliente em textos informativos e objetivos.
  •  O usuário deve sentir confiança em navegar e engajar com seu site. Para isso, você pode investir em depoimentos de clientes reais (imagem + texto ou vídeos), matérias publicadas em jornais, logos de meios de pagamentos reconhecidos, dados relevantes (exemplo: mais de 1.000 clientes atendidos, 500 projetos finalizados, 5.000 produtos vendidos, etc) e qualquer outro elemento que demonstre que sua empresa já foi usada e aprovada por outras pessoas.
  •  Seu site deve ser fácil de navegar. Estruture com calma as informações mais importantes, menus e links de rodapé. Pense em qual caminho que você quer que seu cliente faça, quanto menos esforço ele tiver que fazer para converter, maior o potencial de aumentar suas vendas online. Lembre-se de pensar em usabilidade mobile também, afinal, mais de 15% das compras online no Brasil são feitas por dispositivos móveis.

3) Diversifique o investimento de marketing digital

Investir todo seu caixa em somente uma estratégia de marketing digital pode ser um tiro no pé. Divida seu orçamento em diferentes canais e vá acompanhando os resultados. Avalie constantemente (semanalmente ou mensalmente é uma boa rotina) e identifique os canais que estão performando melhor e que merecem um incremento de investimento.

Porque é importante fazer essa diversificação? Porque o que pode funcionar para uma empresa, pode não ter o mesmo resultado na sua. Buscar profissionais especializados também pode ajudar a reduzir as perdas, cortando o caminho para um melhor ROI de marketing digital.

4) Incorpore o CRO em sua estratégia

Você sabe o que é CRO? Parece mais uma das complicadas siglas do marketing, mas, na verdade é bem simples. A sigla CRO vem da expressão em inglês Conversion Rate Optimization, que em português nada mais é que otimização da taxa de conversão.

E o que isso está ligado a dúvida que muitos profissionais tem de como aumentar as vendas online? TUDO! Talvez seja uma das metodologias mais importantes a ser incorporada pela sua equipe de marketing e vendas.

Mas no que se baseia a técnica de otimização de conversão? Basicamente é fazer melhorias em páginas do site, artigos do blog e em todo e qualquer lugar que você precise aumentar a sua taxa de conversão de leads ou vendas.

São melhorias no layout das páginas, em imagens em destaque, em textos usando técnicas de copywriting e por aí vai.

Incorpore a mentalidade de otimizar os materiais da sua empresa e veja suas vendas onlines aumentar.

5) Acompanhe os dados

Um dos tópicos que não podia faltar nesse artigo sobre como aumentar as vendas online. Um dos maiores benefícios do marketing digital em relação às estratégias tradicionais é justamente o fato de conseguirmos mensurar de forma muito mais próxima os resultados.

A velha máxima “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” deve se tornar o mantra da sua equipe de marketing e vendas. Todas as ações, antes mesmo de serem implementadas, devem ser estruturadas (seja pelo Google Analytics ou pelo seu software de automação de marketing, ou por outra ferramenta) para te informar os dados necessários.

Para ficar mais claro, se você irá criar um anúncio no Facebook Ads e pretende gerar 10 vendas com o mesmo, certifique-se que você conseguirá acompanhar esse resultado pelas suas plataformas.

E aí, o que achou deste conteúdo? Tudo pronto para aumentar suas vendas online? Comente abaixo nos comentários o que você está fazendo para melhorar as vendas da sua empresa pela internet.

Este post foi escrito pela equipe da Supersonic, uma consultoria especializada em transformar visitantes em clientes através de Otimização de Conversão.