4 dicas de como aumentar o market share e utilizar a Matriz de Ansoff como aliada

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É seguro dizer que a maioria das empresas busca expandir os negócios. No entanto, conquistar uma maior fatia de mercado requer muito trabalho e muita análise estratégica.

Para te ajudar nessa jornada em busca do crescimento empresarial sustentável, elaboramos este artigo com 4 dicas básicas de como aumentar o market share da sua empresa.

Continue a leitura e confira também uma ferramenta muito útil para o planejamento de estratégias de desenvolvimento dos negócios.

Leia também: Participação no mercado: como calcular o market share de uma empresa?

4 dicas de como aumentar o market share

Aumentar a participação de mercado envolve muito planejamento, por isso, análises e diagnósticos são muito importantes.

1 – Faça um diagnóstico da sua empresa

A primeira dica de como aumentar o market share consiste em fazer um diagnóstico da atual situação da sua empresa.

Isso porque, para conquistar uma fatia de mercado maior, serão necessários investimentos em diferentes áreas do negócio. Será que você tem caixa suficiente para isso?

Além disso, o diagnóstico servirá para entender quais são as soluções que você oferece e o potencial de crescimento de cada uma delas em função da demanda existente.

2 – Entenda o mercado em que sua empresa está inserida

Dificilmente você conseguirá aumentar sua fatia de mercado se não conhecê-lo com profundidade.

É extremamente importante entender as especificidades do seu mercado de atuação, os principais players e as características dos produtos que eles oferecem, o comportamento de compra do público-alvo, os principais fornecedores, os preços médios praticados, nichos que ainda não foram atendidos etc.

Ter essas informações em mãos será crucial para a definição das estratégias de expansão.

Conheça as 5 forças de Porter e, assim, entenda como funciona seu mercado:

3 – Avalie a aceitação das suas soluções

Na busca pelo aumento do market share, é necessário avaliar o nível e aceitação dos produtos e serviços que você já oferece.

A partir desse feedback do público, será possível determinar os ajustes que precisarão ser feitos para impulsionar a aderência à solução oferecida e, consequentemente, a participação no mercado.

Ferramentas de pesquisa digital online, algumas gratuitas, são uma maneira barata e rápida de descobrir isso.

4 – Estude a possibilidade de desenvolver novas soluções

Para saber como aumentar o market share, talvez seja necessário investir no desenvolvimentos de novos produtos ou serviços.

Tendo isso em vista, é importante que você consiga identificar necessidades que ainda não foram atendidas e de que maneira a sua solução conseguirá supri-las.

Desenvolver novos produtos ou mercados é uma decisão complexa, por isso, conheça a matriz de Ansoff e veja como ela pode ajudar sua empresa.

A Matriz Ansoff para expansão dos negócios

Conforme prometido na nossa introdução, trouxemos aqui uma ferramenta muito útil para empresas que procuram expandir sua participação no mercado. Estamos falando da Matriz de Ansoff.

Ela é um ótimo recurso para planejar estratégias de crescimento, pois considera fatores macro e microambientais.

Ela ajuda a dar os direcionamentos e a identificar oportunidades e riscos a partir de 4 pilares:

  • Penetração de mercado;
  • Desenvolvimento de produtos
  • Desenvolvimento de mercado;
  • Diversificação.

Com a Matriz Ansoff, o gestor consegue visualizar o negócio de maneira holística. Isso possibilita tomadas de decisão mais assertivas sobre as estratégias de expansão.

Veja mais: 6 dicas de ferramentas de inovação que vão te ajudar a se manter competitivo no mercado

Como funciona a Matriz de Ansoff?

A Matriz Ansoff é dividida em quatro quadrantes. No eixo horizontal é para os Produtos (Existentes e Novos) e o vertical é para os Mercados (Existentes e Novos).

1 – Penetração no mercado = Produto existente + Mercado existente

O produto que você oferece já existe em um mercado também já existente. Uma forma de aumentar seu market share é focar em aumentar a penetração nesse mercado.

Isto é: conquistar novos clients e consumidores.

Isso significa desenvolver ações para estimular a aderência de novos clientes a sua solução, evidenciando os seus diferenciais.

2 – Desenvolvimento de Mercado = Produto existente + Mercado novo

Se você já tem um produto e deseja inseri-lo em um novo mercado, o foco das suas ações deverá ser no desenvolvimento de mercado.

Um exemplo disso é quando você quer abrir uma filial em uma outra cidade ou estado. Ou então quando você quer atingir um grupo demográfico diferente daquele que você atende hoje.

3 – Desenvolvimento de Produto = Produto novo + Mercado existente

Caso você queira aumentar o seu marketing share lançando um novo produto em um mercado já existente, então o seu foco deverá estar direcionado ao desenvolvimento dessa nova solução.

Busque garantir a qualidade do seu novo produto e investir em boas estratégias de marketing para que seus clientes atuais, estimulados por já conhecerem sua marca, comprem seus lançamentos.

4 – Diversificação = Produto novo + Mercado novo

Por fim, no último quadrante da Matriz de Ansoff, temos a situação em que a sua empresa deseja lançar um produto novo em um mercado inexplorado.

Aqui as oportunidades de expansão são maiores. No entanto, é também o cenário mais imprevisível dos quatro.

Se você quer entender melhor a matriz de Ansoff, então, assista a este vídeo:

Agora que você já sabe como aumentar o market share e a qual ferramenta utilizar como aliada, que tal começar o seu planejamento para expandir os negócios?

Saiba mais: Entenda o que é a Matriz Ansoff e como aplicar na prática para fazer escolhas de crescimento de sua empresa

O STRATWS One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a criar, acompanhar e compartilhar KPIs, assim, é possível analisar diversos dados, inclusive participação de mercado e, dessa forma, tomar decisões baseadas em fatos.

Veja mais vantagens do STRATWs One:

  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Uma forma eficaz de conhecer melhor o mercado é usando a matriz de Porter, por isso, baixe nossa ferramenta gratuita para facilitar essa análise: FERRAMENTA: 5 forças de Porter

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