Gestão de Equipe

Saiba como realizar um treinamento para atingir metas e leve sua equipe para o topo

Saiba como realizar um treinamento para atingir metas e leve sua equipe para o topo

Publicação : 10/12/2020

Por Viviane Rodrigues

10 min

Uma parte do sucesso no alcance das metas está no engajamento e na motivação dos colaboradores. Outra parte, igualmente importante, está no suporte que a empresa oferece para esses profissionais, como um treinamento para atingir metas, por exemplo. Uma terceira parte está nas metas em si.

Quando você tem objetivos pouco realistas, é impossível eles serem alcançados, independentemente do esforço aplicado pelos integrantes da equipe. Saber definir as metas é o primeiro passo para que elas sejam alcançadas, lá no fim do prazo estipulado.

Quer acompanhar as suas metas? Baixe nossa planilha gratuita:

Neste artigo, preparamos um guia para que a sua equipe tenha sucesso na corrida pelos objetivos definidos, levando ao desenvolvimento da empresa como um todo. Acompanhe a leitura e saiba como oferecer o melhor suporte ao seu time!

Como fazer sua equipe atingir metas? 

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica que possa ser adotada para responder à pergunta “como fazer sua equipe atingir metas”. Mas existem algumas técnicas e metodologias que certamente ajudam nesse desafio.

Estabeleça metas de forma colaborativa

Os colaboradores, mais do que ninguém, sabem quais são as principais dificuldades que eles enfrentam no dia a dia, quais são as oportunidades e quanto tempo cada coisa leva para ser feita. Por isso, a opinião deles é uma excelente contribuição na hora de construir as metas da empresa.

Além disso, metas estabelecidas de forma colaborativa, com a ajuda dos funcionários, tendem a ter uma adesão maior. O integrante do time se sente valorizado por ter a sua opinião ouvida, além de entender por que a meta foi estabelecida daquela forma. Isso leva a um maior engajamento e, consequentemente, um melhor resultado.

Nessa construção, ajuda muito se a meta for criada no formato SMART. Ainda tem dúvidas? Veja o infográfico abaixo:

infografico como atingir metas smart

Compartilhe a evolução dos indicadores

Ao estabelecer as metas, é essencial que você também escolha os melhores indicadores para fazer o acompanhamento do trabalho. Ao contrário do que muitos gestores ainda acreditam, esses índices não devem ser de conhecimento exclusivo do líder.

Ter os quadros dos KPI sempre à vista e atualizados é uma grande fonte de motivação para a equipe. Essa prática é conhecida como gestão à vista. Assim, eles sempre saberão como está o seu desempenho e poderão corrigir qualquer falha antes que seja tarde demais.

Ainda não tem os KPIs para monitorar o sucesso da empresa? Baixe nosso e-book gratuito e comece hoje mesmo:

Aposte nas bonificações e na remuneração variável

Investir em uma estratégia de remuneração variável é uma boa ideia para ajudar a sua equipe a atingir metas. Apesar de o dinheiro não ser a maior fonte de motivação, principalmente entre profissionais millennials, o reconhecimento é muito importante. Compartilhar o sucesso da empresa com a equipe vai fazer com que eles se sintam mais prestigiados e fiquem mais engajados na busca pelas metas.

Conte com a ajuda de softwares de gestão

Ainda são muitas as empresas que fazem seu controle de metas em planilhas. Apesar de serem uma boa solução, os softwares são ainda melhores! Os mais modernos sistemas de gestão permitem a definição de metas e indicadores, melhora do fluxo de comunicação interno, gestão de projetos e de processos.

Celebre as conquistas

Comemorar as vitórias é um ritual importante para manter a motivação do time. Esse momento de descontração e positividade é simbólico e mostra para os profissionais que eles estão fazendo um bom trabalho, além de dar uma oportunidade de confraternização e criar uma boa experiência relacionada ao trabalho.

Por que é necessário um treinamento para atingir metas? 

Lembra quando nós dissemos, lá no início do texto, que uma parte do sucesso nas metas está nas mãos da empresa e em quais condições ela oferece para que os funcionários alcancem os objetivos traçados? É justamente nesse ponto que entra o treinamento para atingir metas.

Muitas vezes, os colaboradores precisam se familiarizar com novas ferramentas, ou com um novo mercado, ou com processos da própria empresa. Um treinamento é essencial para que todos tenham os conhecimentos básicos que garantem a realização de um bom trabalho.

Além disso, você pode usar o momento do treinamento para atingir metas para definir quais serão os objetivos que serão perseguidos. Essa é uma ótima forma de envolver a todos em um mesmo compromisso, garantindo uma maior chance de sucesso.

Como montar esse treinamento? 

Veja como montar um treinamento para atingir metas de forma a otimizar esse momento com os colaboradores, motivar e engajar a equipe.

Você pode montar o seu plano de ação com a ajuda da nossa planilha gratuita:

Conheça o seu público

O primeiro passo para um bom treinamento é saber quem são as pessoas com quem você vai trabalhar. Um treinamento para vendedores é muito diferente de uma ação pensada para diretores, ou para o departamento de marketing da empresa.

Além de saber o perfil do seu público, você deve também fazer uma sondagem para entender onde estão as maiores lacunas e necessidades.

Defina os objetivos

Depois que você já sabe quem serão os participantes e o que eles mais precisam, é o momento de fazer um recorte e definir quais serão os objetivos do treinamento. Programas de formação mais específicos podem ser mais aprofundados e abordar peculiaridades de uma determinada área. Já um programa com objetivos mais amplos terá que ser mais generalista, dando uma visão geral sobre um determinado assunto ou grupo de assuntos.

Escolha a metodologia adequada

De acordo com os objetivos que você deseja alcançar com o seu treinamento para atingir metas, a metodologia vai variar. Caso você não seja do RH da empresa, peça ajuda para esse setor na escolha das melhores ferramentas e abordagens.

Nessa seleção, você deve levar em consideração não só o conteúdo, mas também o público e as condições gerais para o treinamento. Por exemplo, se as suas equipes estão espalhadas por cidades diferentes, talvez seja interessante ter uma base mostrada em vídeo aulas e, depois, discussões sobre os tópicos.

Escolha quem vai dar o treinamento 

Alguns conteúdos podem demandar especialistas em conhecimentos específicos. Se o time vai ter que aprender a lidar com uma ferramenta nova, a melhor pessoa para fazer a reunião de treinamento será um especialista na tal ferramenta. Já se o ponto mais sensível é a motivação, existem alguns palestrantes famosos pelo país que podem dar aquele gás que a equipe está precisando.

Estimule a interação entre os participantes

Os treinamentos para atingir metas mais produtivos são aqueles em que os participantes constroem conhecimento juntos. Para isso, a interação entre eles é indispensável. Crie um ambiente em que as pessoas se sentem confortáveis para falar e para dar a sua contribuição, sem medo de julgamentos ou críticas.

Faça um monitoramento da ação

O monitoramento da ação é uma etapa muito importante para você avaliar se o planejamento foi eficiente e se teve os objetivos pretendidos. Dessa forma, você vai conseguir perceber os pontos que funcionaram bem e aqueles que podem ser melhorados em uma oportunidade futura.

Para determinar e monitorar indicadores, você pode contar com o STRATWs One, solução criada pela Siteware. O software transforma a sua metodologia de gestão em processos, além de permitir a identificação de KPIs para o monitoramento desses processos.

Compatível com metodologias como SWOT, Lean e várias outras, o STRAWs One já é utilizado em cerca de 1.000 empresas em 20 países pelo mundo. Atualmente, ele facilita a vida de aproximadamente 180 mil usuários, em empresas como Vivara, Localiza Hertz e Magazine Luiza.

Solicite uma demonstração gratuita e revolucione a gestão da sua empresa!

Um comentário

  1. Vinicios Alves

    Sem sombra de dúvidas manter sua equipe bem treinada e ter alguem que possa proporcionar isso a equipe é um ponto crucial para o crescimento da empresa, vou imediatamente procurar uma equipe especializada nesse assunto. Obrigado por compartilhar.

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *