.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Trabalho em equipe: como o esforço coletivo apoia a empresa?

CONTEÚDO

trabalho em equipe

CONTEÚDO

É fato que nenhuma empresa consegue alcançar bons resultados sem um grupo de pessoas competentes e retenção de talentos. No entanto, quando cada indivíduo está olhando para uma direção e isso parece estar impedindo a empresa de crescer? Bem, é aí que o trabalho em equipe entra como um dos principais pilares em qualquer organização.

O futebol, por exemplo, é um exemplo prático da importância do trabalho em equipe. Embora nós tendemos a valorizar mais aquele craque que faz o gol, ele só conseguiu fazer isso porque tinha uma equipe inteira, como um goleiro e outros defensores apoiando ele lá de trás e fazendo a bola chegar lá no gol adversário.

Assim, quando mudamos o cenário e olhamos para o ambiente corporativo, o trabalho em equipe reflete da mesma forma, alcançando diversos benefícios para o clima organizacional, como: melhoria da produtividade, alcance das metas, maior criatividade, motivação e engajamento, além de desenvolvimento de competências de liderança. 

Por isso, se você está em busca de como promover um ambiente corporativo voltado para o trabalho em equipe, este artigo com certeza é para você. Por isso, continue a leitura e confira!

Ei, se você é um profissional do RH, não deixe de conferir agora mesmo algumas das principais tecnologias que estão sendo utilizadas pelas empresas no seu setor!

rh tecnologico

O que é trabalho em equipe?

O trabalho em equipe é a colaboração em grupo das pessoas para alcançarem objetivos em comum. No ambiente corporativo, por exemplo, costuma ser uma meta estipulada pela liderança e que todos devem focar nela ao longo de um período.

Para isso, o trabalho em equipe está baseado nos princípios de colaboração, flexibilidade, comprometimento, partilha de responsabilidades e feedback. Dessa forma, por meio do trabalho em equipe, as organizações têm a oportunidade de alcançar resultados estratégicos e criar um crescimento mais rápido.

Essa prática promove a colaboração entre pessoas e incentiva uma maior cooperação. Além disso, estimula os companheiros a trabalharem juntos para realizar uma tarefa. A lógica é que cada indivíduo da equipe possui diferentes habilidades e conhecimentos, e trabalhar em equipe ajuda a todos a colocar essas habilidades e conhecimentos juntos, criando uma sinergia que resulta em resultados positivos.

Por que o trabalho em equipe é importante para o desempenho da sua empresa?

Trabalhar em equipe é, sem dúvida, uma parte importante na busca por resultados e desempenho esperado pela liderança. No entanto, se os colaboradores não sabem para qual caminho seguir, qualquer estrada servirá, não é mesmo?

Prova disso é que segundo pesquisa do IBM, 72% dos funcionários entrevistados afirmaram que não conheciam o objetivo da empresa. Nesse cenário, pergunto a você: os objetivos da sua empresa estão claros para todos?

Se sim, saiba que o engajamento e a colaboração entre as pessoas do mesmo time – ou mesmo de departamentos diferentes – podem levar a empresa a alcançar suas metas de maneira mais efetiva.

Isso porque quando trabalham juntos, os colaboradores aproveitam as habilidades e capacidades uns dos outros, resultando em soluções inovadoras, criativas e sólidas. De fato, muitas vezes é preciso trabalho em equipe para concluir projetos em tempo hábil e dentro de um determinado orçamento.

Além disso, com um trabalho em equipe sendo apoiado por ferramentas e diretrizes da própria empresa, o ambiente organizacional fica mais propício à promover ideias inovadoras, que vão ajudar no atingimento das metas.

Se quiser conferir alguns dos hábitos empresariais mais famosos que ajudam no atingimento das metas, não deixe de assistir o vídeo!

Como trabalhar em equipe?

O trabalho em equipe pode ser um desafio em muitas empresas, afinal, estamos falando de pessoas com realidades e objetivos diferentes. No entanto, esse desafio pode ser superado, guiando os colaboradores por 6 pilares do trabalho em equipe:

1. Comunicação clara e efetiva

A comunicação é a espinha dorsal do trabalho em equipe. Dessa forma, é essencial estabelecer canais claros de comunicação onde os membros possam expressar suas ideias, ouvir os outros e compartilhar informações de maneira eficaz.

Isso evita mal-entendidos, alinha as expectativas e promove uma compreensão coletiva dos objetivos do projeto. Uma comunicação transparente também ajuda a resolver conflitos de forma construtiva, mantendo uma atmosfera de confiança, engajamento e colaboração no ambiente de trabalho.

2. Definição de papéis e responsabilidades

Cada membro da equipe deve ter uma compreensão clara de seu papel, responsabilidades e contribuição para o projeto. Isso evita duplicações de esforço, confusões e lacunas na execução das tarefas.

A designação adequada de funções, por meio da Matriz RACI, por exemplo, assegura que todos saibam o que é esperado deles e permite que trabalhem de forma eficiente dentro da equipe, contribuindo para o alcance dos objetivos comuns.

3. Fomento à colaboração e sinergia

Incentivar a colaboração significa criar um ambiente onde as habilidades, conhecimentos e perspectivas individuais se unem para criar algo maior do que a soma das partes. Dessa forma, os membros da equipe devem ser encorajados a compartilhar ideias, contribuir com suas competências únicas e trabalhar juntos para encontrar soluções criativas e eficazes.

4. Criação de um ambiente de confiança

A confiança é a base de qualquer equipe de sucesso. Assim, os colaboradores devem sentir-se à vontade para expressar suas opiniões, admitir erros e pedir ajuda sem medo de julgamento.

Além disso, a confiança também é construída por meio do cumprimento das responsabilidades, da transparência nas ações e do apoio mútuo. Um ambiente de confiança promove a colaboração, a abertura e a resolução eficaz de problemas.

5. Foco nos resultados e objetivos

Manter um foco claro nos resultados desejados e nos objetivos do projeto é crucial. Os membros da equipe devem entender como suas contribuições individuais se encaixam no quadro geral e como estão contribuindo para a realização dos objetivos. Isso ajuda a manter todos alinhados e motivados, garantindo que o esforço coletivo esteja direcionado para alcançar os resultados desejados.

6. Avaliação e melhoria contínua

Após a conclusão de cada projeto ou fase, é fundamental avaliar o desempenho da equipe. Identificar pontos fortes e áreas de melhoria ajuda a aprender com a experiência, ajustar abordagens futuras e aprimorar a eficiência da equipe. A melhoria contínua permite que a equipe se adapte às mudanças, inove e se torne cada vez mais eficaz ao longo do tempo.

Como estimular o trabalho em equipe na sua empresa?

Agora que você já sabe a importância e os benefícios do trabalho em equipe para as empresas, deixo aqui para você algumas dicas de como promover o trabalho em quatro ou mais mãos dentro da sua organização:

1- Cultura do feedback

Uma cultura de feedback entre os membros da equipe é fundamental para o sucesso das operações. E isso também vale entre líder e liderado. Um analista que não tem firmeza em passar um feedback para o seu gestor está propenso a ter um líder que estará sempre cometendo os mesmos erros e impactando negativamente sua equipe.

Por meio da troca de opiniões, os membros da equipe devem apoiar uns aos outros e criar relações de confiança para construir um trabalho em equipe mais eficaz.

template feedbacks

2- Metas e indicadores

Estabelecer metas, objetivos e indicadores claros para cada colaborador ajuda a manter o foco no dia-a-dia. Por isso, promover uma cultura de desdobramento de metas e gestão pelas diretrizes (GPD) ajuda a garantir que todas as equipes estejam alinhadas quanto aos objetivos gerais da organização e entendimento de como as ações delas impactam nos resultados.

3- Celebra as conquistas

A desmotivação é um reflexo comum de uma empresa que não promove essa cultura da importância do trabalho em equipe. Nesse cenário é comum o surgimento de vários cenários problemáticos, como:

Por isso, uma das formas de combater uma possível desmotivação e fomentar o trabalho em equipe é por meio das celebrações em equipe. Seja por conta do atingimento de metas ou mesmo de uma promoção, celebrar os resultados dos seus liderados é muito importante!

demissão silenciosa

Exemplos de boas práticas para trabalho em equipe

Interessado em aumentar a confiança dentro da sua empresa? Confira a seguir algumas dicas e boas práticas para um trabalho em equipe forte:

#1 One on One

Uma grande parte dos líderes esquece que é extremamente importante conhecer melhor os seus liderados. Dessa forma, é necessário garantir que há confiança entre líder e liderado. Assim, uma das melhores formas de fazer isso é por meio do One on One.

Essas reuniões podem ajudar a esclarecer as dúvidas daquele liderado, ajudando a incentivar e motivar o desenvolvimento de habilidades profissionais, oferecendo assim, suporte e confiança entre a equipe.

É importante oferecer oportunidades aos liderados para que eles possam falar abertamente sobre seus problemas e preocupações com a equipe, encorajando assim, a busca por soluções. Esta prática ajuda a fomentar a confiança entre os membros da equipe.

one-on-one

#2 Equipes multidisciplinares

Existe quem defenda que os liderados costumam ser reflexos dos seus líderes. Por isso, um erro que pode ser comum na hora de montar e desenvolver a sua equipe é desenvolvê-los para que eles possam pensar exatamente igual o gestor.

Dessa forma, para um trabalho em equipe de verdade é fundamental ter uma equipe que pense diferente e possua soft skills e hard skills variadas. Nesse cenário, será fundamental respeitar as diferenças e mais do que nunca aprender a trabalhar em equipe.

Os principais desafios a serem superados no trabalho em equipe

1. Conflito de gerações:

O conflito de gerações é uma questão significativa nas organizações de hoje, especialmente com a presença de diferentes grupos etários, cada um com sua própria abordagem em relação ao trabalho, comunicação, valores e expectativas. Integrar essas perspectivas de maneira produtiva e harmoniosa é um desafio.

Isso porque além das diferenças de estilo de trabalho, preferências de comunicação e atitudes em relação à autoridade podem levar a conflitos, mal-entendidos e falta de colaboração eficaz. Lidar com essas diferenças e promover um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo é fundamental para o sucesso da equipe.

2. Acompanhamento de metas com objetivos em comum:

Coordenar e garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados e trabalhando em direção às metas e objetivos comuns pode ser desafiador. O acompanhamento eficaz do progresso em direção a essas metas, a avaliação do desempenho individual e coletivo, e a implementação de ajustes quando necessário requerem uma estratégia sólida de gestão de metas.

3. Comunicação e alinhamento:

A comunicação clara e eficaz é uma pedra angular para o sucesso da equipe. Garantir que todos os membros estejam bem informados, compreendam suas funções, tenham acesso a informações atualizadas e estejam alinhados com os objetivos e estratégias da equipe é um desafio constante.

Se a comunicação falhar, mesmo metas bem definidas podem ser mal interpretadas, levando a resultados insatisfatórios. Manter uma comunicação aberta, transparente e regular é vital para enfrentar esse desafio.

Próximos passos

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências promovendo uma cultura de trabalho em equipe que funcione. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

stratws one