Gestão de Equipe

Conheça as 5 principais tendências na gestão de pessoas

Conheça as 5 principais tendências na gestão de pessoas

Publicação : 22/07/2019

Por Siteware

8 min

Tendências na gestão de pessoas
Tendências na gestão de pessoas

O mercado de trabalho está em constante evolução. As histórias que costumávamos ouvir de nossos pais e avós, sobre trabalhar a vida toda em uma mesma empresa e suas trajetórias repletas de desafios e dificuldades, mudou.

As novas gerações, com destaque para os Milllennials, cada vez mais iniciando suas carreiras, sabem valorizar o seu tempo e seus valores pessoais. E a indústria precisa se adaptar a isso. Assista a esse vídeo pra entender mais sobre o comportamento das diferentes gerações no ambiente de trabalho:

Com cada vez mais acesso à informação e ao conhecimento, os profissionais hoje buscam trabalhar em algo que se encaixe com sua visão de mundo e que traga oportunidades de realização pessoal e profissional. E esse pode ser um grande desafio para as empresas que não estão dispostas a se adaptar a esse novo modelo de trabalho.

Leia também: Tendências da gestão de desempenho para os próximos anos

As 5 principais tendências na gestão de pessoas

1- Chefe x Líder: qual é o melhor tipo de profissional ao gerir pessoas?

É bastante comum ouvir em uma roda de amigos, diversas reclamações sobre chefes de departamentos das empresas. E isso ocorre porque, infelizmente, boa parte das organizações não acredita na necessidade de reinvenção e acham que um chefe que seja frio e distante de seus colaboradores trará mais resultados. Grande engano.

O profissional de hoje busca trabalhar em um ambiente em que suas ideias possam ser ouvidas e levadas em consideração pelo seu líder. Isso mesmo: um líder, e não um chefe. Um líder se posiciona de forma amigável e aberta perante seus colaboradores, disposto a compreender a necessidade da equipe da qual ele lidera e trazer soluções que auxiliem os resultados procurados não só pela empresa, mas também pelos seus funcionários.

Veja mais: Testes de liderança: que tipo de líder você é?

2- Trabalho em equipe + softwares colaborativos

As médias e grandes empresas costumam ser formadas por um numeroso quadro de funcionários. Porém, são pequenos setores que fazem parte dessa engrenagem para que toda a organização funcione bem.

Por exemplo: se o setor de RH não estiver satisfeito com seu trabalho e não o fizer direito, isso pode ir afetando diversos departamentos e causar um desequilíbrio em toda a organização.

Sendo assim, um movimento interessante que vem sendo aplicado em favor da gestão de pessoas é o conceito de “projetos transparentes”.

Ele consiste em tornar as empresas mais funcionalmente organizadas. Assim, realizam um trabalho em equipes multifuncionais. Dessa forma, independentemente do setor trabalhado, todos possuem conhecimento e acesso ao trabalho do outro. Podendo, com isso, oferecer soluções mais criativas e inovadoras.

Para isso, o uso de softwares colaborativos baseados na nuvem vem crescendo de forma exponencial.

Confira: 7 aplicativos de produtividade para escritório para turbinar o trabalho em equipe

3- A importância do feedback na gestão de pessoas

Os feedbacks são por muitas vezes vistos como um momento tenso, tanto pelas empresas, como por seus funcionários. Mas essa realidade pode ser bem diferente.

Um feedback realizado de forma mais descontraída, onde não apenas os líderes apontam pontos a serem melhorados, mas também abrem espaço para que seus colaboradores expressem suas opiniões, podem ser uma garantia de bons resultados.

É preciso saber dar um bom feedback. Por isso, acompanhe este vídeo, com algumas dicas:

Leia também: Como receber um feedback negativo no trabalho? Confira 6 dicas que vão te ajudar a lidar melhor com críticas

4- Desenvolvimento pessoal e profissional

Algo que podemos considerar uma das maiores tendências na gestão de pessoas é desenvolvimento pessoal e profissional. Mas o que isso quer dizer?

Significa que o profissional de hoje busca se conectar com uma organização que proporcione benefícios dentro e fora dela.

Alguns exemplos são:

  • Oferecer autonomia, em que o profissional possa expressar suas ideias e colocá-las em prática;
  • Receber treinamentos e sentir que a empresa realmente está investindo em seu desenvolvimento, capacitando-o para que possa se tornar um líder com visão global;
  •  Trazer a possibilidade de trabalhos remotos ou no regime home office, uma tendência que vem crescendo cada vez mais e possibilita um estilo de vida mais flexível;
  • Ter benefícios relacionados ao seu bem-estar fora do ambiente de trabalho, como convênios com livrarias, academias, farmácias e atrações culturais.

5- Análise de dados em RH: People Analytics

Podemos dizer que poucas empresas hoje podem se considerar funcionalmente organizadas. E isso ocorre porque a grande maioria não acredita na importância da coleta de dados na hora de gerir seus colaboradores.

A análise de dados pode ser utilizada desde o início. Isso começa mesmo antes de buscar novos talentos, ao traçar perfis que tenham a ver com o que a organização procura. É o chamado People Analytics.

Hoje, os funcionários não aceitam ser considerados apenas como números. Por isso, esse trabalho deve ser feito com todo cuidado.

Afinal, se eles querem se sentir parte da estratégia, ter autonomia e sentir a possibilidade de crescimento sustentável ao fazer parte da empresa, nada melhor que usar os dados. Mas de uma forma não invasiva, e que traga benefícios para todos.

Fazer isso de uma maneira ética e integrar os objetivos das pessoas com os da organizar é uma das metas do People analytics. Assim, traz vantagens para ambas as partes.

Quer mais dicas sobre esse tema? Então confira este infográfico:

Tendências na gestão de pessoas

Saiba mais: O que é People Analytics e as vantagens dessa metodologia para a gestão estratégica de pessoas

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Assim, é ideal para monitorar a performance de pessoa e equipes, ajudando o RH a implementar estratégias como a meritocracia e a gestão à vista.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer saber mais sobre o STRATWs One? Então, confira este case de sucesso: Como a meritocracia foi o fator de sucesso na BRMalls

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *