Gestão de Equipe

Qual a importância da cultura organizacional? Por que é necessário sempre pensar nela?

Qual a importância da cultura organizacional? Por que é necessário sempre pensar nela?

Publicação : 06/07/2017

Por Siteware

5 min

Qual a Importância da cultura organizacional
Qual a Importância da cultura organizacional

Muitas pessoas se perguntam qual a importância da cultura organizacional. A alta taxa de rotatividade de funcionários, por exemplo, pode ser um grande problema em uma empresa onde há falta de uma cultura organizacional forte.

Aqui no blog já falamos sobre as causas do turnover nas empresas, que geralmente possui relação com uma cultura organizacional inadequada, estabelecida pelos próprios gestores.

Para evitar a desmotivação e falta de engajamento dos colaboradores, um bom líder precisa estar sempre se comunicando com sua equipe, explicando qual o tipo de comportamento é esperado e deixando claro o que significa trabalhar na empresa.

Dessa forma, é essencial que os valores e a cultura implementados pelos gestores estejam sempre sendo analisados para que a melhoria seja contínua. Veja algumas dicas sobre qual a importância da cultura organizacional na gestão de pessoas da sua empresa e como sua falta pode ser prejudicial.

Qual a importância da cultura organizacional + 3 fatores principais

1- Palavras importam

Para comunicadores e profissionais de RH essa frase é óbvia, mas executivos e empresários costumam ignorar sua importância. A cultura corporativa é parte importante do sucesso a longo prazo do negócio e, por isso, é importante que você saiba o que exatamente está procurando em seus funcionários. Mais importante ainda, você precisa descobrir como dizer isso a eles.

Todo gestor quer trabalhar com pessoas honestas e engajadas, mas muitos cometem o erro de não definir como esperam que esses funcionários se comportem e contribuam na empresa. Sem esse perfil definido e esclarecido, fica mais fácil cair na armadilha de contratar alguém que só está pensando no salário do que alguém que está dedicado a fazer um bom trabalho na empresa, visando seu sucesso.

2- Lidere pelo exemplo

Para que a equipe acredite e se sinta confortável na cultura estabelecida, é importante que os superiores também sigam as regras definidas por ela, entendam realmente qual a importância da cultura organizacional e alinhem suas condutas com o que é esperado e desejado dos outros colaboradores.

Não faz sentido para a equipe se adequar a determinadas regras e valores que não se aplicam ao resto da organização.

Se você continuar vendo funcionários saírem pelas mesmas razões, isso não significa que eles são ruins (bom, alguns talvez), mas é mais provável que você não tenha feito um bom trabalho ao definir e esclarecer suas pretensões durante o período deles na empresa.

A comunicação e a honestidade são essenciais nessas horas, até mesmo para você conseguir definir com mais precisão e agilidade quem se encaixa no perfil que você está procurando ou não.

3- Lembre-se: não são eles, é você

A tarefa de escolher e contratar pessoas durante o processo de recrutamento e seleção é complexa. Muitas pessoas podem parecer ótimas para sua empresa no papel, mas se sua própria cultura não for bem definida, você continuará contratando pessoas erradas vez ou outra. E quando isso acontecer, inevitavelmente, a culpa será sua.

Não existem maneiras fáceis de determinar quem será um bom funcionário, mas definir seu empregado ideal pode ser um grande facilitador. Depois de definir o que você está procurando, vá atrás desse perfil para compor sua cultura organizacional e, dessa forma, sua rotatividade de colaboradores diminuirá.

Por fim, o aprendizado mais importante sobre a cultura organizacional que você deve ter em mente é que as pessoas são o bem mais valioso da organização.

Os melhores colaboradores demandam menos tempo, aumentam a produtividade e levam a empresa ao sucesso. Por isso, procure fortalecer sua equipe e sua cultura e o resto virá como consequência!

Gostou das dicas? Ficou claro para você qual a importância da cultura organizacional? Então confira nossas 6 dicas para melhorar sua cultura organizacional:

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Texto adaptado daqui.

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Luiza AndradeJornalista por formação, Analista de Marketing e produtora de conteúdo da Siteware. Fotógrafa nas horas vagas e completamente viciada em música e internet!