Gestão de Equipe

Filmes sobre gestão de conflitos: 7 dicas com lições importantes para seu negócio

Filmes sobre gestão de conflitos: 7 dicas com lições importantes para seu negócio

Publicação : 05/09/2019

Por Siteware

8 min

Todo ambiente de trabalho está sujeito a conflitos. Mas saber gerenciar conflitos é uma habilidade que todo bom gestor precisa ter. Porém, você sabe como desenvolvê-las?

Para te inspirar a evitar conflitos no trabalho, listamos aqui 7 filmes sobre gestão de conflitos. Confira e saiba quais dicas a sétima arte pode te dar sobre esse assunto.

Saiba mais: O que é gestão de conflitos, principais benefícios para a sua empresa e 8 dicas de como colocar em prática

7 dicas de filmes sobre gestão de conflitos

O conflito não é necessariamente negativo. Afinal, a divergência de opiniões pode levar a uma terceira solução, ainda melhor!

Por isso, é importante saber se valer dos conflitos nas empresas. Inspire-se nesses filmes e descubra como fazer isso.

1 – Amor sem Escalas

Estrelado por George Clooney e Anna Kendrick, o filme “Amor sem Escalas” (Up In The Air, 2009) fala sobre os dramas presentes nas relações de trabalho. Assim, aborda temas como competitividade, necessidade de reduzir custos constantemente, a pressão sobre os funcionários e o uso da tecnologia.

Na trama, os personagens de Clooney e Kendrick trabalham para uma empresa responsável por realizar demissões em massa. Enquanto a novata está mais focada em minimizar os custos para a organização, o mais experiente preocupa-se em humanizar esse processo.

Dessa forma, o filme traz lições importantes sobre relações corporativas, conflitos entre o velho e o novo e diferentes formas de enxergar um mesmo processo.

2 – O Diabo Veste Prada

Na segunda obra da nossa lista de filmes sobre gestão de conflitos, Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jornalista recém-formada que acaba de conseguir um emprego na Runaway Magazine, uma relevante revista de moda em Nova York. 

Ela começa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora executiva da publicação.

Andrea precisa atender às exigências de sua chefe, mas passa a entrar em conflito com ela devido à diferença de personalidade. Além disso, também não consegue conciliar sua vida pessoal com a profissional.

Dessa forma, o filme promove uma reflexão sobre o que se pode exigir de um funcionário, quais os limites para conseguir ser bem-sucedido no trabalho e os ensinamentos que um líder deve passar aos seus liderados.

Leia mais: Como lidar com conflitos na empresa? Confira 6 dicas valiosas

3 – A Fuga das Galinhas

Nesta animação, a galinha Ginger vive em uma granja e busca desesperadamente fugir do seu final trágico: o abatedouro. Além disso, tem dificuldades em conseguir o apoio das colegas, inicialmente.

O filme aborda temas como a importância do planejamento, a definição de objetivos claros, a elaboração de estratégias, o trabalho em equipe e o gerenciamento de conflitos.

4 – O Preço do Amanhã

O filme se passa em uma sociedade na qual as pessoas podem comprar mais tempo de vida. No entanto, esse sistema favorece os mais ricos e prejudica os mais pobres.

Nesse contexto distópico, Will (Justin Timberlake) passa a ser perseguido por um crime que não cometeu e, assim, se rebela contra esse sistema.

Este filme trata de assuntos como planejamentos de longo prazo, comprometimento, espírito de equipe e pensamento estratégico.

Veja mais: Gestão de conflitos nas empresas: Uma Visão Mais Abrangente!

5 – A Rede Social

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2011, o filme “A Rede Social” conta a história da criação do Facebook. A obra fala dos conflitos entre Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, fundadores da maior rede social do mundo.

O filme fala sobre a importância de se manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, sem deixar que desavenças pessoais interfiram na relação profissional. O foco precisa estar nos objetivos organizacionais.

6 – O Homem que Mudou o Jogo

Este filme é uma adaptação do livro homônimo de Michael Lewis e conta a história Billy Beane e de como ele conseguiu fazer com que o Oakland Athletics chegasse à elite do baseball americano.

O Homem que Mudou o Jogo deixa como lição a importância de identificar e corrigir os erros de seus colaboradores, procurando sempre maximizar seus pontos fortes e motivá-los para obter os melhores resultados

7 – Os Estagiários

Para encerrar os filmes sobre gestão de conflitos, temos Os Estagiários (The Internship, 2013).

Nesta comédia estrelada pela dupla Vince Vaughn e Owen Wilson, dois experientes vendedores se veem desempregados, mas acabam aceitando uma oportunidade de estágio no Google.

Assim, o filme aborda conflitos entre gerações dentro da empresa e a competição entre funcionários. Mas, mais que isso, a comédia mostra que os mais velhos podem aprender com os mais novos e vice-versa.

Como lição, fica a importância da troca de ideias e de conhecimentos.

Gostou das nossas dicas? Então que tal fazer uma maratona com esses 7 filmes sobre gestão de conflitos? Assim, você e sua equipe vão tirar deles a inspiração necessária para lidar com essa temática na sua empresa.

Leia também: 4 principais técnicas de gestão de conflitos para acabar de vez com os problemas na sua empresa

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Além da proporcionar o acompanhamento e divulgação de seus indicadores de desempenho, ele também faz a gestão de seu portfólio de projetos e de reuniões. Assim, sua empresa fica totalmente sob controle, o que, com certeza, diminui a incidência de conflitos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer mais dicas sobre essa área? Então, baixe nosso e-book gratuito: Matriz de competências e o RH estratégico

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *