Gestão de Equipe

Como melhorar o RH de uma empresa: 13 dicas que você precisa conhecer

Como melhorar o RH de uma empresa: 13 dicas que você precisa conhecer

Publicação : 26/07/2019

Por Siteware Siteware

10 min

Como anda o departamento de recursos humanos da sua empresa?

Basicamente, o RH é responsável por dois tipos de serviços: administrativos e estratégicos.

Dependendo do tamanho da sua equipe e da sua empresa, os funcionários de RH desempenham atividades como:

  • recrutamento e seleção de novos talentos;
  • integração entre funcionários;
  • gerenciamento da folha de pagamento e benefícios;
  • investigação de reclamações;
  • redação e acompanhamento de políticas da empresa;
  • treinamento e muito mais.

Um departamento de RH eficaz ajuda a cultura da empresa a crescer. Além disso, torna-se o caminho para um feedback honesto e valioso dos funcionários para os líderes do negócio.

Os profissionais de recursos humanos precisam entender todo o negócio e fornecer abordagens sobre atração e retenção para atender às necessidades estratégicas da empresa.

Tendo em vista a importância desse setor para os negócios, separamos aqui 13 dicas valiosas. Assim, você vai descobrir, como melhorar o RH de uma empresa. Confira e saiba o que fazer para dar um up na sua gestão de pessoas.

Este post também pode interessar a você: Exemplo de planejamento estratégico de RH

Antes de prosseguir a leitura, que tal saber como trabalha um bom gerente de RH? Então, confira este infográfico:

Como melhorar o RH de uma empresa

13 dicas de como melhorar o RH de uma empresa

1 – Otimize seu processo de contratação

A primeira dica de como melhorar o RH de uma empresa é procurar otimizar o seu processo de contratação.

Para montar uma equipe forte, com profissionais capacitados e experientes e que estejam dispostos a permanecer na empresa por um longo tempo, o RH precisará se dedicar mais no processo de recrutamento e seleção.

Dessa forma,  poderá descobrir o máximo possível sobre um funcionário em potencial, como suas necessidades, expectativas, hábitos e motivações.

Depois de saber tudo isso, compare os resultados e monte uma equipe coesa e pronta para prosperar.

2 – Ofereça treinamentos aos seus funcionários

Se você deseja manter seus colaboradores felizes e satisfeitos, você deve proporcionar-lhes oportunidades de desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais.

Dedique uma parte do seu orçamento mensal para investir em aulas on-line, workshops e minicursos com conteúdo relevante e oferecê-los aos seus funcionários. Essa ação será recompensada, pois eles aprenderão novas habilidades que podem ser usadas para melhorar os resultados empresa.

Leia também: 5 indicadores de recrutamento e seleção valiosos para o RH achar os melhores talentos

3 – Seja claro sobre as expectativas

Para que o colaborador entregue o resultado que você espera, é fundamental ter clareza ao comunicar essas expectativas. Caso contrário, você vai esperar “X” e o funcionário vai entregar “Y”.

Por isso, o setor de RH precisa ser o mais claro possível na hora de fazer a contração. Assim, deve comunicar o comportamento e as atitudes que se espera do novo colaborador e reforçar isso ao longo do tempo.

4 – Trabalhe com programas de recompensa

Para manter seus funcionários felizes e motivados, você precisará recompensá-los por um bom trabalho. Pessoas que são reconhecidas por seu trabalho árduo são mais produtivas e ficarão felizes em passar 8 horas por dia trabalhando para você.

Converse com seus funcionários sobre suas necessidades e considere a oferta de incentivos para a conclusão das metas semanais da equipe.

Veja em nosso blog: 5 dicas para criar um sistema de meritocracia eficiente

5 – Utilize um software de RH

A implementação de um software para gestão de pessoas é uma das mais importantes dicas de como melhorar o RH de uma empresa.

Isso porque, ao recorrer ao uso de tecnologia, o departamento eliminará um grande volume de papelada desnecessária. Além disso, vai agilizar determinados processos, evitar falhas humanas e economizar tempo e dinheiro.

6 – Alinhe o RH com os objetivos estratégicos da empresa

Defina os objetivos do departamento de RH que estejam alinhados com sua visão e planos de negócios futuros e que agreguem valor a sua empresa.

Por exemplo, se fornecer um excelente atendimento ao cliente for um elemento-chave da sua visão, inclua o treinamento e desenvolvimento dos funcionários como principais objetivos de RH.

7 – Invista em pesquisas de clima organizacional

Para o departamento de RH, as pesquisas internas de clima organizacional são fundamentais para compreender melhor a atual situação do ambiente de trabalho e orientar melhor os colaboradores sobre suas funções.

Assim, é possível adotar medidas que tornem o clima organizacional mais saudável, o que fará com que os colaboradores sintam mais prazer em trabalhar.

Confira mais detalhes: Descubra os objetivos e como fazer uma pesquisa de clima organizacional passo a passo

8 – Tenha clareza ao definir as funções

O colaborador que tem clareza sobre as suas funções tende a ser mais produtivo, pois concentrará seu tempo e sua energia em tarefas que realmente importam. Assim, reduz o estresse do dia a dia e foca no atingimento de metas.

9 – Utilize o feedback constantemente

O feedback é uma poderosa ferramenta de gestão. Quando incorporado às rotinas de RH, ele permite que o funcionário saiba quais aspectos a empresa espera que ele melhore e quais a empresa considera como pontos positivos.

O feedback precisa funcionar também como uma via de mão dupla, na qual o colaborador também deve se sentir à vontade para expressar o que ele sente em relação empresa.

Quer dicas de como fazer um bom feedback? Então, confira este vídeo de nosso canal do YouTube:

10 – Implemente e aperfeiçoe a avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma prática essencial para o departamento de recursos humanos.

Individual ou coletiva, essas avaliações servirão como base para programas de treinamento, promoções internas, reajustes salariais, programas de recompensa e até decisão de desligamento.

11 – Ofereça um plano de carreira

O plano de carreira é um importante instrumento para trabalhar a motivação do funcionário. Se ele sabe que tem possibilidade de crescimento dentro da empresa, ele tenderá a dar o seu melhor para alcançar cargos maiores.

Isso será bom para diminuir a taxa de rotatividade e para os índices de produtividade.

Veja também: Modelo de plano de carreira: saiba o que é na prática e conheça 5 tipos

12 – Organize um banco de horas

A fim de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores, muitas empresas já adotam o chamado banco de horas, que consiste no armazenamento de horas extras e futuramente poderão ser trocadas por folgas.

Isso permite que o funcionário consiga equilibrar melhor sua vida pessoal com a profissional, o que impacta no seu rendimento no trabalho.

13 – Incentive a criatividade

O incentivo à criatividade é uma boa forma de promover a integração entre os colaboradores e a organização.

Desafie e estimule os funcionários a encontrarem soluções criativas para diversos problemas que a empresa possa estar enfrentando, como a necessidade de reduzir gastos.

Nesse caso, é possível oferecer prêmios proporcionais à economia gerada pelas novas ideias e projetos apresentados pelos colaboradores.

Essas foram as nossas 13 dicas de como melhorar o RH de uma empresa. Analise quais delas podem trazer os melhores resultados para sua empresa e inicie um plano para implementá-las.

Saiba mais: Indicadores de departamento pessoal: confira 7 exemplos e mantenha seus talentos sempre motivados

O STRATWs One é um software de gestão de performance empresarial. Assim, ele fornece indicadores de desempenho de pessoas, equipes e projetos em tempo real. Dessa forma, você pode implantar estratégias de gestão de pessoas como a meritocracia e a gestão à vista.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Confira este case de sucesso: Meritocracia como fator de sucesso na BRMalls

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *