O mercado de aplicativos para smartphones e tablets cresce a cada dia. Você sabe quais empresas estão por trás deles? O que é preciso entender para investir nesse mercado que promete revolucionar a vida das pessoas?
Pesquisas realizadas pela Conecta, Ibope e Win apontam que o brasileiro passa, em média, 84 minutos do dia usando tablets ou smartphones. E essa febre é, sem dúvida, mais intensa no Brasil, do que em outras partes do planeta.
Algumas empresas estão atentas às oportunidades de desenvolvimento de novos aplicativos, capazes de gerar grande volume de vendas.
Só em 2013, o mercado mobile rendeu cerca de cinco milhões de reais em negócios no Brasil. Devido à escassez de profissionais especializados, as empresas que desenvolvem esses aplicativos investem bastante dinheiro em inteligência de pesquisa, definição de perfis dos usuários e potenciais consumidores.
O acesso à internet via dispositivos móveis já superou os desktops. Esse crescimento de tráfego móvel deve aumentar 11 vezes até 2018, cerca de 60% a cada ano.
Aplicativos cada vez mais funcionais estão surgindo no mercado, evidenciando um negócio rentável e que não irá parar de crescer. Até 2013, a receita desse segmento chegou a somar 27 bilhões de dólares e as projeções apontam que, em 2017, chegará a 80 bilhões.
E aí, vale ou não vale a pena investir? Pesquisas revelam que as vendas aumentaram 12% em 2014, contabilizando 43 milhões de usuários no Brasil. A expectativa é alcançar a marca de 70,5 milhões em 2017.
É comprovado que a experiência de um consumidor com um aplicativo é bem mais agradável do que a navegação em um site, mesmo que acessado em plataforma mobile. É possível receber notificações e utilizar recursos que acabam por engajar mais as pessoas, fazendo com que elas acessem esses aplicativos com mais frequência.
Pelo menos uma vez por mês, 60% dos brasileiros fazem algum tipo de compra pelo celular. O número de consumidores em todo o território nacional é superior a 20 milhões. No mercado mobile, há grande demanda a ser suprida e a tendência é que as empresas continuem investindo em aplicativos mais criativos e úteis para o público.
Seja para entreter, fazer compras, obter dicas de viagem ou qualquer outro serviço, o mercado de aplicativos tem desenvolvido ferramentas cada vez mais otimizadas para cada perfil de usuários.
As empresas devem investir na criação desses aplicativos também com o intuito de gerar novos canais de venda, uma vez que são acessíveis, fáceis de usar e, na maioria das vezes, contam com um design idealizado para estimular o público a estar sempre com os smartphones à mão.
Confira as listas que já escrevemos dos melhores aplicativos para produtividade e facilitar o seu dia a dia no trabalho:
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |