O uso de indicadores de performance é adotado por milhares de empresas ao redor do mundo.
Existem dezenas ou centenas de indicadores utilizados no dia a dia de cada empresa, que deixam claro que fazer marketing é muito mais do que apenas contratar a criação de site com uma empresa especializada e usar belas imagens para conseguir grandes resultados.
Conheça os principais indicadores de marketing digital e entenda o que cada um deles significa.
Leia também: Gestão por indicadores: porque e como usar KPIs na sua gestão de performance
E assista a esta explicação de nosso canal do YouTube:
Um KPI é um indicador de performance que tem como objetivo mensurar se ações e processos realizados dentro de uma empresa estão atingindo os objetivos.
Esses indicadores têm como objetivo oferecer uma visão mais efetiva sobre vários aspectos importantes para os resultados de um negócio.
Veja agora os principais KPIs de marketing digital.
Faça download do nosso kit completo de indicadores clicando aqui
O famoso CPA é um dos mais importantes KPIs de marketing digital e de qualquer estratégia de vendas utilizadas pelas empresas.
Esse indicador mostra quanto custa para a empresa a aquisição de cada cliente.
Um lead é um potencial cliente da sua empresa, aquela pessoa que se encaixa no perfil do seu cliente ideal e que tem grandes chances de se tornar um cliente real.
Mensurar a quantidade de leads que uma estratégia de marketing está gerando para o seu negócio é fundamental para saber se a estratégia está funcionando ou não.
Esse é o valor que é cobrado pelas plataformas de anúncios digitais como o Google Ads e o Facebook Ads.
Ao identificar qual o custo por clique de suas campanhas nessas plataformas, você consegue saber qual está obtendo melhores resultados, podendo direcionar o investimento para apenas uma das campanhas.
O cálculo do custo por clique pode ser feito com a divisão do custo total da campanha pelo número de cliques que o seu anúncio recebeu.
A taxa de conversão pode ser utilizada para mensurar vários dados dentro da mesma empresa.
Número de usuários que acessaram o blog e assinaram a newsletter, quantidade de usuários que clicaram no seu anúncio do Instagram, número de clientes que clicaram em um link enviado por e-mail, e por aí vai.
Esse indicador nos mostra a porcentagem total de cliques que um anúncio recebeu em comparação ao número de vezes que o seu anúncio foi exibido.
A taxa de cliques é calculada com a divisão do número de cliques que o anúncio recebeu dividido pelo total de vezes que o anúncio foi exibido, tudo isso multiplicado por 100.
Esse é um indicador fundamental para que a empresa saiba quais estratégias estão funcionando e devem ser incentivadas, e quais podem ser interrompidas ou redefinidas.
Uma empresa normalmente tem diversas campanhas rodando simultaneamente, como anúncios em redes sociais, banners em sites do seu nicho, anúncios nos sites de busca e tráfego orgânico chegando ao blog. Por isso, é necessário conseguir identificar de onde estão vindo esses acessos.
Esse indicador de vendas é referente ao valor que cada consumidor gasta na compra de um produto na sua empresa.
O cálculo do ticket médio pode ser feito com base no volume de vendas totais de uma empresa sendo divididos pelo número de vendas.
Também é possível fazer esse cálculo para cada tipo de produto diferente, assim como o valor médio das compras que os clientes realizam em determinado período.
Esses valores podem ajudar a sua empresa a definir seu planejamento e traçar metas e objetivos.
Calcular o ROI (Return Over Investiment / Retorno sobre Investimento) é a melhor forma de uma empresa saber quanto dinheiro a empresa ganha ou perde em cada um de seus investimentos.
O cálculo do ROI pode ser feito de uma forma bem simples, dividindo-se o valor faturado subtraído dos custos, por esses custos.
Assim, a empresa consegue apoiar todas as suas decisões com base nos números, e não apenas em suposições e esperanças.
ROI não é apenas um dos principais indicadores de marketing digital, mas também um indicador financeiro, conheça mais alguns deles:
Esse frase do lendário W. E. Deming resume tudo que significa acompanhar KPIs para fazer a correta gestão de qualquer processo em seu negócio. E isso vale também para LPIs de marketing digital.
Assim, fica claro que acompanhar os indicadores é importante para que as empresas possam tomar decisões mais focadas nos dados do que em achismos e opiniões pessoais sobre o negócio.
A criação desse artigo contou com a colaboração da Agência Oblige – www.oblige.com.br
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Com ele, sua empresa cria, acompanha e compartilha KPIs e, dessa forma, pode tomar as melhores decisões.
Veja mais algumas das vantagens que fizeram o STRATWs One ser o software escolhido por mais de mil empresas e usado por mais de 160 mil colaboradores:
E se você quer saber ainda mais sobre KPIs, então baixe nosso kit gratuito: Kit Exclusivo: Tudo e mais um pouco sobre KPIs
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |