Comunicação

8 dicas para garantir o melhor feedback coletivo em sua empresa

8 dicas para garantir o melhor feedback coletivo em sua empresa

Publicação : 29/01/2019

Por Siteware

8 min

Você já deve ter passado por isso: como funcionário, fazia suas tarefas e se envolvia em diversos projetos, mas não tinha um retorno claro sobre seu desempenho.

Como evitar que isso ocorra com sua equipe? É simples. Use alguma forma de feedback.

O feedback é uma das ferramentas mais assertivas de comunicação entre gestores e funcionários. Por meio dele, você consegue desenvolver suas equipes ao ouvi-las e ainda demonstra, em palavras, o papel de suas ações na empresa.

E unir e motivar equipes são dois grandes objetivos conquistados ainda mais rapidamente com o feedback coletivo.

Veja também: Como fazer uma crítica construtiva: 4 passos para entregar o melhor feedback

Mas o que é feedback coletivo, afinal?

O feedback coletivo é uma forma de otimizar este processo. Ele garante que, mesmo com a agenda cheia, você possa conversar abertamente com seus colaboradores. Assim, faz com que eles recebam as melhores instruções e os elogios que merecem.

O resultado? Satisfação e produtividade!

Mas é claro que alguns cuidados precisam ser tomados para proporcionar um feedback coletivo construtivo e satisfatório. Aos líderes empresariais, preparamos 8 dicas para dar o melhor feedback coletivo para suas equipes!

Veja mais: Saiba o que é Feedback Canvas e como usar nos negócios

8 dicas de como dar feedback coletivo

1- Planeje e anote os principais tópicos

Assim como acontece em reuniões convencionais, aquelas relacionadas ao feedback têm que ter planejamento.

Anote os principais tópicos que deseja destacar sobre o desempenho dos colaboradores.

Isso ajudará na objetividade do feedback coletivo e evitará que você esqueça de pautas importantes ou perca tempo com falas e discursos desnecessários.

2- Saiba o momento mais oportuno

Você precisa sentir o momento mais oportuno para reunir os colaboradores para um feedback coletivo.

Se algo deu errado ou se determinada entrega está atrasada, é importante saber esperar os momentos de tensão e estresse passarem. Ao mesmo tempo, não demore muito.

Pode ocorrer de você ter algo para dizer nesta semana que, se deixar para falar na próxima, perderá o sentido.

Importante dizer que os funcionários também esperam por este momento como um espaço para falarem o que pensam.

3- Explore a empatia

Usar de empatia nunca é demais, ainda mais em uma reunião ou conversa na qual o feedback é coletivo.

Ao invés de acusar, entenda o porquê de uma ação ter acontecido de maneira diferente do que você esperava.

Muitas vezes, você pode se surpreender com o que os colaboradores têm para dizer. Ouça atentamente e coloque-se no lugar do outro sempre que possível.

4- Foque nos pontos positivos

O feedback coletivo é o momento que você tem para motivar seus colaboradores a apresentarem resultados sempre melhores.

Mas, para aumentar a satisfação e até mesmo a sinergia entre a equipe, é essencial focar em seus pontos positivos.

Dê exemplos de momentos onde se superaram e destaque as qualidades gerais da equipe. É claro que, se houver pontos fracos a ser melhorados, é importante citá-los. Mas de maneira que o reconhecimento pelo esforço esteja sempre presente.

5- Dê espaço para falarem

O nome já diz tudo: feedback coletivo. Não se trata de um monólogo, mas algo que deve ser conversado em grupo.

Além de avaliar os seus colaboradores, suas ações, forças e fraquezas, este também é o espaço para que você possa notar algo que não tenha percebido e outros pontos a melhorar.

Dê espaço para falarem e ouça todos, sempre com atenção. Em sua pauta, anote algumas perguntas para fazer, mostrando que se interessa pela opinião deles.

6- Estimule a confiança e bom relacionamento

O feedback coletivo é mais uma oportunidade para estimular o bom relacionamento com a equipe e entre a equipe, assim como reforçar a confiança entre todos.

Neste momento você deve fazer com que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar opiniões e que haja uma aproximação natural.

O trabalho de um é complementar ao de outro, e o bom relacionamento e confiança que farão a diferença na melhora do ambiente organizacional e, consequentemente, nos trabalhos realizados.

7- Troque problemas por soluções

Você gastará a mesma energia falando sobre problemas ou procurando as soluções. E, afinal, o que trará mais resultado?

Por isso, aproveite o momento do feedback coletivo para refletir situações não tão positivas que ocorreram e fazer com que a equipe seja participativa na proposta de soluções.

8- Levante questões e proponha ações

Levantar as principais questões relacionadas ao trabalho coletivo é o grande diferencial desse tipo de feedback.

Depois de parabenizar sua equipe, estimule a reflexão dos funcionários e proponha melhorias.

Se todos estiverem alinhados, propor ações e estratégias será algo muito mais leve e natural. Todos na mesma sintonia e em busca por melhores resultados!

Saiba mais: Como dar feedback negativo e porquê as pessoas não gostam deles?

Veja também mais estas dicas de como dar um bom feedback:

feedback coletivo

Feedback coletivo X Feedback individual

Independentemente do formato, o feedback deve fazer parte da cultura da empresa e do dia a dia dos colaboradores.

A grande diferença entre o feedback coletivo e o individual é que um é realizado de maneira mais pessoal e o outro de maneira mais ampla, influenciando positivamente no trabalho em grupo.

As conversas individuais podem ser necessárias em casos pontuais, uma vez que existem observações particulares para dizer para cada funcionário.

Mas, para otimizar tempo e garantir que todos recebam um feedback construtivo, o coletivo é fundamental. Principalmente para alinhar expectativas e motivar toda a equipe de maneira mais espontânea, incentivando a comunicação e troca de ideias sobre o trabalho e possíveis mudanças.

Seja o líder que a sua equipe espera e prepare-se para proporcionar o melhor feedback coletivo!

Leia também: Como dar feedback na avaliação de desempenho sem medo

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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