.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Kudos Cards: é hora de promover a cultura do reconhecimento

CONTEÚDO

Kudos_Cards

CONTEÚDO

A cultura do reconhecimento tem se tornado cada vez mais comum dentro das empresas. A lógica é que ao realizar um trabalho bem feito, o colaborador receba elogios e palavras de incentivo do seu líder ou mesmo dos seus pares. Por isso, os kudos cards são uma forma de promover esse cenário.

A lógica é que os cartõezinhos possam tanto ajudar no reconhecimento, como também engajar as pessoas a estarem sempre se aprimorando e fazendo o seu melhor. Ou seja, além de ajudar na boa relação entre pessoas, também ajuda a organização a alcançar cada vez mais resultados.

Mas e ai, está interessado em promover uma cultura do reconhecimento na sua empresa? Continue a leitura e saiba mais sobre os kudos.

Talvez você também possa se interessar:

O que são os kudos?

Os “kudos” são uma forma de feedbacks para gerar reconhecimento ou elogio utilizada em diferentes cenários, um deles é dentro das empresas. Normalmente, uma breve mensagem é escrita (online ou fisicamente) como um agradecimento.

O termo “kudos” é uma palavra em grego que significa “glória” ou “honra”, e sua utilização dentro das organizações é para expressar apreço, gratidão e/ou admiração por uma pessoa ou sua contribuição.

Em espaços de colaboração, como em equipes, times ou mesmo na empresa como um todo, os kudos podem ser dados a alguém que tenha contribuído de forma significativa ou que tenha tido um bom desempenho em sua tarefa. A lógica é que as outras pessoas possam ver que aquele colaborador se destacou, reconhecendo-o.

Dessa forma, os kudos são uma forma de incentivar e valorizar a participação positiva e as contribuições das pessoas em uma comunidade, criando um ambiente mais amigável e encorajador para que outros também possam se envolver e contribuir de maneira significativa. Além disso, os kudos podem servir como um indicador de reputação ou reconhecimento.

template_feedback

Por que esse tipo de comunicação é importante nas empresas? 

A cultura do reconhecimento e dos do feedback promovida pelos kudos é fundamental nas empresas por diversos motivos importantes que afetam diretamente o bem-estar dos colaboradores e o desempenho geral da organização. Algumas das razões pelas quais a cultura do reconhecimento é importante nas empresas incluem:

#1 Motivação das pessoas

O reconhecimento é uma poderosa ferramenta motivacional. Quando os colaboradores são reconhecidos pelos kudos cards por suas contribuições e esforços, eles se sentem valorizados e motivados a continuar se dedicando ao trabalho com entusiasmo.

#2 Engajamento

Pessoas que se sentem valorizadas e apreciadas tendem a se engajar mais em suas atividades e também no ambiente de trabalho. Dessa forma, elas têm maior probabilidade de se dedicarem a alcançar os objetivos da empresa e a contribuir de maneira mais significativa para o sucesso geral da organização.

#3 Retenção de talentos

Uma cultura de reconhecimento positiva ajuda a reter talentos valiosos. Colaboradores que se sentem reconhecidos e apoiados por meio dos kudos cards e outras ferramentas, são menos propensos a procurar oportunidades em outras empresas e até mesmo dispostos a fazerem esforços para se manterem onde eles gostam.

#4 Melhoria do ambiente de trabalho

O reconhecimento cria um ambiente de trabalho mais positivo e agradável. Os colaboradores se sentem mais felizes e satisfeitos quando seu trabalho é apreciado, o que contribui para um clima organizacional mais saudável.

#5 Fortalecimento do trabalho em equipe

Ao reconhecer as contribuições individuais, a cultura de reconhecimento também incentiva o trabalho em equipe. Dessa forma, as pessoas dos mesmos times aprendem a valorizar e apoiar uns aos outros, promovendo a colaboração e a sinergia.

#6 Estímulo à inovação

Um ambiente onde o reconhecimento é valorizado encoraja os colaboradores a apresentarem novas ideias e soluções criativas, sabendo que seu trabalho será valorizado.

Como usar os kudo cards na empresa?

Os kudos cards são pequenos cartões em que os colaboradores podem escrever mensagens de reconhecimento e apreço para seus colegas de trabalho. 

  • Introdução aos Kudo Cards: primeiramente, é importante explicar para todos na empresa o que são os Kudo Cards, como eles funcionam e por que são importantes para eles. Certifique-se de que todos entendam que esses cartões são uma forma de reconhecer e agradecer os esforços e contribuições uns dos outros. Normalmente, gamificação e premiações para promover quem mais recebeu e enviou são uma ótima forma de incentivar.
  • Disponibilize os Kudo Cards: certifique-se de que os Kudo Cards estejam facilmente disponíveis para todos. Você pode imprimir os cartões e colocá-los em áreas de convivência, como a copa ou o refeitório, ou disponibilizá-los digitalmente para que as pessoas possam baixá-los e imprimir quando desejarem. Existem também ferramentas de feedback que funcionam com o mesmo objetivo.
  • Encoraje o uso: incentive ativamente as pessoas a usarem os Kudo Cards. Faça campanhas de conscientização ou anúncios para lembrá-los da existência dos cartões e de como eles podem ser usados. Líderes e gestores podem dar o exemplo ao usar os Kudo Cards para reconhecer as realizações e esforços de suas equipes. Isso mostra que a cultura de reconhecimento é valorizada em todos os níveis da organização.
  • Feedbacks em reuniões: reserve alguns minutos nas reuniões da equipe para ler e compartilhar os Kudo Cards recebidos. Isso cria um momento especial para celebrar as conquistas e mostrar apreço pelo trabalho bem-feito.
  • Quadro de reconhecimento: crie um quadro ou mural onde os Kudo Cards possam ser exibidos. Isso permite que todos vejam e apreciem o reconhecimento dado aos colegas.
  • Reconhecimento público: além de usar os Kudo Cards de forma privada, considere realizar eventos ou cerimônias de reconhecimento em que as realizações notáveis sejam compartilhadas publicamente.
  • Incentive a diversidade de reconhecimento: encoraje as pessoas a usarem os Kudo Cards para reconhecer várias realizações, desde pequenas contribuições do dia a dia até grandes conquistas.

Próximos passos

Construir um ambiente de reconhecimento é importante e saudável para qualquer organização. Mas que tal contar com um software completo para a sua gestão de talentos?

Com um sistema de feedback é possível criar repasses regulares e mais assertivos que promovam uma cultura de desempenho, mantendo todo histórico em um lugar seguro e fácil de acompanhar. Por meio de um sistema de gestão de pessoas, você oferece mais autonomia ao RH com processos mais integrados e automatizados, o que estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E o STRATWs One é um software de gestão de pessoas que possui um módulo específico para você emitir feedbacks regulares, desenvolver talentos, tudo em um ambiente digital privado e seguro.

Solicite uma demonstração agora mesmo e saiba mais!

stratws one