Gestão de Equipe

Feedback contínuo: o que é, importância e 4 dicas de como implementar

Feedback contínuo: o que é, importância e 4 dicas de como implementar

Publicação : 08/09/2021

Por Tayrane Corrêa

8 min

Implementar a cultura do feedback é algo que pode fazer a sua empresa obter resultados mais satisfatórios e se tornar mais competitiva.

E quando o feedback é dado de maneira contínua, os colaboradores passam a ter maior clareza sobre o seu desempenho e sobre o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais sua performance.

Neste artigo, vamos explicar o que é feedback contínuo, a diferença para o feedback periódico e por que você deve adotar essa prática o quanto com os seus colaboradores.

Além disso, você confere também nos parágrafos a seguir 4 dicas essenciais de como implementar feedback contínuo na sua empresa:

  1. Realize avaliações frequentes;
  2. Seja o mais claro possível em suas colocações;
  3. Estabeleça metas mais simples;’
  4. Utilize a tecnologia como aliada.

Leia também: Como implementar cultura de feedback? 6 dicas para internalizar essa prática na sua empresa

O que é feedback contínuo?

O feedback é uma valiosa ferramenta de gestão. Trata-se de uma resposta que os líderes dão para os seus liderados (e vice-versa) a respeito de seu desempenho na execução de determinadas tarefas e também no que se refere ao seu comportamento no trabalho.

O intuito do feedback é permitir que a outra parte tome conhecimento sobre sua performance e receba sugestões sobre os pontos que podem melhorar.

Em se tratando do feedback contínuo, as respostas são dadas de maneira constante em vez de esperar longos intervalos entre um feedback e outro.

Ou seja, podemos definir o que é feedback contínuo como uma prática que busca estabelecer diálogos frequentes entre gestores e colaboradores de modo a promover melhorias constantes e solucionar problemas o mais rápido possível.

Leia mais: Como dar feedback para seu gestor? 8 dicas para seguir na hora de ponderar suas colocações

Qual a importância do feedback contínuo para as empresas?

A importância do feedback contínuo está na maior motivação que essa prática gera para os colaboradores.

Além disso, por meio do feedback contínuo é possível tornar o processo de onboarding de novos funcionários mais dinâmico. Assim, os colaboradores novatos conseguem entender suas responsabilidades com mais facilidade e passam a desempenhar suas atividades com mais segurança.

O feedback contínuo também é importante porque permite eliminar eventuais problemas à medida que forem aparecendo. Dessa forma, as falhas são corrigidas antes de tomarem proporções mais graves.

Por fim, a implementação do feedback contínuo contribui para a diminuição da rotatividade de funcionários, para a redução de conflitos internos e para o aumento da produtividade.

Leia também: Como receber um feedback negativo no trabalho? Confira 6 dicas que vão te ajudar a lidar melhor com críticas

Qual a diferença entre desempenho contínuo e desempenho periódico?

Embora o feedback de desempenho contínuo seja feito periodicamente, a diferença para o feedback de desempenho periódico está justamente no intervalo entre uma resposta e outra.

No feedback contínuo, os retornos acontecem em menores intervalos de maneira ágil. Já no formato periódico, costuma-se esperar muito tempo entre um feedback e outro, além da duração e complexidade que também costumam ser maiores.

Saiba mais: Como fazer uma crítica construtiva: 4 passos para entregar o melhor feedback

4 dicas de como implementar feedback contínuo na sua empresa

Se você está interessado em descobrir como dar feedback contínuo para os colaboradores da sua empresa, separamos aqui 4 dicas que vão te ajudar a implementar esse método.

1 – Realize avaliações frequentes

Como bem mencionamos em linhas anteriores, a principal característica do feedback contínua se refere à frequência com que ele é realizado.

Não se preocupe tanto com formalidades excessivas nem espere muito tempo para conversar com seus colaboradores sobre o desempenho deles.

Que tipo de avaliação de desempenho é realizada em sua empresa?Saiba que existem diversos tipos de avaliação. Neste vídeo, aprenda 3 temos 8 delas, confira e escolha a ideal para o seu negócio:

Leia mais: 7 dicas para avaliação de desempenho que vão transformar sua relação com a equipe

2 – Seja o mais claro possível em suas colocações

Durante o feedback contínuo, é de extrema importância ser o mais claro possível ao apontar erros e acertos, definir as metas e dar as orientações de como os colaboradores podem melhorar.

Confira algumas dicas de feedback:

Como dar feedback na avaliação de desempenho

3 – Estabeleça metas mais simples

Como o feedback é dado de forma contínua, é possível estabelecer metas menos complexas e mais simples. Assim, a cada pequeno milestone que os colaboradores cumprirem, eles se sentirão mais motivados em suas tarefas. 

É importante estabelecer não apenas metas corporativas para o colaborador, mas também metas pessoais.

veja como neste vídeo:

4 – Utilize a tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser uma grande aliada na promoção de feedbacks contínuos e na gestão de desempenho de um modo geral.

Por meio de softwares especializados, é possível organizar as métricas individuais e coletivas e analisar o progresso histórico de cada colaborador e equipe.

E então, ficou claro para você o que é o feedback contínuo?

Implemente esse método na sua empresa e conduza seus colaboradores a resultados cada vez melhores.

Ter dados de desempenho concretos e confiáveis ajuda muito na hora de dar feedback. O STRATWs One é um software que te ajuda a definir, acompanhar, analisar e compartilhar indicadores de desempenho.

E muito mais, veja o que ele já faz por mais de mil empresa ao redor do mundo:

  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Confira um caso de sucesso em que o STRATWs One foi determinante para a estratégia de gestão de talentos de uma empresa: CASE: Como a Siteware ajudou a Dotz a melhorar seus processos de Recursos Humanos?

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *