Como dar feedback para seu gestor? 8 dicas para seguir na hora de ponderar suas colocações

CONTEÚDO

Como dar feedback para seu gestor

CONTEÚDO

O feedback é uma excelente ferramenta de gestão empresarial. Afinal, com ele, é possível saber do seu superior onde você está errando e em que aspectos você tem demonstrado bom desempenho.

Mas e quando é você quem precisa avaliar o seu chefe? Ora, para o feedback ser eficaz, é preciso que ele seja uma via de mão dupla.

Por mais intimidador que possa parecer, mostrar para o seu chefe os pontos positivos e negativos da gestão dele é tão importante quanto quando o contrário acontece. Assim, ambas as partes precisam estar dispostas a melhorar sempre.

Por isso, separamos aqui algumas dicas valiosas de como dar feedback para seu gestor. Continue a leitura e saiba o que fazer na hora de chamar o seu líder no canto para ter aquela conversinha.

Leia também: Como receber um feedback negativo no trabalho? Confira 6 dicas que vão te ajudar a lidar melhor com críticas

Seu gestor dá bons feedbacks? Que tal passar umas dicas para ele?

8 dicas de como dar feedback para seu gestor

1 – Saiba a hora certa de abordar seu gestor

A primeira dica de como dar feedback para seu gestor consiste em saber qual o momento certo para abordá-lo.

É extremamente importante que você saiba se o momento escolhido para dar o feedback é, de fato, o mais oportuno. Isso porque você pode acabar pegando o seu chefe em um dia ruim e o seu feedback não será tão eficaz quanto poderia ser.

Geralmente as empresas possuem um calendário com datas específicas para esse tipo de avaliação. No entanto, há casos em que o feedback precisa ser feito o quanto antes. Quando o feedback não puder esperar, escolha com cautela o momento e o local mais adequado para a conversa acontecer.

STRATWs One é uma ferramenta que estimula a aplicação da cultura do feedback nas empresas, por meio de uma gestão estratégica, inclusive para gestores. Saiba mais!

2 – Contextualize a conversa

Sempre que você for dar um feedback para o seu gestor, é importante contextualizar o que você tem a dizer. Mostre para ele a que fato ou situação você está se referindo.

Quando falamos em contextualização, é importante se atentar ao timing. Isso significa que o feedback precisa ser dado o mais rápido possível após o fato em questão. Quanto mais você esperar, menos eficiente o seu feedback será.

Este post também pode interessar a você: 8 dicas para garantir o melhor feedback coletivo em sua empresa

3 – Mantenha-se aos fatos

No ambiente de trabalho, a sua relação com o seu gestor deve ser o mais profissional possível. Nesse sentido, na hora de dar o seu feedback, não leve a conversa para o lado pessoal; mantenha-se aos fatos.

Dê exemplos específicos para fundamentar seus argumentos. Não faça suposições. Além disso, evite o uso de adjetivos. Seja direto, claro e objetivo.

4 – Seja firme em suas colocações

Quando você for dar o feedback para o seu gestor, pode acontecer de ele ficar na defensiva e rebater tudo o que você disser. Nesse caso, mantenha-se firme; não se intimide pela figura de autoridade. Tenha firmeza na hora de apresentar seus argumentos.

Leia mais: Como fazer uma crítica construtiva: 4 passos para entregar o melhor feedback

5 – Foque nas habilidades de gestão

Procure focar o seu feedback nas habilidades de gestão do seu chefe, ou seja, aborde aspectos como:

  • o relacionamento com os colaboradores;
  • a capacidade de alocar recursos de maneira eficiente e delegar tarefas;
  • as orientações que são dadas aos liderados sobre tarefas e metas;
  • a habilidade para lidar com crises;
  • competências técnicas e operacionais;
  • comprometimento com a equipe.

6 – Tenha empatia

E se fosse você o chefe e estivesse recebendo o feedback de algum subordinado. Como você reagiria? Como você gostaria que o seu subordinado te abordasse para dar o feedback?

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro. Uma maneira de saber se a entrega do seu feedback não soará ofensiva, mas sim construtiva, é praticando a empatia.

Dica: Saiba o que é Feedback Canvas e como usar nos negócios

7 – Saiba ouvir

Depois que você expuser seu ponto de vista e dar o feedback para o seu chefe, pode ser que ele queira fazer as próprias considerações sobre o que ele acabou de ouvir. Assim, quando isso acontecer, é importante que você saiba ouvir.

O momento do feedback não é para ser transformado em uma discussão.

8 – Apresente sugestões de melhoria

Atenção para nossa última dica de como dar feedback para seu gestor.

No caso de um feedback negativo, se você achar pertinente, apresente sugestões de melhoria para o seu gestor. Mostre para ele o que você acha que pode ser feito para que determinado aspecto da gestão seja melhorado.

Lembre-se de que, apesar da hierarquia, você são uma equipe. E, como tal, precisam encontrar juntos as soluções para os problemas que afetam a equipe como um todo.

Gostou das nossas dicas de como dar feedback para seu gestor? Agora que você já sabe o que fazer, poderá dar feedbacks muito mais assertivos e benéficos para toda a equipe.

Saiba mais: Como solicitar um feedback negativo (porém construtivo) quando seu gestor tem receio de dar?

Assista também a este vídeo:

Um bom feedback sempre deve ser baseado em desempenho. Por isso, contar com um software de gestão de performance corporativa, como o STRATWs One, é fundamental nesse momento.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 10 Como dar feedback para seu gestor? 8 dicas para seguir na hora de ponderar suas colocações