Como receber um feedback negativo no trabalho? Confira 6 dicas que vão te ajudar a lidar melhor com críticas

CONTEÚDO

Como receber um feedback negativo

CONTEÚDO

“Ei, você pode vir na minha sala pra gente conversar?”

Se você já ouviu essas palavras do seu chefe, então você sabe o frio na barriga que elas podem causar. Isso porque, geralmente, elas antecedem um feedback negativo.

Mas como reagir a esse tipo de situação?

O feedback é uma ferramenta de extrema importância dentro das organizações. Por meio dele, o profissional consegue descobrir em que pontos ele está indo bem e que pontos ele precisa melhorar para alcançar melhores resultados.

Ao longo da sua carreira, você estará sempre sujeito a receber feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Neste último caso, é difícil ouvir sobre nossas falhas e imperfeições. No entanto, a forma como você administra as críticas no trabalho pode ajudá-lo a se destacar positivamente.

Pensando nisso, separamos aqui 6 dicas de como receber um feedback negativo. Fique com a gente e descubra o que fazer para lidar com as críticas da melhor maneira possível.

Saiba mais: 8 dicas para garantir o melhor feedback coletivo em sua empresa

6 dicas de como receber um feedback negativo no trabalho

1 – Não fique na defensiva

Durante um feedback negativo, é provável que você fique levemente ou extremamente defensivo.

Apesar de essa ser uma reação totalmente natural, ela também pode parecer imatura. Por isso, mantenha o controle e seja mais receptivo às críticas; ouça tudo o que a pessoa tem a dizer.

STRATWs One é uma ferramenta que estimula a aplicação da cultura do feedback nas empresas, por meio de uma gestão estratégica. Saiba mais!

2 – Encare tudo como uma crítica construtiva

A melhor forma de como receber um feedback negativo talvez seja encará-lo como uma crítica construtiva, capaz de te fazer crescer e evoluir profissionalmente.

As pessoas que o conhecem bem – incluindo colegas e líderes – geralmente querem que você seja bem-sucedido e, mesmo que as críticas nem sempre sejam comunicadas da melhor maneira, você pode transformá-las em uma experiência positiva.

Você não pode consertar um problema que não percebe e a crítica ajuda você a se concentrar em áreas que talvez você não tenha percebido que eram um problema.

Leia também: Como fazer uma crítica construtiva: 4 passos para entregar o melhor feedback

3 – Não se desculpe demais

Ok, você errou. Mas isso não significa que você precisa ficar se desculpando o tempo todo por um erro que você cometeu.

Se o feedback for baseado em um erro, engano ou comportamento específico, peça desculpas uma vez e pronto. Seu pedido de desculpas deve ser sincero, conciso e mostrar que você compreende o problema e que aquilo não vai mais se repetir.

4 – Não reaja com impulsividade

Embora seja tentador reagir imediatamente a um feedback negativo, suas emoções estão no auge do calor do momento. Portanto, é essencial que você respire fundo e se dê espaço para absorver os comentários e limpar a cabeça antes de responder.

A pessoa que lhe dá o feedback pode querer discutir isso na mesma hora, mas o melhor a fazer é agradecer pelas considerações e fazer uma pausa para absorver tudo o que foi dito e avaliar as críticas recebidas.

5 – Faça as mudanças necessárias

Depois que você refletiu sobre o feedback negativo e clareou as ideias, é hora de fazer as mudanças necessárias.

Se seu gerente ou seus colegas perceberem que você tem maturidade para receber críticas e utilizá-las para implementar as mudanças, você será respeitado não apenas por ter confiança suficiente para receber um feedback negativo, mas também por ser pró-ativo e flexível o suficiente para reagir adequadamente a ele.

Este vídeo do nosso canal no YouTube pode te dar mais dicas de como absorver o feedback:

6 – Siga em frente

Ficar se lamentando após uma crítica não vai adiantar de nada. Para saber como receber um feedback negativo, é preciso entender também a importância de erguer a cabeça e seguir em frente.

Após receber um feedback negativo, é compreensível que você se sinta mal sobre isso. No entanto, tente lembrar que você não é seu trabalho e a avaliação de seu desempenho profissional pelos colegas ou líderes não tem nada a ver com o seu valor como ser humano.

Não fique remoendo uma crítica negativa no trabalho nem deixe isso te consumir fora dele. Ouça. Absorva.

Transforme isso em algo que vai te fazer crescer. Dê sempre o seu melhor. Siga em frente.

Concentre-se no progresso conjunto que você e seus colegas estão fazendo para alcançar seus objetivos mútuos.

Agora que você já sabe como receber um feedback negativo no trabalho, use essas dicas para se tornar uma profissional cada vez melhor.

Dica: Como solicitar um feedback negativo (porém construtivo) quando seu gestor tem receio de dar?

Receber um feedback negativo pode ser difícil. E dar um feedback, você sabe? Confira as dicas de mais este vídeo do nosso canal no YouTube:

Leia mais: Como dar feedback negativo e por que as pessoas não gostam deles?

Ou assista ao nosso vídeo sobre o tema:

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que acompanha o desempenho dos colaboradores em tempo real. Assim eles podem ter um feedback instantâneo, a chamada gestão à vista.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

gestão de desempenho stratws

Quer monitorar os indicadores de desempenho de seus colaboradores? Então, baixe nosso e-book gratuito: Crie seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias