Liderança

Confira 8 dicas de como um líder deve agir com a sua equipe

Confira 8 dicas de como um líder deve agir com a sua equipe

Publicação : 12/07/2018

Por Siteware

9 min

Você sabe como um líder deve agir?

Essa é uma dúvida comum, mas podemos adiantar uma, das muitas respostas: use o melhor do seu estilo de liderança!

Liderar equipes não é uma tarefa fácil e exige muita responsabilidade e personalidade.

É preciso saber enfrentar desafios, motivar a equipe a dar o seu melhor, se relacionar bem com os liderados, ter maturidade, ser transparente… Enfim, a lista de atributos que um líder precisa ter é bastante extensa.

Por isso, separamos aqui 8 dicas de como um líder deve agir com a sua equipe na busca por melhores resultados.

No final, descubra qual seu estilo de liderança.

8 dicas de como um líder deve agir

como um líder deve agir

1- Positividade diante da adversidade: evite “desculpas” e o derrotismo

Já pensou em uma equipe que desempenha suas atividades sempre pensando que tudo vai dar errado?

Essa negatividade é extremamente tóxica para o clima organizacional e reflete diretamente na qualidade do trabalho.

Procurar “culpados” externos e sob os quais não se têm controle, como a situação econômica, a alta do dólar ou a sazonalidade não deixa de ser uma forma de “pessimismo justificado”.

Questionado sobre o que faria em relação à crise econômica nos EUA, Sam Walton, do Walmart (maior rede de varejo do mundo) respondeu:

“Crise? Ouvi falar, mas decidi não participar”

Por isso, manter o pensamento positivo frente aos desafios que aparecem no caminho é de fundamental importância para que a equipe não desanime e continue motivada a buscar resultados.

O otimismo e a positividade servirão de combustível para os liderados darem o seu melhor.

2- Seja um exemplo de resiliência (+ 5 características)

Dizer que um líder deve ser um exemplo já se tornou uma frase feita e repetida à exaustão.

Não que esteja errada, mas você já sabe disso.

Uma característica de como um líder deve agir, nos dias de hoje, é a resiliência.

Cada vez mais atingir objetivos requer superar desafios e contratempos. Por isso, se você quer dar um exemplo para sua equipe, a resiliência é uma atitude que precisa ser incentivada.

Veja outras 5 características que você deve ser um exemplo, como líder:

como um líder deve agir

3- Comunicação: sua equipe quer saber o que você pensa

Um líder que se comunica de maneira eficiente com a sua equipe consegue mantê-la comprometida e engajada.

Por isso, procure se aproximar dos seus liderados, mantenha-se aberto ao diálogo.

Reúna-se com eles periodicamente para compartilhar informações sobre metas, resultados, concorrência, mercado, obstáculos e prioridades.

Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões.

Um líder que não se comunica é considerado arrogante e ausente por seus liderados.

Lembre-se: eles precisam e contam com você, ajude-os a superar desafios com sua experiência e conhecimento.

4- Revisão de metas e objetivos: mudar de ideia não é fraqueza

Saber como um líder deve agir em situações difíceis é ter a capacidade de entender que o percurso rumo ao sucesso está sujeito a imprevistos não muito agradáveis.

Por isso, quando as coisas não vão muito bem, é importante parar um pouco e analisar a situação como um todo.

Procure revisar as metas e objetivos da equipe, mantendo todos alinhados e focados.

Se os objetivos ou a maneira como chegar até eles mudou, eles precisam saber o porquê.

5- Incentivo à criatividade e à inovação

Os bons líderes devem sempre estimular e incentivar a criatividade dos seus liderados para que eles possam pensar em ideias inovadoras que contribuam para a empresa.

Nesse sentido, programas de inovação têm potencial para produzir ótimos resultados.

Dê aos funcionários liberdade criativa, mostre que você está aberto para receber novas ideias.

Estude sua equipe, identifique os melhores talentos e apresente projetos desafiadores.

Dessa forma você vai detectar possíveis novas lideranças, além de estimular a cooperação e o trabalho em equipe.

6- Reconheça o esforço da equipe

Todo mundo gosta de ter o seu esforço reconhecido. O reconhecimento é algo estimulante e, por isso, o líder precisa ser capaz de reconhecer o esforço dos seus liderados, seja de forma individual ou coletiva.

Os elogios e as recompensas não precisam vir apenas após grandes conquistas; pequenas vitórias diárias já são suficientes. Assim, cria-se uma relação de confiança entre as partes.

Quando os colaboradores não recebem um feedback sobre seus esforços, não apenas são desestimulados, mas também se sentem perdidos, porque não sabem se estão agindo a forma correta.

O feedback positivo é importante, mas mesmo que seja negativo, também precisa ser dado.

Mas lembre-se: elogios em público (mas sem exageros), críticas em particular (sempre)!

Veja também: 7 orientações de como fazer avaliação de desempenho 360 graus e motivar seus funcionários

7- Agilidade nas decisões

Nada tira mais a credibilidade de um líder do que a falta de iniciativa na tomada de decisão.

Não estamos falando de tomar decisões precipitadas, mas de postergar a decisão em situações delicadas e que necessitam de uma resposta rápida.

Agilidade na tomada de decisão é uma característica de quem sabe  como um líder deve agir em situações difíceis.

Para evitar que a situação se agrave e conseguir enfrentar momentos de crise com maior assertividade e eficácia é preciso ser ágil nas tomadas de decisão.

8- Conheça seu estilo de liderança

Existem 4 tipos de liderança:

  • O líder analítico tem foco em números e fatos. Ela evita envolver emoções ao liderar e prefere usar norma, regras e metodologias consagradas. Usa a lógica e a argumentação a decidir.
  • O líder pragmático é competitivo e prático. Seu objetivo maior é chegar aos resultados rapidamente, com decisões rápidas. Ele não tem medo de arriscar.
  • O líder expressivo busca reconhecimento e é impulsivo. Busca soluções inovadoras e criativas e perde o foco na hora de acompanhar números frios, pois é muito intuitivo.
  • O líder diplomático busca a aceitação e o equilíbrio. Valoriza a união do grupo e busca o consenso, sabendo usar com perfeição a empatia, sempre ouvindo o que os outros têm a dizer.

Veja esta ilustração com as características de cada estilo de liderança e descubra qual é o seu, para empregar o melhor dele ao comandar sua equipe.

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Conclusão

Uma das principais funções de um líder e garantir a coesão da sua equipe para que, juntos, seja possível alcançar os objetivos da organização.

Os liderados precisam enxergar em seu líder uma pessoa inspiradora, que os deixe participar, que lhes dê liberdade criativa e que transmita confiança.

Saber como um líder deve agir com sua equipe é fundamental para o sucesso, mas isso só é possível se o líder respeitar o seu próprio jeito de ser, seu estilo de liderança.

Outro ponto fundamental da liderança é acompanhar a performance de seus liderados. A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão e performance corporativa que, entre diversas outras funcionalidades, tem um módulo de acompanhamento de performance individual que permite fazer a remuneração variável baseada em indicadores.

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