7 dicas para avaliação de desempenho que vão transformar sua relação com a equipe

CONTEÚDO

dicas para avaliação de desempenho

CONTEÚDO

Você é líder em sua empresa ou de uma área? Que tal descobrir as melhores dicas de avaliação de desempenho para desenvolver e reter seus talentos?

Como sabemos, a avaliação de desempenho faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento de uma carreira profissional de sucesso de qualquer colaborador dentro da empresa.

Ela é essencial para aprimorar o relacionamento com a equipe e motivar os colaboradores a sempre melhorarem seus resultados. Mas você sabe quais são os tipos de avaliação de desempenho? Preparamos esse vídeo completo para você:

Neste artigo, confira agora as 7 dicas para avaliação de desempenho que são muito valiosas e aplique o quanto antes com seus colaboradores!

kit avaliação de desempenho

7 dicas para avaliação de desempenho que todo líder deveria usar

Antes de aplicar as dicas para a avaliação de desempenho que separei a seguir, é importante estar ciente que cada colaborador é único. Pode parecer óbvio, mas não é.

O que quero dizer é que nem sempre as mesmas dicas serão úteis para todos. Caberá ao gestor levar em conta as particularidades da sua equipe e tomar as decisões para a gestão de pessoas do time dele, levando em consideração os pontos fortes e fracos.

Ou seja, sem receita de bolo, embora as dicas a seguir te guiarão para executar uma avaliação de desempenho dentro da sua organização. Confira:

1- Antes de cobrar, esclareça as expectativas de desempenho

Para que sua avaliação de desempenho não pareça simplesmente uma cobrança, seja transparente quanto às expectativas iniciais.

Ou seja, esclareça as funções e atividades do colaborador e deixe claro o que você espera do desempenho dele. Além de descrever o que está buscando dele, explique também como avaliará seu desempenho.

Isso permitirá que o colaborador não seja pego de surpresa na hora que o líder apontar que ele não está executando determinada tarefa com maestria, já que o liderado nem sequer sabia que aquilo era responsabilidade dele.

Dessa forma, antes de analisar de fato, também é importante definir as metas individuais e em conjunto.

2- Anote destaques do dia a dia

Você pode anotar os destaques do dia a dia e organizá-los em um arquivo, mesmo on-line, para seu melhor controle. Se deixar para lembrar de todos os acontecimentos de última hora, sobre vários colaboradores, talvez deixe passar algum fato relevante que contribuiria para uma melhor avaliação de desempenho.

Quem sabe você queira reconhecer um profissional por um projeto concluído com muita eficiência. Ou, então, chamar a atenção da equipe para a perda de um prazo importante.

Ao registrar os fatos principais você estará também se preparando para garantir uma análise de desempenho mais completa e justa. As anotações com certeza se transformarão em oportunidades de feedback e aprimoramento.

template feedbacks

3- Peça uma autoavaliação

Aquela “dica de ouro” entre as dicas para avaliação de desempenho: peça uma autoavaliação.

Antes de se reunir com seu colaborador, faça com que ele reflita sobre três de seus principais pontos positivos de desempenho na empresa e três para melhorar.

Você provavelmente terá várias informações a acrescentar, mas saber o que ele acha sobre seu desempenho pode ajudar a guiar a conversa de uma maneira mais natural.

Dependendo da autoanálise, você pode notar um perfil mais inseguro, exigente ou até mesmo confiante demais. Na hora de dar o seu parecer, foque naquilo que ainda não foi mencionado por ele na conversa, mas que provavelmente merece uma atenção especial.

4- Foco maior no feedback positivo

Sempre existirão pontos para melhorar, mas uma das dicas de avaliação de desempenho é focar no feedback positivo.

Dedique a maior parte do tempo explorando os aspectos positivos do trabalho de seu colaborador, o que ele vem acertando. Parabenize e incentive sempre que possível, valorizando seu aprimoramento profissional.

Você verá que, além de gratificante, essa avaliação será extremamente motivadora para aquele funcionário que está sempre em busca de melhorar seu desempenho.

Leias mais: Como dar feedback na avaliação de desempenho sem medo

5- Saiba fazer críticas construtivas

Você também não pode negligenciar as áreas que precisam de melhorias, mas deve saber como fazer críticas construtivas.

Apenas julgar o colaborador pode causar algum tipo de ressentimento, que é o contrário do que as dicas para avaliação de desempenho querem mostrar.

Dessa forma, primeiramente, sempre tente abordar o feedback negativo mencionando algo que a pessoa fez de bem e, depois, o que deve melhorar. Isso ajuda para que não se sinta desvalorizado ou desmotivado.

Lembre-se também que aquele que demonstrou um resultado insatisfatório merece receber um feedback completo. Ele precisa de mais detalhes sobre seu desempenho, então seja direto, use exemplos e mostre como ele pode melhorar.

6- Não faça da avaliação um momento único e formal

Não pense que para fazer uma avaliação de desempenho você precisa esperar aquela reunião mensal ou semestral com seu colaborador.

Faça questão de criar um relacionamento saudável com os funcionários, elogiando desempenhos positivos e dando toques de melhoria também no dia a dia.

Isso ajuda a quebrar a formalidade e faz com que os profissionais se sintam à vontade para falar sobre seu desempenho em outras ocasiões. Também evita que situações pequenas se tornem grandes problemas e auxilia para que os colaboradores alcancem bons resultados ao longo do ano, assim como a empresa.

Uma das dicas de avaliação de desempenho mais importantes é usar o momento “final” para dar uma nova ênfase aos pontos que merecem destaque, mas que foram citados aleatoriamente por meio de feedbacks regulares.

7- Sempre incentive o diálogo e a confiança mútua

Para finalizar as dicas para avaliação de desempenho, saiba que o diálogo é a palavra-chave, até mesmo da confiança.

A conversa é fundamental, portanto não faça com que uma reunião de desempenho se pareça com uma palestra. Você pode compartilhar suas visões, mas deve demonstrar que ali o espaço é seguro para uma discussão aberta. Não somente para falar, mas principalmente para ouvir.

Dessa forma, incentive o diálogo, faça perguntas construtivas e converse sobre as expectativas para o futuro. Estabeleça a confiança demonstrando o quanto você quer ajudar seus colaboradores a melhorarem seus desempenhos continuamente.

Diga também o quanto confia na capacidade de cada um, fazendo com que se sintam sempre apoiados e motivados.

E não se esqueça de oferecer sua assistência e soluções para as dificuldades percebidas nas avaliações. Lembre-se que, mais do que um avaliador, você é um líder!

Próximos passos

Compartilhe com seus sócios ou colegas gestores e veja como essas 7 dicas para avaliação de desempenho se aplicam na realidade da sua empresa!

Confira em nosso blog: Como implantar avaliação de desempenho em uma empresa e orientar o crescimento da equipe

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa completo. Ele integra os colaboradores e suas ações do dia a dia com os objetivos estratégicos da empresa, por meio de indicadores.

Assim é possível acompanhar o desempenho de equipes e processos de forma muito mais ágil e produtiva.

stratws one