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objetivos e metas

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Toda empresa sabe que precisa alcançar seus objetivos e metas a cada trimestre ou a cada ano. No entanto, será que está claro para todos o que são essas metas, como defini-las e alcança-las?

Antes de começar, é importante entender que objetivos e metas são diferentes e explicar o que os difere.

Diferença entre objetivos e metas?

O objetivo fornece uma direção, por exemplo, aumentar vendas. Já as metas, quantificam esse objetivo, no caso, a meta seria: aumentar as vendas em X% até dezembro de 2017.

Ou seja, o objetivo representa o que você quer fazer e a meta descreve quanto e até quando você pretende fazer.

objetivos e metas

Saiba como transformar metas em resultados, veja aqui!

Como definir uma meta?

Assim, para definir metas em um negócio, precisamos ter foco, dedicação e disciplina. Além de entender qual o prazo máximo de entrega do nosso objetivo e como ele será mensurado.

Por isso é importante não deixar para a última hora. É preciso muito estudo antes de se definir as metas para o próximo ano, para que a qualidade dos resultados não seja comprometida. Além disso, é necessário que as metas sejam claras e objetivas, é essencial que todos dentro da empresa compreendam as metas que estão perseguindo e o que isso trará de benefícios.

Ao pensar no plano de ação para alcançar metas, é vital que todos os problemas na execução sejam documentados. Desta forma, é possível tratar os desvios possibilitando que a empresa atinja seus objetivos.

E, por último, mas não menos importante, é preciso que todos sejam envolvidos no processo. Isso significa desdobrar as metas em iniciativas individuais, ou por setores em empresas maiores. Cada um deve conhecer seu papel em relação aos resultados do negócio.

Leia o nosso texto complementar e descubra como estabelecer e dar exemplos de metas para os seus colaboradores, clique aqui.

Se você tem dúvidas entre a relação entre indicadores e metas, veja abaixo:

A relação entre os Indicadores de Desempenho e as Metas

 

Metas SMART

Seja ao montar seu planejamento estratégico ou criar planos de ação para tratar os desvios na sua empresa, o que ajuda a assegurar o sucesso da operação começa na definição das metas e dos objetivos.

Por isso, contar com metodologias ajuda na gestão, pois elas vêm carregadas de conhecimento e experiência de quem trabalhou para desenvolvê-las. Além de serem amplamente utilizadas em outras empresas, trazendo resultados.

Assim, uma das metodologias mais aplicadas para definição de metas é a SMART, que define 5 critérios simples que você deve levar em consideração ao criar as metas e objetivos da sua empresa.

S – Específicos (Specific)

As metas devem ser formuladas de forma específica e precisa, para que não causem dúvidas ou amplas interpretações.

M – Mensuráveis (Measurable)

As metas devem ser definidas de maneira que possam ser medidas e analisadas. Ou seja, é imperativo ter, pelo menos, um indicador que aponte o cumprimento da meta.

A – Atingíveis (Attainable)

É importante que suas metas sejam alcançáveis, não adianta ter uma meta utópica e passar o ano no vermelho, pois é impossível alcançar o seu desejo.

R – Realistas (Realistic)

Como no item acima, é essencial que as metas não almejem resultados que os recursos da empresa não permitem serem alcançados.

T – Temporizáveis (Time-bound)

Suas metas devem ter prazo e duração bem definidos.

smart-blog

O que seria, de fato, uma meta SMART?

Levando em consideração as dicas acima e a metodologia SMART, sua meta deveria ficar conforme o exemplo:

Obter 20% de aumento em vendas, chegando a R$ X milhões de faturamento até dezembro de 2017.

Essa meta é específica, mensurável, atingível, realista e temporizável. Foi claramente descrita e leva em consideração os valores históricos da empresa, além de ter métricas para ser medida. Outro aspecto importante é ter o suporte de investimentos e do plano estratégico para acontecer e uma data para conclusão.

Agora que você já sabe como definir objetivos e metas para sua empresa, não se esqueça de levar em consideração os valores do negócio ao criar seus objetivos. Acompanhe o alcance das metas regularmente e faça ajustes necessários para que sua organização continue crescendo rumo aos resultados desejados.

Se você está começando a criar seus objetivos e metas agora, o CPM (Corporate Performance Management) é uma excelente metodologia de gestão para ser seguida. É simples e auxilia a criar desde o planejamento até a execução, garantindo melhoria em resultados. Saiba mais sobre o CPM em nosso guia do Corporate Performance Management e comece agora. Clique aqui e faça o download gratuito!

Leia também o post complementar para melhorar o alcance de metas na sua empresa, clique aqui.

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Marcello LadeiraCEO da Siteware, apaixonado por inovação e por simplificar a vida das pessoas.