Ir para conteúdo
produtividade nas organizacoes

Você como gestor, ou mesmo como empreendedor, sofre pressões constantes da parte de sócios ou superiores para melhorar a produtividade da empresa?

Em meio a tantos desafios, conseguir melhorar a produtividade em sua organização pode ser uma tarefa bastante complexa.

Mas você conhece técnicas que podem tornar esse objetivo mais viável? Confira algumas dicas que realmente funcionam, nesta postagem.

O desafio do aumento da produtividade nas organizações

Podemos afirmar que toda empresa deseja aumentar sua produtividade, não é mesmo? Mas muitas pessoas ainda possuem uma ideia equivocada do que seria esse conceito.

  • Seria conseguir fazer muitas tarefas ao mesmo tempo?
  • Produzir muito em um curto período?

Muitos com certeza utilizam definições parecidas com essas.

Mas, para conseguir o tão sonhado crescimento de produtividade nas organizações, é preciso, primeiro, entender seu conceito, para, depois, aprender mais sobre técnicas que ajudarão seus negócios a alcançar esse objetivo.

Você sabe mesmo o que é produtividade organizacional?

O que é a produtividade nas organizações?

Em primeiro lugar, precisamos discutir se a ideia de produtividade é apenas produzir mais em menos tempo.

Embora muitos ainda utilizem em seus negócios essa máxima, ela pode trazer muitos problemas para sua equipe, como excesso de estresse e sobrecarga de trabalho, além de afetar a qualidade das entregas. Fatores que, justamente, impactarão de forma negativa na produtividade de sua empresa.

Por isso, devemos associar a ideia de produtividade nas organizações à relação entre a quantia produzida de um dado produto (ou serviço) em relação aos recursos necessários em sua elaboração, mas sem deixar de lado a qualidade que se deseja entregar a seus clientes.

Exemplo prático de produtividade organizacional:

Por exemplo: uma empresa pode se considerar muito produtiva ao fabricar aparelhos celulares em maior quantidade, em menor tempo e usando menos recursos, mas, em compensação, não são tão duráveis assim.

Enquanto isso, sua concorrente, pode confeccionar um menor número de aparelhos, gastando mais materiais e entregar uma mercadoria menos descartável no mercado.

Você percebe essa diferença?

É muito frequente que, para oferecer produtos com maior qualidade, se gaste mais recursos em sua confecção.

Mas, atenção! Mesmo que priorize a qualidade, nem por isso seus negócios poderão ser considerados improdutivos. Afinal, tudo dependerá da forma com a qual sua empresa atua e seus objetivos estratégicos.

O importante é definir qual será o posicionamento da empresa e sua oferta de valor ao mercado, para adequar seus critérios de produtividade x qualidade a esse posicionamento.

Como ser produtivo, afinal?

Como dito acima, o primeiro passo para alcançar a produtividade nas organizações é justamente conseguir estabelecer sob quais estratégias de qualidade e quantidade deseja atuar.

Você deseja priorizar a qualidade, mesmo que demande mais recursos? Ou prefere apostar em grandes quantidades e um posicionamento mais “popular”?

Depois disso, você pode apostar em algumas maneiras que te auxiliarão – e muito! – a melhorar os resultados obtidos em seus negócios.

Confira a seguir 5 técnicas que irão aumentar a produtividade e melhorar a gestão de sua empresa em busca de resultados.

5 Técnicas para aumentar a produtividade em sua empresa

1- Softwares

Usar a tecnologia em seu favor é uma das principais chaves para aumentar a produtividade nas empresas. Ao modernizar muitas das etapas e processos através de softwares de gerenciamento, não só suas tarefas cotidianas ficarão mais ágeis e fáceis, mas pode diminuir custos, erros, refações e gargalos.

São muitas opções disponíveis, e é preciso que você estude cada caso e atividade que requer otimização em seu negócio.

Vale a pena dar uma olhada em SaaS que ofereçam opções que te auxiliem em processos como, por exemplo:

2- Gestão de tempo

Podemos afirmar que o tempo é o recurso mais preocupante em um negócio. Não há como pará-lo ou comandar o relógio. Portanto, saber administrar bem o tempo que tem à sua disposição é algo crucial em uma empresa.

Para isso, você pode optar por técnicas simples como a Pomodoro e GTD (que podem ser usadas também por meio de softwares), ou ainda utilizar programas que auxiliem na gestão de tempo em projetos.

3- Inovar os processos

Uma empresa parada no tempo, apenas reproduzindo da mesma maneira com os mesmos processos, tem tudo para ficar para trás.

Em um mundo onde a concorrência está cada vez mais acirrada, um diferencial importante para todo negócio é buscar sempre inovar seus processos.

  • Há uma nova tecnologia capaz de agilizar algumas atividades?
  • Um maquinário mais moderno?
  • Novos métodos de gestão comprovadamente eficientes?

Procure estar conectado aos mais variados processos de seus negócios e busque aplicar meios capazes de melhorá-los, ou que criem novas maneiras de atuar.

Saiba analisar pontos de melhoria, de desperdício em sua produção e tente redesenhá-los. Para isso, incorporar novas tecnologias poderá ser um grande diferencial que impactará em sua produtividade.

Você conhece a metodologia da inovação disruptiva nas empresas?

Confira este vídeo da HBR – em inglês – e saiba mais sobre ela:

4- Bem-estar pessoal dos colaboradores

O bem-estar pessoal da equipe também é um fator que pode impactar – e muito – a produtividade nas organizações, mas que frequentemente é negligenciado no ambiente corporativo.

Pense bem: quando se está muito cansado, certamente seu rendimento cai, não é mesmo?

Estar com uma carga elevada de trabalho ou colocar uma pressão constante sobre os colaboradores pode resultar em um time cansado, estressado e que renderá muito abaixo de seus potenciais.

Nessas condições, trabalhar parecerá um verdadeiro sofrimento.  

Além disso, é comprovado que manter hábitos regulares, não apenas no trabalho, mas ao longo de todo o dia, é uma opção certeira para quem deseja aumentar sua produtividade e a qualidade de vida.

Por isso, não deixe de lado cuidados pessoais como dormir bem , manter uma alimentação saudável, meditar (como a nova técnica do mindfulness) e praticar atividades físicas.

E, se for um gestor, atente-se para que as tarefas de seus colaboradores não impactem tanto nessas questões.

Os benefícios poderão ser vistos na saúde e no humor da equipe, como também em sua maior energia durante o trabalho.

5- Reconhecimento da equipe

Um erro que pode passar despercebido por muitos gestores é o de delegar e exigir tarefas de sua equipe, mas não saber criar situações para manter o grupo motivado.

Quando os colaboradores não sentem que seu trabalho está sendo reconhecido, a tendência é não se sentir motivado para cumprir suas atividades.

Mas entenda: reconhecimento, não está ligado necessariamente a aumentos de salários e promoções!

Evitar fazer críticas destrutivas; sempre elogiar uma tarefa bem executada; compartilhar bons resultados com o time e mesmo alguns bônus são opções que irão resultar em um maior engajamento de seus colaboradores.

E, com isso, a produtividade nas organizações também tende a aumentar.

Mais dicas importantes para aumentar a produtividade na empresa

  • Cuidado com as redes sociais: evite acessá-las muitas vezes ao longo do dia, já que é muito fácil desperdiçar tempo e energia nessa atividade. Estabeleça horários para seu uso, como no final do dia.
  • Planeje suas atividades: procure planejar suas atividades no dia anterior, assim, sua rotina se tornará mais organizada. Você economiza tempo e diminui o risco de se esquecer de algo importante.
  • Ambiente organizado: tente manter um ambiente de trabalho organizado, assim, você evitará distrações. Nada de muitos papéis espalhados ou objetos em excesso ao seu redor.
  • Pratique o autoconhecimento: em qual momento do dia você se sente com mais energia? O que geralmente tira seu foco? Procure conhecer suas necessidades, limitações e pontos fortes no trabalho. Assim, você poderá se programar melhor para evitar situações que possam prejudicar sua produtividade e engajamento nas tarefas.

Qual a importância de técnicas de produtividade?

Buscar aplicar técnicas de produtividade em sua empresa é algo essencial para conseguir alcançar e superar expectativas.

Afinal, muitas vezes, o grande inimigo de bons resultados nos negócios é não conseguir aproveitar ao máximo o potencial existente.

Para isso, procure inovar e usar as tecnologias adequadas, mas sem se esquecer das necessidades de seus colaboradores e de aplicar um bom planejamento.

A Siteware é uma empresa que busca melhorar a performance e ajudar seu negócio a encontrar oportunidades de melhorias, entre outros objetivos.

Confira este e-book gratuito elaborado por nossos especialista e saiba ainda mais sobre este tema: Como ser um Profissional mais produtivo