Processos

6 exemplos de indicadores de desempenho na construção civil que você precisa conhecer

6 exemplos de indicadores de desempenho na construção civil que você precisa conhecer

Publicação : 25/07/2019

Por Siteware

9 min

indicadores de desempenho na construção civil
indicadores de desempenho na construção civil

Como você costuma medir o sucesso de algum projeto?

Assim como em vários outros setores, a construção civil também conta com uma série de indicadores que servem para mensurar o desempenho de projetos em seus mais diferentes aspectos.

Para te ajudar, separamos aqui 6 exemplos de indicadores de desempenho na construção civil. Assim, você poderá implementar na sua empresa e otimizar os resultados na gestão de seus projetos.

Veja também: Dashboard de indicadores de desempenho: o que é, benefícios e como fazer

O que são indicadores de desempenho na construção civil?

Indicadores-chave de desempenho (KPIs) são utilizados por muitas empresas para avaliar a performance de seus projetos sob diferentes aspectos. No setor de construção civil, essas métricas são frequentemente utilizadas ​​para otimizar processos e definir padrões de comparação com a concorrência.

Os KPIs de construção civil visam medir o sucesso e as conquistas. Dessa forma, possibilitam preparar cotações, planos de projeto e a lista de materiais para a construção de edifícios, estradas, pontes e outras obras dentro dos padrões desejados.

O rastreamento e a medição contínua de KPIs permite também identificar adversidades com impactos de curto e médio prazo. Assim, atua-se preventivamente para garantir que elas não se transformem em crises de longo prazo.

A partir das informações obtidas pelos indicadores de desempenho, é possível reconhecer, por exemplo, quais são as demandas que costumam consumir mais recursos financeiros. Então, podem-se estabelecer medidas de redução de gastos.

Outro benefício de adotar KPIs em projetos de construção civil é a elaboração de um cronograma de obras mais flexível e otimizado. Afinal, os indicadores facilitam a percepção de quanto tempo é necessário para concluir os trabalhos com qualidade e agilidade.

Enfim, vamos aos exemplos de indicadores de desempenho na construção civil para você utilizar nos projetos da sua empresa.

Leia mais: 6 indicadores financeiros para pequenas empresas que você precisa conhecer

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho que podem te ajudar a organizar processos. Por isso, conheça alguns deles antes de prosseguir a leitura:

exemplo indicadores de desempenho na construção civil

Fonte: HEFLO

6 exemplos de indicadores de desempenho na construção civil

1 – Orçamento

Todo projeto de obra precisa de dinheiro para ser levado adiante. Nesse sentido, é necessário estar atento a todos os gastos para evitar desperdícios orçamentários.

Antes de começar uma obra, elabora-se um orçamento. Este documento serve para que tenhamos uma noção básica de quanto o projeto vai custar. Para isso, são feitas pesquisas de preço dos materiais, detalhamento da mão de obra a ser empregada e levantamento de todos os demais gastos.

No entanto, o setor de construção civil conta com uma série de variáveis que podem fazer com que o orçamento inicial seja revisto. Por isso, é importante adotar indicadores financeiros para acompanhar de perto tudo o que entra e o que sai de determinado empreendimento.

Exemplos:

  • Custo de mão de obra – real versus linha de base;
  • Custo do trabalho ao longo do cronograma do projeto;
  • Custo para construção;
  • Margem de lucro – real versus linha de base;
  • Previsibilidade de lucro do projeto;
  • Retorno sobre o capital empregado.

2 – Segurança

A segurança é um fator que exerce impacto nos custos do seu projeto. Se, por exemplo, um funcionário se acidenta durante a obra, a empresa terá que arcar com indenização, o que gera um custo a mais e coloca em risco o lucro projetado.

Portanto, conhecer e entender sua classificação de segurança é fundamental para reduzir seus gastos e manter sua equipe produtiva.

KPIs de segurança de construção importantes incluem:

  • Taxa de incidentes com e sem fatalidades;
  • Número de horas trabalhadas por acidentes com ou sem afastamento;
  • Quantidade de doenças ocupacionais provenientes da atividade laboral;
  • Número de inspeções;
  • Número de acidentes por fornecedor.

3 – Qualidade

Ter uma melhor compreensão da qualidade total de seus projetos ajudará a reduzir as mudanças e o retrabalho. Portanto, manter um controle sobre as métricas de qualidade é uma maneira infalível de manter o orçamento e o cronograma.

Os seguintes KPIs de construção ajudarão sua equipe a manter um alto nível de qualidade:

  • Número de defeitos;
  • Número de defeitos devido ao acabamento;
  • Tempo para corrigir defeitos;
  • Problemas de qualidade disponíveis para uso;
  • Problemas de qualidade no final do período de retificação de defeitos;
  • Satisfação do cliente.

Confira: Quais são os indicadores de qualidade que você deve usar em seu negócio?

Quer saber mais sobre indicadores de qualidade? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

4 – Operacional

Com indicadores de desempenho operacionais, é possível medir e avaliar como o tempo e os esforços estão sendo gastos. Assim, as equipes podem ajustar e alocar recursos ou ferramentas adicionais para as áreas que mais precisam deles para alcançar as metas do projeto.

Exemplos:

  • Receita média por hora trabalhada;
  • Porcentagem de tempo de inatividade do equipamento;
  • Porcentagem de tempo de inatividade de mão de obra;
  • Produtividade;
  • Retrabalhos;
  • Tempo médio para correção de retrabalhos.

5 – Cronograma

O tempo para conclusão de uma obra é também um importante fator a ser considerado em um empreendimento.

Os KPIs relacionados ao cronograma do projeto permitem identificar a fonte dos problemas que estão causando o atraso nos trabalhos.

Exemplos:

  • Tempo para construção;
  • Índice de atividades planejadas e concluídas;
  • Porcentagem de atrasos no cronograma do projeto.

Para que o cronograma esteja sempre atualizado, a análise desses indicadores devem ser feitas semanalmente, garantindo assim o bom gerenciamento do projeto.

6 – Impactos ambientais

Para finalizar a nossa lista de exemplos de indicadores de desempenho na construção civil, não podíamos deixar de falar da responsabilidade ambiental das construtoras.

Na construção civil, é importante estar atento aos possíveis impactos ambientais que uma obra pode causar. Além da consciência ambiental, dedicar-se a esse aspecto do projeto é necessário para evitar multas e processos judiciais junto aos órgãos de proteção ao meio ambiente, o que pode custar caro aos cofres da empresa responsável pelo empreendimento.

Exemplos:

  • Geração de resíduos por metro quadrado de obra;
  • Risco de acidentes;
  • Litros de água por área construída.

Esses foram os nossos exemplos de indicadores de desempenho na construção civil que você implementar no seu projeto. Faça isso e otimize a gestão da sua obra.

Saiba mais: 6 exemplos de indicadores de avaliação de projetos para ter certeza de que satisfazem o cliente

A Siteware desenvolve o STRATWs One, um software de gestão de performance corporativa. Com ele, você pode acompanhar seus KPIs de forma ágil e transparente. Além disso, pode organizar suas reuniões e seu portfólio de projetos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer começar a acompanhar seus indicadores o quanto antes? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como criar o seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *