Nas pesquisas realizadas com nossos clientes, sempre que foram feitos questionamentos sobre o que diferenciava o PortalSIM dos demais produtos de CPM (Corporate Performance Management), as respostas dadas orbitavam em torno de um mesmo tema: a Simplicidade. Por mais que o produto houvesse passado por inúmeras melhorias ao longo dos anos, ele ainda era percebido por seus usuários como um produto simples de ser utilizado.
O desafio na reconstrução do módulo de Gestão da Performance do PortalSIM criando o RESULTs (Performance Corporativa) foi, desde o início, direcionado para a melhoria da usabilidade, a criação de novas funcionalidades e a manutenção dos requisitos de desempenho do sistema existente. Afinal, alguns de nossos clientes acompanham mais de 100.000 indicadores/ano em cerca de 3.000 unidades.
Para melhorar a usabilidade, os objetivos estabelecidos focavam na redução da quantidade de telas, além de torná-las mais intuitivas. O RESULTs (Performance Corporativa) não deveria ter mais do que 3 telas e pouco ou nenhum treinamento deveria ser necessário para sua utilização. Apresentamos a seguir as 3 telas remanescentes.
Consideramos o Farol a principal tela do RESULTs (Performance Corporativa) e por isso mesmo foi a que mais recebeu nossa atenção. Como pode ser visto na imagem abaixo, as cores Azul, Verde, Amarelo e Vermelho sinalizam o desempenho mensal dos indicadores de uma organização. O RESULTs (Performance Corporativa) possibilita, ainda, a identificação da origem do problema a partir do desdobramento do indicador. De forma simples, com apenas um clique tem-se acesso ao gráfico, aos comentários e planos de ação associados ao indicador.
Grande parte do aprimoramento do RESULTs (Performance Corporativa) foi centrado nos recursos de conexão e extração das informações de outros sistemas. Sabemos que, na maioria das vezes, não é possível extrair 100% das informações que se deseja acompanhar. A tela da Planilha foi criada com o objetivo de tornar a tarefa de coleta e alimentação dos indicadores mais simples. Durante sua construção procuramos simular o visual e o funcionamento de uma planilha Excel®, o resultado deste trabalho você confere abaixo:
Resumir todo o plano em um local, representá-lo de forma clara facilitando a comunicação da estratégia por toda a organização, este é o objetivo de um mapa estratégico. No RESULTs (Performance Corporativa) esta ferramenta ainda permite o vínculo dos Objetivos Estratégicos com suas Iniciativas que podem ser criadas no ACTIONs e com os Indicadores de Desempenho (KPI’s), fazendo o mapa refletir, em cores, a performance alcançada.
No próximo post desta série apresentaremos o ACTIONs, espere até a próxima semana.
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |