Metodologias de Gestão

Conheça a ferramenta Canvas para ilustrar seu Plano de Negócio

Conheça a ferramenta Canvas para ilustrar seu Plano de Negócio

Publicação : 30/01/2018

Por Luiza Andrade

13 min

MODELO CANVAS
MODELO CANVAS

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre o Modelo Canvas, o que é e como montar um plano de negócios com com Canvas!)

O que é o Modelo Canvas, o mapa que tem conquistado o mundo empresarial?

Conheça o quadro de modelo de negócios, o diagrama Canvas, uma ferramenta que permite a visualização de todas as estratégias do negócio em apenas um quadro. Saiba o que é Business Model Canvas passo a passo, quais seus benefícios, como fazer um plano de negócios com Canvas e baixe nosso modelo de ferramenta de gestão Canvas para imprimir e personalizar com os dados da sua empresa.

Mas, antes de continuar lendo nosso artigo, assista o vídeo abaixo e aprenda dicas para elaborar seu próprio Modelo Canvas:

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A importância do Plano de Negócios

Construir um Plano de Negócios é a melhor maneira de iniciar sua estratégia. Para montar uma empresa e fazer com que suas ideias se transformem em um projeto de sucesso, você precisa ter uma visão abrangente e detalhada do mercado, do seu produto ou serviço e das suas atitudes como empreendedor.

Por isso, Canvas e empreendedorismo têm tudo a ver entre si!

Ele funciona como um mapa de viagem, que descreve o caminho pelo qual a organização irá percorrer para chegar ao seu destino — os objetivos globais —, mostrando a lógica de como uma organização pretende gerar valor.

Trata-se de um exemplo de plano de negócios simples e pronto, para você preencher com as especificidades de sua empresa.

Assim, esse Plano de Negócios é um esquema que deve ser construído para que a estratégia possa ser implementada com sucesso, por meio das estruturas organizacionais dos processos e sistemas que compõem a organização.

Leia o nosso post com 10 dicas fundamentais para ter uma empresa de sucesso, clique aqui!

O que é o Modelo Canvas?

o que é modelo canvas

Você sabe o que é Modelo Canvas?

O Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que permite o desenvolvimento do modelo de negócios das empresas.

Sua estrutura conta com nove blocos pré-formatados que dão a base para a criação do modelo ou a adaptação de um já existente. Por ser uma ferramenta visual, o Canvas é um facilitador da estratégia que ilustra todas as estruturas organizacionais.

Apesar do Plano de Negócios ser muito importante, ele costuma ser um documento longo e detalhado que não permite alterações tão dinâmicas, sobretudo pela necessidade da constante validação dessas mudanças.

Dessa forma, o Modelo Canvas se torna uma ferramenta muito útil, principalmente para empresas que estão começando e que estão sempre passando por modificações em sua estrutura.

Ficou claro para você o que é Modelo Canvas? Então, entenda agora como funciona o método Canvas de planejamento.

Como usar a metodologia canvas de planejamento

O uso do Modelo Canvas não é um substituto do Plano de Negócios, mas uma ferramenta que facilita seu entendimento.

Ele é um mapa visual que contém um resumo dos principais pontos do planejamento, ilustrando as características do seu Plano de Negócios. O Modelo Canvas, ou também chamado de Business Model Canvas, é uma ferramenta de visualização criada nos anos 2000.

Seu idealizador, o teórico suíço Alexander Osterwalder, teve como objetivo auxiliar as empresas a projetarem seus empreendimentos e visualizarem o futuro de uma maneira simplificada.

Osterwalder e Yves Pigneur sintetizaram em seu livro, Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios, o conceito do Canvas junto com diversos modelos de negócios bem-sucedidos.

O Modelo Canvas tem descrição fácil, o que facilita a discussão entre a equipe. Seus conceitos são simples, relevantes e compreensíveis. Ao mesmo tempo, ele consegue passar a essência do planejamento e a complexidade que uma organização tem em seu funcionamento.

Alguns dos seus benefícios são:

  • Agiliza e facilita o processo estratégico;
  • É uma ferramenta flexível e de fácil compreensão;
  • Sua visualização estratégica aumenta a competitividade;
  • Traz organização e objetividade para a empresa;
  • Estimula a criatividade e simplifica a comunicação.

Um modelo de negócios, representado no Canvas, é melhor descrito com nove componentes básicos, que iremos explicar a seguir. Eles englobam quatro áreas principais da organização: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Saiba mais: Aprenda passo a passo para montar um plano de negócios

Conheça as 9 etapas do Canvas:

modelo canvas

  1. Segmento de Clientes

Pergunte-se: para quem estamos criando valor? Quem são nossos consumidores mais importantes?

Esse componente define grupos de pessoas/organizações que a empresa tem como público-alvo. Como esses grupos são distintos, suas necessidades também são. Segmentando eles, fica mais fácil desenvolver ações para atender cada um da melhor maneira. Eles se divergem no tipo de relacionamento, lucratividade, canais de distribuição e outras características.

  1. Proposta de Valor

Pergunte-se: que valor entregamos aos clientes? Qual problema estamos ajudando a resolver? Que necessidades estamos satisfazendo? Que conjunto de produtos e serviços estamos oferecendo para cada segmento de clientes?

Esse componente é relativo ao porque dos clientes escolherem sua empresa. A proposta de valor no Canvas deve resolver um problema ou satisfazer alguma necessidade do cliente (de acordo com sua segmentação). Dessa forma, aumentar o desempenho dos produtos/serviços é uma forma de criar e agregar valor.

  1. Canais

Pergunte-se: por meio de quais canais nossos segmentos de clientes querem ser contratados? Como os alcançamos agora? Como nossos canais se integram? Qual funciona melhor? Quais apresentam melhor custo-benefício? Como estão integrados à rotina dos clientes?

Os canais se referem a forma que sua empresa se comunica com os clientes, desde o momento da aquisição do produto até o suporte após a compra. Eles podem ser diretos (time de vendas, site) ou indiretos (lojas de revenda). As fases do canal são:

  • Conhecimento: Quando o público irá conhecer sua marca.
  • Avaliação: Como sua empresa é avaliada.
  • Compra: Como é o processo de compra dos seus clientes.
  • Entrega: Como sua empresa entrega valor aos clientes.
  • Pós-venda: Como sua empresa fornece suporte após a compra.
  1. Relacionamento com Clientes

Pergunte-se: que tipo de relacionamento cada um dos nossos segmentos de clientes espera que estabeleçamos com eles? Quais já estabelecemos? Qual o custo de cada um? Como se integram ao restante do nosso Modelo de Negócios?

O relacionamento com os clientes precisa ser definido de acordo com as motivações da empresa em relação à sua conquista, retenção e ampliação das vendas. Por exemplo, o relacionamento pode ser automatizado (chatbots, mensagens automáticas) ou pode ser baseado na interação humana (representantes, call-centers).

  1. Fontes de Receita

Pergunte-se: quais valores nossos clientes estão realmente dispostos a pagar? Pelo que eles pagam atualmente? Como pagar? Como prefeririam pagar? O quanto cada Fonte de Receita contribui para o total da receita?

As fontes de receita da sua empresa representam o dinheiro gerado a partir de cada segmento de clientes. Para calcular a receita, os custos devem ser subtraídos da renda para gerar o lucro.

As fontes de receita no Canvas podem incluir a venda de recursos (produtos físicos), taxas de uso (quanto mais o serviço é usado, maior o lucro), taxas de assinatura (para uso contínuo), empréstimos, aluguéis e licenciamentos.

  1. Recursos Principais

Pergunte-se: que recursos principais nossa proposta de valor requer? Nossos canais de distribuição? Relacionamento com os clientes? Fontes de receita?

Esses são os recursos que a empresa necessita para criar sua proposta de valor. Eles podem ser recursos físicos, como fábricas, máquinas e veículos. Podem ser intelectuais, como conhecimentos específicos e patentes; humanos, como equipes conceituadas e eficientes ou financeiros, como dinheiro e ações.

  1. Atividades-Chave

Pergunte-se: que atividades-chave nossa proposta de valor requer? Nossos canais de distribuição? Relacionamento com clientes? Fonte de receita?

As atividades-chave são as atividades que não podem deixar de acontecer para sua empresa funcionar bem. Elas são as ações mais importantes a serem executadas. Dependendo do tipo de modelo de negócios elas podem ser categorizadas como: produção (desenvolvimento de produto, fabricação, entrega); resolução de problemas e plataformas/redes (necessárias para o funcionamento do negócio).

  1. Parcerias Principais

Pergunte-se: quem são nossos principais parceiros? Quem são nossos fornecedores principais? Que recursos principais estamos adquirindo dos parceiros? Que atividades-chave os parceiros executam?

São os fornecedores e os parceiros que permitem que o negócio desenvolva de forma otimizada e mais econômica. Com essas alianças, fica mais fácil conseguir recursos e reduzir a competitividade.

  1. Estrutura de Custo

Pergunte-se: quais são os custos mais importantes em nosso Modelo de Negócios? Que recursos principais são mais caros? Quais atividades-chave são mais caras?

Essa estrutura pode envolver custos fixos e variáveis. Algumas empresas focam em modelos de negócios direcionados pelo custo, portanto, tendem a minimizá-lo em suas atividades ao máximo. Dessa forma, utilizam propostas de valor baixo.

Outras se direcionam a criação de valor nos produtos, o que torna suas atividades mais complexas. Consequentemente, o preço dos produtos/serviços finais é mais elevado.

Antes de entender como montar um plano de negócio com Canvas passo a passo, confira este exemplo de Canvas:

Como implantar o Modelo Canvas na minha empresa?

Agora que você já conhece toda a estrutura do Modelo Canvas, é simples. Disponibilizamos aqui embaixo um mapa para você baixar e imprimir, em formato A2, e completar.

Quero fazer o download gratuito do template do mapa Canvas

O quadro do Modelo Canvas funciona melhor quando impresso em uma grande superfície, para que a equipe possa ter uma boa visualização e consiga fazer constantes alterações nele com anotações feitas em post-its ou marcadores.

Portanto, imprima o quadro, cole-o na parede, preencha com seu modelo de negócio e simplifique seu planejamento!

Assim, trate de transforma suas ideias em realidade por meio de um plano de ação.

E se você quer mais dicas de como fazer isso, então, confira o infográfico abaixo:

plano de ação modelo canvas

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