Gestão Estratégica

Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: vale mesmo a pena?

Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: vale mesmo a pena?

Publicação : 12/04/2019

Por Siteware

10 min

Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico
Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico

Todo ano as empresas preparam seu planejamento estratégico.

Mas será que esse complexo processo de negócios vale tanto esforço?

O planejamento estratégico se refere ao processo de gerenciamento organizacional, formalizado e documentado, que tem como objetivo:

  • analisar a situação atual da empresa;
  • definir prioridades e direcionar recursos e esforços;
  • para que a organização obtenha vantagem competitiva e consiga se destacar no mercado.

É comum que as organizações se envolvam no planejamento estratégico para desenvolver, implementar e avaliar estratégias de diferentes naturezas.

Mas você pode estar pensando: vale mesmo a pena embarcar em um processo de planejamento estratégico?

Fato é que existem sim algumas vantagens e desvantagens do planejamento estratégico.

Pensando nisso, listamos aqui alguns dos prós e contras para você decidir se implementa ou não um PE na sua empresa:

  • Organizações proativas e não reativas;
  • Estabelecimento de um senso de direção;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Impulso ao market share e a lucratividade;
  • Maior durabilidade aos negócios;
  • Alto custo para pequenas e médias empresas;
  • Processo muito complexo;
  • Baixa taxa de implementação bem sucedida.

Leia também: Tipos de planejamento estratégico: conheça os 3 principais e como aplicar em sua empresa

Antes de ver as vantagens e desvantagens do panejamento estratégico, relembre três ferramentas usadas para criar esse plano:

Vantagens e desvantagens do Planejamento Estratégico

5 vantagens do planejamento estratégico

1 – Organizações proativas e não reativas

Um planejamento estratégico pode ajudar a sua empresa a ser mais proativa em vez de reativa em relação a inúmeras situações.

Esse tipo de documento permite que as organizações prevejam seu futuro e se preparem adequadamente. Por meio do planejamento estratégico, as empresas podem antecipar certos cenários desfavoráveis ​​antes que aconteçam. Assim, podem tomar as precauções necessárias para evitá-los.

Ou seja, as organizações conseguem acompanhar melhor as tendências em constante mudança do mercado, mantendo-se sempre um passo à frente da concorrência.

Leia em nosso blog: Conheça os 4 passos para criar uma planilha de planejamento estratégico empresarial no Excel e baixe uma pronta para usar

2 – Estabelecimento de um senso de direção

Um plano estratégico ajuda a definir a direção para a qual uma organização deve seguir. Além disso, ajuda a estabelecer objetivos e metas realistas, que estão alinhados com a visão e a missão traçadas pela empresa.

Esse tipo de planejamento oferece uma base muito necessária a partir da qual uma organização pode:

  • crescer;
  • avaliar seu sucesso;
  • compensar seus funcionários;
  • estabelecer limites para tomadas de decisões eficientes.

3 – Aumento da eficiência operacional

Um planejamento estratégico bem estruturado fornece uma espécie de roteiro para alinhar as atividades funcionais da organização a fim de atingir as metas estabelecidas.

Ele orienta as discussões gerenciais e a tomada de decisões na determinação dos requisitos de recursos e orçamento para atingir os objetivos definidos – aumentando, assim, a eficiência operacional.

4 – Impulso ao market share e a lucratividade

Por meio de um plano estratégico, as organizações podem obter informações valiosas sobre tendências de mercado, segmentos de consumidores e ofertas de produtos e serviços que podem impactar seu sucesso.

Uma abordagem que seja bem direcionada e bem estruturada para transformar todos os esforços de vendas e de marketing nos melhores resultados possíveis pode ajudar a aumentar a lucratividade e a participação de mercado.

5 – Maior durabilidade aos negócios

Muitas empresas acabam fechando as portas muito cedo justamente por não terem se preparado estrategicamente.

Um negócio pode estar crescendo em um ano e depois mergulhado em dívidas no ano seguinte.

Com os mercados cada vez mais globalizados e em constante transformação, as organizações que não têm uma base sólida, foco e previsão terão dificuldades no meio do caminho, podendo encerrar suas atividades muito antes do que se imagina.

Uma em cada três empresas que são líderes em seu setor pode não estar lá nos próximos cinco anos. Porém, as chances são mais favoráveis para aquelas que têm um plano estratégico forte.

Este post pode interessar você: Conheça o passo a passo de um planejamento estratégico de marketing

Convencido das vantagens do planejamento estratégico? Então, aprenda a fazer um:

3 desvantagens do planejamento estratégico

1 – Alto custo para pequenas e médias empresas

Nessa segunda parte da nossa lista de vantagens e desvantagens do planejamento estratégico, é hora de falar dos contras que o PE pode representar em alguns casos.

Um bom plano estratégico pode custar caro para empresas de pequeno e médio porte ou para aquelas que estão começando agora.

Isso porque são necessários esforços adicionais para, por exemplo, analisar ambientes internos e externos.

Além disso, algumas ferramentas específicas são necessárias para implementar o planejamento estratégico adequadamente, bem como a possível contratação de pessoal competente.

2 – Processo muito complexo

O processo de planejamento estratégico consiste em várias etapas que são conectadas entre si e devem ser constantemente ajustadas, o que leva tempo, dedicação e paciência.

A implementação do PE é um trabalho que envolve muita pesquisa. Além disso, informar os colaboradores sobre as mudanças e prepará-los para as novas estratégias também não é fácil.

A famosa análise SWOT figura dentre as ferramentas de planejamento estratégico mais usadas. Você sabe o que é análise SWOT?

Então, confira este template, ele pode ajudar muito você:

DICA: Como apresentar um planejamento estratégico de forma incrível em 6 passos

3 – Baixa taxa de implementação bem sucedida

Para finalizar nossa lista de vantagens e desvantagens do planejamento estratégico, temos o baixo índice de implementações bem sucedidas.

Devido à sua complexidade e ao seu alto custo, o planejamento estratégico raramente é implementado com sucesso.

Muitas vezes, a implementação deficiente é o motivo do fracasso, embora seja mais comum o caso de metas operacionais e estratégicas desalinhadas.

Você acompanha o seu planejamento estratégico? Entenda a importância disso neste vídeo:

Essas foram as principais vantagens e desvantagens do planejamento estratégico. Como você pôde perceber, há mais benefícios do que limitações, mas nem todos são igualmente importantes.

Saiba mais: Você sabe o que é planejamento estratégico? Faça o seu respondendo 3 perguntas

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!