Tipos de planejamento estratégico: conheça os 3 principais e como aplicar em sua empresa

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tipos de planejamento estratégico

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Quando o assunto é planejamento estratégico é importante destacar que não se trata apenas de prever o futuro, mas de preparar-se para ele, moldando-o com visão, precisão e adaptabilidade. Por isso, os tipos de planejamento estratégico permite que as empresas antecipem mudanças, alinhem seus recursos com suas metas e objetivos, e estabeleçam um roteiro claro para o sucesso sustentável.

Ele abrange uma variedade de abordagens e tipos, cada um adequado a diferentes necessidades organizacionais, culturas empresariais e ambientes de mercado. Desde estratégias focadas no crescimento até aquelas que priorizam a estabilidade, da inovação à eficiência, cada tipo de planejamento estratégico traz consigo um conjunto único de princípios, ferramentas e expectativas.

Quer saber quais são os tipos de planejamento estratégico? Então, confira agora as etapas que podem ajudar as empresas a conquistarem mais resultados em cada tipo de planejamento.

planejamento estratégico

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente em que está inserida. É uma ferramenta de gestão utilizada para definir prioridades, alocar recursos e garantir que todos na organização estejam trabalhando em prol dos mesmos objetivos.

Ele costuma ser dividido em tipos de planejamento estratégico, mas, na verdade, todo o planejamento é somente um, já que as visões de longo prazo é que vão definir as ações de curto prazo.

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Leia também: 7 ferramentas e sistemas de planejamento estratégico para a sua empresa!

Quais são os tipos de planejamento estratégico?

Para saber de forma fácil quais os tipos de planejamento estratégico, basta pensar nos períodos de tempo em que precisamos definir planos de ações na empresa.

No dia a dia, precisamos de ações que são executadas durante a rotina diária ou semanal. Outras que se completam ao longo de meses e – as principais -, relacionadas ao sucesso da empresa como um todo, que definem sua forma de atuação, durante anos.

Em outras palavras: curto, médio e longo prazo!

Por isso, os 3 principais tipos de planejamento estratégico são:

  • O operacional;
  • O tático;
  • E o estratégico.

A seguir, confira os detalhes para entender mais sobre cada um dos tipos de planejamento estratégico:

1- Estratégico

O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos executivos de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.

Definir a direção geral da empresa, estabelecendo missão, visão, valores e objetivos de longo prazo. O planejamento estratégico envolve a análise do ambiente interno e externo da empresa (SWOT) e a definição de estratégias gerais para alcançar os objetivos de longo prazo.

Os envolvidos nele normalmente são a Alta administração, como CEOs, diretores e conselhos de administração.

Dessa forma, a equipe de gestão deve formular objetivos e planos que podem incluir pontos como:

  • Entrada em diferentes segmentos do negócio;
  • Definição sobre aquisição de novos equipamentos;
  • Planos para buscar investidores no mercado;
  • Criar um novo produto.

Algumas das ferramentas de planejamento mais usadas ao se elaborar o planejamento estratégico são a análise SWOT, a Matriz de Porter e a Matriz de Ansoff.

Veja mais sobre 5 Forças de Porter acompanhando este vídeo de nosso canal do YouTube:

Para que serve o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico, dentre os tipos de planejamento estratégico, tem um objetivo muito claro, que é definir como sua empresa atingirá seus objetivos de forma lucrativa e sustentável. A pergunta mais importante para responder nessa etapa é:

Como você espera que a sua empresa esteja daqui há 10 anos?

Por isso, defina metas de longo prazo, mas seja sempre específico. Estabeleça também marcos para determinados objetivos e para quando alcançar as metas.

Analise o que impulsiona seu negócio atualmente e, em seguida, estabeleça um cronograma de revisão das suas metas para continuar sempre no caminho certo.

2- Planejamento tático – ou gerencial

Quando pensamos nos tipos de planejamento estratégico, precisamos ir além do campo estratégico, que é bem mais abrangente.

É por isso que precisamos de um modelo de planejamento que funcione a médio prazo. E esse papel cabe ao planejamento tático.

Seu objetivo é traduzir os objetivos e estratégias definidos no planejamento estratégico em planos mais concretos e detalhados. O planejamento tático envolve a definição de metas, políticas e procedimentos para cada departamento ou unidade de negócio, alinhando-os com a estratégia global da empresa.

Pense assim: o planejamento estratégico tem metas gerais do negócio. A partir delas, o planejamento tático definirá metas para cada área da empresa.

Assim, existe um planejamento tático de marketing, de vendas, de RH, financeiro etc.

Ele deve incluir táticas que a organização planeja usar para alcançar o que está delineado no plano estratégico. Muitas vezes, o escopo de médio prazo é inferior a um ano e divide o plano estratégico em partes práticas.

Aqui a pergunta mais importante para responder é:

Como a organização fará algo esse ano para cumprir com a missão da empresa?

Para que serve o planejamento tático?

Se o planejamento estratégico é direcionado a criar esse plano mais global da empresa, agora o planejamento tático se propõe a elaborar um plano de ataque a médio prazo.

3- Planejamento operacional

Os planos operacionais são relacionados a como as coisas precisam acontecer no dia a dia. Ou seja, na tomada de decisões e ações práticas da operação da empresa.

Seu objetivo é implementar os planos táticos em nível operacional, detalhando tarefas específicas, padrões, procedimentos e orçamentos necessários para a execução diária. O planejamento operacional visa garantir a eficiência e eficácia das operações cotidianas e a realização de tarefas específicas e metas de curto prazo.

Fica claro, então, que esse tipo de planejamento geralmente descreve o que acontece no curto prazo. Está muito ligado a gestão de processos organizacionais.

Isso significa que eles são criados para eventos e atividades bem definidas e incluem políticas para abordar problemas específicos. É o verdadeiro passo a passo para a realização das operações diárias da empresa.

Para que serve o planejamento operacional?

Diferentemente dos outros tipos de planejamento estratégico, o planejamento operacional tem o foco muito direcionado em colocar tudo que foi pensado em movimento.

Este é o momento de fazer, acompanhar e analisar os números para ajudar a gerenciar tudo que se deseja colocar em prática.

Quer ver um resumo de tudo que dissemos sobre os tipos de planejamento estratégico? Então, dê uma olhada neste infográfico:

tipos de planejamento estratégico
Fonte: Treasy

Como executar um planejamento estratégico de alto nível?

A tecnologia é a maior aliada nos mais diferentes tipos de planejamento estratégico de alta performance. Contar com um software de gestão de projetos é o melhor caminho para visualizar todo o cenário, gerenciando seu portfólio e monitorando de perto o progresso das ações.

Esse sistema de gestão empresarial possibilita não apenas criar um planejamento completo e realista, mas também centralizar todos os resultados em um só local, conectando indicadores de desempenho para tornar a tomada de decisão mais certeira.

E a melhor opção do mercado para quem deseja aprimorar sua gestão é o software STRATWs One. Robusto e com funcionalidades valiosas, ele é simples e fácil de usar. Assim, é possível planejar, gerenciar as ações e engajar o time com 100% de foco nos resultados.

A ferramenta auxilia líderes e liderados a desenvolverem planos de ação que sejam eficazes dentro das organizações, compondo funções, como:

  • usar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • focar na busca dos resultados;
  • usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • gerenciar riscos e analisar cenários;
  • encontrar oportunidades de melhoria;
  • aumentar a produtividade
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