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Você ainda não sabe o que são vendas personalizadas?

Você ainda não sabe o que são vendas personalizadas?

Publicação : 24/11/2021

Por Tayrane Corrêa

8 min

vendas personalizadas
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Se não sabe, vai descobrir agora! As vendas personalizadas são, basicamente, cuidados que os vendedores têm em identificar o perfil do comprador e direcionar o melhor produto de forma assertiva.

Ou seja, esse m√©todo n√£o √© ‚Äútentativa e erro‚ÄĚ, j√° que existe informa√ß√£o suficiente para saber o que o cliente gosta e precisa naquele momento. Mas o que significa oferecer um atendimento personalizado e como conseguir essas informa√ß√Ķes t√£o importantes? Continue nos acompanhando para saber.

Como realizar vendas personalizadas?

Não basta chamar pelo nome e saber a data de aniversário. A venda personalizada é muito mais que isso e exige sensibilidade e dedicação por parte do gestor do e-commerce.

O consumidor 4.0 é, acima de tudo, exigente e impaciente. Quanto mais rápido e assertivo for o atendimento, melhor é a experiência do cliente. Por isso, apostar nas vendas personalizadas é garantir um bom atendimento e, quem sabe, fidelizar.

O que significa oferecer um atendimento personalizado?

O atendimento personalizado √© a base da venda e est√° pautado na necessidade de descobrir quais as dores do consumidor e adequar as solu√ß√Ķes de acordo com a situa√ß√£o.

Ao se fazer isso, o consumidor percebe que um vínculo entre ele e a loja está se estabelecendo, afinal, não é qualquer e-commerce que faz isso. A possibilidade de fidelizar e agradar esse cliente é grande, assim como a de ele indicar os serviços e produtos para amigos e conhecidos.

Como fazer uma venda personalizada?

Informa√ß√£o √© fundamental. Para isso, √© preciso adotar algumas estrat√©gias e fazer um esfor√ßo adicional. Voc√™ sabe como levantar as informa√ß√Ķes dos clientes?

Desenvolva o perfil do seu p√ļblico

Quem compra na sua empresa? Qual a idade e sua localiza√ß√£o? Quais os costumes e h√°bitos? Essas informa√ß√Ķes voc√™ consegue em ferramentas de inbound marketing e no pr√≥prio site do e-commerce.

Levante esses dados e, principalmente, mantenha esse histórico salvo.

Saiba o hist√≥rico de compras e de h√°bitos 

Esse tamb√©m √© um passo importante para quem quer fazer uma venda personalizada. Manter o hist√≥rico de compras salvo proporciona a oportunidade de oferecer produtos similares e encurtar o processo da pr√≥xima venda. 

Outro fator relevante √© saber o que foi adicionado e retirado do carrinho de compras. Com essa base de dados, voc√™ pode tanto oferecer produtos parecidos como  mostrar quando os itens estiverem em promo√ß√£o.

O histórico de hábitos é notado por meio de compras recorrentes. Essa é uma ótima oportunidade de oferecer vantagens como brindes e descontos.

Alimente seus clientes

Quem não é visto não é lembrado, diz o ditado popular. Envie e-mail marketing, SMS e mensagens por aplicativo. Faça o seu cliente se sentir importante com ofertas de produtos e serviços que combinem com ele.

Evite aquelas mensagens em massa que s√≥ mudam o nome de quem recebe. O consumidor percebe a ‚Äúpregui√ßa‚ÄĚ e desconsidera o que chega, afinal, n√£o foi feito para ele. 

Abuse do Customer Centric

Customer Centric nada mais é do que uma cultura organizacional que coloca a experiência do cliente em primeiro lugar. E isso é feito desde a primeira abordagem ou contato até a pós-venda. A personalização no atendimento é fundamental para o sucesso dessa prática.

Além disso, o modelo Customer Centric se mostra bastante eficaz para e-commerces e marketplaces, nos quais a volatilidade das compras é grande. Assim como as pessoas compram por impulso, elas também desistem no primeiro obstáculo.

Portanto, garantir uma boa experiência pode salvar a sua venda.

Meça o sucesso das vendas personalizadas

Existem no mercado in√ļmeras ferramentas de obten√ß√£o e an√°lise de m√©tricas para seu neg√≥cio. Dessa forma, √© poss√≠vel analisar o grau de import√Ęncia de determinada a√ß√£o ou o que precisa ser melhorado.

Como fidelizar o cliente com vendas personalizadas?

Como j√° dissemos, o consumidor 4.0 √© exigente e tem postura ativa. Al√©m disso, costumam estar atentos √†s informa√ß√Ķes de outros usu√°rios, como coment√°rios e avalia√ß√Ķes. N√£o √© incomum que busquem no Reclame Aqui o hist√≥rico da empresa antes de efetuar uma compra.

Esse tipo de cliente √© passional e gosta de se envolver com marcas e lojas. Tem satisfa√ß√£o em fazer parte do processo, opinar e dar sugest√Ķes. Sendo assim, permita que ele consiga conversar com a loja pela fonte que desejar: redes sociais, e-mail, mensagens ou chat.

Também não se pode deixar de lado a empatia, já que prezam por atendimento humanizado. Ter uma equipe bem treinada e preparada para qualquer tipo de atendimento pode evitar dores de cabeça desnecessárias.

Outro fator crucial para agradar e fidelizar esse cliente é a rapidez nos processos, tanto de compra quanto de atendimento. Quanto mais conseguir encurtar esse caminho entre o surgimento do desejo e a realização, melhor.

Além disso, as políticas de devolução e troca são muito importantes para que uma venda personalizada ocorra. E-commerces que possuem uma política de troca amigável tendem a garantir a venda, já que o cliente sente segurança em efetuar a compra.

Por √ļltimo, e n√£o menos importante, temos a log√≠stica de entrega. Todos desejam frete gr√°tis e entrega em 24 horas, mas nem sempre √© poss√≠vel oferecer tal benef√≠cio. Por isso, pense em estrat√©gias de como agradar esse cliente que pagou um frete mais caro ou precisou esperar um pouco mais para receber o pedido.

Vantagens exclusivas s√£o importantes para vendas personalizadas

Nós já mencionamos aqui sobre vantagens exclusivas, mas esse tema merece um tópico próprio. As vantagens podem ir desde desconto em compras recorrentes até mesmo frete grátis na próxima compra.

Ao ser agraciado com uma vantagem que, a princ√≠pio, √© s√≥ dele, o cliente desenvolve um senso de import√Ęncia que o move a continuar comprando e indicando. Ou seja, por menor que seja essa vantagem, o consumidor provavelmente vai gostar e desenvolver uma conex√£o maior com a loja.

Este texto foi criado pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Temos ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. O olist já tem milhares de lojas parceiras no Brasil e em mais de 180 países.

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