Gestão de Equipe

Quer manter os seus colaboradores motivados? Saiba por que implementar a gestão de talentos

Quer manter os seus colaboradores motivados? Saiba por que implementar a gestão de talentos

Publicação : 18/10/2021

Por Viviane Rodrigues

8 min

Por que implementar a gestão de talentos
Por que implementar a gestão de talentos

Você já parou para pensar na importância que os bons profissionais podem ter no crescimento da sua empresa? Investir em processos que ajudem a equipe de Recursos Humanos a identificá-los pode ser complexo, mas essa é uma mudança com potencial de gerar um grande impacto na sua corporação.

Descubra por que implementar a gestão de talentos pode determinar o sucesso do seu negócio e gerar um fortalecimento da marca perante o mercado. Boa leitura!

O que é porque a gestão de talentos é importante para o seu negócio?

O primeiro passo para entender por que implementar a gestão de talentos é saber o que é esse método de gerenciamento e porque ele é importante para o seu negócio.

A gestão de talentos é uma metodologia empregada no setor de RH, que identifica, atrai e retém talentos visando sua melhor performance, logo melhorando o crescimento de toda a empresa também.

Entre as principais vantagens e objetivos do desenvolvimento de talentos estão:

A importância do desenvolvimento de talentos se dá a partir de uma gestão que considera os profissionais e suas aptidões, ao invés de somente olhar para os processos a serem realizados. Isso eleva o nível técnico, assim como a competitividade da empresa diante à concorrência.

Como surgiu a gestão de talentos

Para compreender melhor quais os benefícios de desenvolver talentos na empresa, vamos lembrar como surgiu a gestão de talentos. 

Até o final do século XX o setor de RH das empresas era encarregado de resolver questões burocráticas, como organizar a distribuição de cargas e salários e organizar a empresa perante as questões trabalhistas, como férias e desligamentos e realizar recrutamentos.

Porém, com o passar dos anos foi notada a importância de tratar os colaboradores como parte fundamental da empresa, não como meros realizadores de funções. Surgiu então o RH do futuro, que engloba a gestão de talentos.

A gestão de talentos incluiu ao RH as tarefas de gerir o desempenho e a aprendizagem dos colaboradores, o desenvolvimento dos profissionais dentro da empresa e a aplicação de estratégias para manter a equipe motivada

Como funciona a gestão de talentos

Agora que você já sabe por que implementar a gestão de talentos e como essa prática surgiu, confira alguns passos que formam essa metodologia que tem o crescimento e a expansão da empresa como meta.

Identificação do talento necessário

A primeira etapa para colocar a gestão de talentos em prática dentro do seu negócio é identificar quais peças são fundamentais para a sua empresa. A partir da análise de todos os processos que compõem cada setor, você deverá aliar competências e gestão de talentos.

É importante que esse passo não seja feito somente uma vez, devido à constante evolução do mercado. Se surgem novas demandas, devem surgir também novos cargos. 

Um exemplo é a mudança que o marketing vem passando nos últimos anos. Dependendo da forma de atuação do seu empreendimento, novos talentos antes desnecessários podem ser recrutados para cuidar de especificidades como a gestão de tráfego pago e de mídias sociais.

Em muitos casos, os talentos podem estar dentro da empresa. Para descobrir esses profissionais, uma gestão de pessoas por competências deve ser empregada, dividindo os colaboradores não somente por cargos, mas também por habilidades. Essa ação aumenta a área de atuação dos profissionais e lhes oferece maior autonomia para colaborar com diversas áreas.

Avaliação de desempenho

Com os talentos já identificados, faz parte da gestão desses profissionais a realização constante de avaliações de seu desempenho. Isso permite que possíveis problemas possam ser identificados, como um colaborador que apresenta uma queda de rendimento por conta de um problema pessoal ou um profissional que não se sente valorizado.

Lembre-se de que a implementação da gestão de talentos está ligada a humanização das relações de trabalho, cuja ideia é manter o profissional o mais satisfeito possível. Com um estímulo para mantê-lo em contínuo aprendizado, ele poderá aplicar essa satisfação e novas habilidades dentro da empresa.

Uma excelente maneira de apresentar essas avaliações aos colaboradores é com feedbacks recorrentes, que apresentam os pontos positivos e os que podem ser melhorados no trabalho do profissional.

Investimento na educação dentro da empresa

Um dos pilares da implementação da gestão de talentos é a evolução constante dos profissionais. Para que isso ocorra, cursos e treinamentos devem ser oferecidos considerando as necessidades particulares do colaborador.

Com o desenvolvimento tecnológico, a empresa pode facilmente direcionar cursos online relacionados às aptidões a serem desenvolvidas e treinadas por cada pessoa.

Mantendo os colaboradores motivados

Um profissional que sabe do seu potencial e do valor do seu talento deve permanecer constantemente motivado. Caso contrário, ele poderá procurar sua satisfação em outras empresas.

Dentre as melhores alternativas para manter essa motivação, estão as remunerações financeiras e profissionais. A apresentação de um plano de carreira também é fundamental para que o colaborador atinja as suas metas.

Outro fator que influencia na motivação é o ambiente de trabalho. Alguns talentos produzirão melhor em home office, enquanto outros necessitam do ambiente do escritório. É papel da empresa deixar o profissional mais à vontade.

Grandes empresas do Vale do Silício e startups, que possuem uma forma de trabalho moderna e antenada ao público jovem, mantém os seus colaboradores motivados com ações que os tiram da rotina. 

Entre elas estão a escolha de um dia da semana onde os profissionais podem trabalhar de pijama e até a realização de festas temáticas mensais no próprio ambiente da empresa.

Coloque em prática a gestão de talentos a partir de um software que vai atender todas as suas necessidades

Se você ainda tem dúvidas sobre por que implementar a gestão de talentos, considere como você gostaria de ser tratado dentro de um ambiente de trabalho. Colaboradores valorizados, com autonomia e decididos a aprender mais podem garantir resultados extraordinários para sua empresa. Saia na frente dos seus concorrentes.

Depois coloque em prática as melhores práticas de gestão. E para organizar as informações de todos os setores da empresa, inclusive do RH, contar com um software de gestão capaz de unificar todos os dados é crucial, permitindo que a tomada de decisão aconteça de maneira assertiva e otimizada. Conheça o STRATWs One e mude o patamar da sua empresa.

Um comentário

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *